Famalicão: Frutivinhos inaugura novas instalações no dia 12 de abril

A Frutivinhos – Adega Cooperativa de Vila Nova de Famalicão, a comemorar 65 anos, inaugura as novas instalações, no dia 12 de abril, às 18h30. O espaço situa-se na Rua D. Sancho I, nº 750. A inauguração conta com a presença do presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, outros convidados e outras entidades.

A nova sede foi edificada num terreno de 1418 m2, cedido pela Câmara Municipal. A área de construção ronda os 600 m2 e inclui vários espaços: uma loja, aberta ao público, para venda dos vinhos da cooperativa, bem como produtos de parceiros locais, uma zona de degustação e prova de vinhos, uma sala de formação e pequeno auditório, gabinetes, um armazém para acondicionamento dos produtos e zona de cargas e descargas.

A Frutivinhos é uma cooperativa sem fins lucrativos famalicense, constituída em 1960, que tem como objetivo a transformação, conservação e venda de produtos agrícolas provenientes dos seus cooperadores.

2 Comments

Deixe um comentário

Famalicão: Radar móvel esta quarta e sexta-feira, na N14

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

Na manhã desta quarta-feira há radar móvel na estrada nacional 14, em Famalicão, entre as 09h00 e as 11h00.

De acordo com a planificação divulgada pela PSP, a ação volta a repetir-se esta semana, na sexta-feira, também na N14, entre as 16h00 e as 18h00.

Famalicão em vantagem sobre o Benfica na Taça Revelação

No jogo da primeira mão das meias-finais da Taça Revelação, o FC Famalicão venceu, 2-0, o Benfica. Na partida disputada esta terça-feira no Estádio Municipal, os golos famalicenses foram apontados por Rodrigo Ribeiro, aos 78 minutos, e por Martim Almeida, aos 86.

É com esta vantagem de dois golos que a equipa de Rui Tomé vai jogar, no próximo sábado, no reduto do Benfica.

O vencedor desta eliminatória irá defrontar ou o Torreense, o campeão nacional sub-23, ou o Gil Vicente.

Famalicão: Mouquim ganha Academia Sénior

Mouquim já tem Academia Sénior. Foi apresentada no passado sábado, dia 17 de maio, integrada na Mostra Comunitária da Freguesia.

O projeto das Academias Seniores tem sido implementado ao longo dos últimos três anos pelo município de Famalicão e esta é já a 16.ª a ser formalizada.

O objetivo é a promoção do envelhecimento ativo e o combate à exclusão social e isolamento dos idosos famalicenses. Por isso, a Rede de Academias Seniores de Famalicão tem como objetivo atuar de forma descentralizada nas diversas comunidades, na constituição e promoção das atividades e programas promotores de envelhecimento ativo, sustentável e saudável. «Queremos os nossos seniores ativos e felizes e é, por isso, com grande satisfação que assisto ao surgimento de mais uma Academia», referiu Mário Passos, na apresentação da Academia Sénior de Mouquim que decorreu sábado.

Recorde-se que, em 2024, o Município de Famalicão foi reconhecido pelas suas políticas públicas direcionadas às pessoas seniores, com a integração na Rede Global da Organização Mundial de Saúde (OMS) de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas.

Futebol Feminino: Famalicão recebe o Rio Ave na primeira mão do play-off de manutenção

Este domingo, a equipa feminina do FC Famalicão recebe o Rio Ave, um jogo da primeira mão do play-off de manutenção, a disputar no campo nº 2 do Estádio Municipal, a partir das 14h00.

Depois de uma fase final em que conseguiu ultrapassar o Estoril e evitar a despromoção, o FC Famalicão parte com o objetivo de lutar pela última vaga na Liga BPI.

A partida tem entrada gratuita para os sócios do FC Famalicão.

Famalicão com a quarta menor taxa de abstenção do país

Famalicão foi o concelho com a abstenção mais baixa do distrito de Braga e a quarta melhor a nível nacional. Em Famalicão, votaram 72,37% das pessoas (87.755 dos 121.257 inscritos), o que corresponde a uma abstenção de 27,63%.

Braga foi, também, o distrito que registou a mais baixa taxa de abstenção do país, com 30,29%. No país não foram às urnas 35,62% dos portugueses inscritos.

Face a esta taxa de votação, o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, dá os «parabéns pelo exemplo de cidadania e obrigado a todos quantos contribuíram para que o processo eleitoral decorresse de forma tranquila».

Famalicão: Paulo Cunha espera que a oposição contribua para a estabilidade política

A Comissão Política Distrital do PSD de Braga, liderada pelo famalicense Paulo Cunha, afirma que a AD sai reforçada deste ato eleitoral e espera, agora, que os partidos da oposição «saibam interpretar, com sentido democrático, a vontade expressa pelos portugueses e contribuam para a estabilidade do país, permitindo que o governo da AD execute as suas políticas e cumpra o mandato que recebeu nas urnas».

Em comunicado, a Comissão Política Distrital do PSD diz que os resultados representam um «reforço claro da confiança dos cidadãos na governação da AD ao longo de pouco mais de 11 meses». Para o PSD de Braga, «o país reconheceu o trabalho feito e premiou o nosso percurso com mais votos e mais mandatos». Deixa também críticas à oposição, ao afirmar que «ficou evidente a censura popular à tentativa injustificável da oposição de interromper, por via artificial, a legitimidade de um governo democraticamente eleito, precipitando o país para eleições antecipadas»

A direção do PSD Braga agradece a participação da população nestas eleições, de tal forma que «a expressiva participação eleitoral é sinal de um país atento, exigente e comprometido com o seu futuro». Agradece, também, a todos quantos se envolveram na campanha, desde o cabeça de lista Hugo Soares; ao diretor de campanha, Jorge Costa; à JSD; a todos os elementos da lista, aos autarcas e outros dirigentes políticos.