Famalicão: Homem morre em acidente de trabalho na freguesia de Pousada de Saramagos

Um homem de 52 anos faleceu, na tarde desta segunda feira, depois de cair de um telhado, na Avenida da Riopele, freguesia de Pousada de Saramagos, no que se julga ter sido um acidente de trabalho.

Ao que a Cidade Hoje apurou, o alerta para esta situação foi dado aos Bombeiros Famalicenses por volta das 17h30, sendo que para o local também foi acionada a VMER de Guimarães.

Apesar dos esforços por parte das equipa de socorro, o óbito foi declarado no local.

A vítima é natural de Guimarães.

32 Comments

  1. Todos os dias temos notícias desagradáveis
    Sentimentos à família
    Paz à sua alma descanse em paz 🙏

Deixe um comentário

Famalicão: Mercado Páscoa Doce, concerto da Banda, bênção de ramos e Cortejo Bíblico

Prossegue, este fim de semana, a quarta edição do Mercado Páscoa Doce, instalado na Alameda D. Maria II, entre as 10 e as 20 horas. Este certame congrega, ainda, a terceira edição do concurso Doce de Páscoa, cujo vencedor será conhecido às 18 horas deste sábado, na Praça-Mercado que, no sábado, às 16 horas, recebe o showcooking “A Cozinha da Tia Cátia”.

Ainda do programa da Semana Santa, na noite desta sexta-feira, na Matriz Antiga, às 21h30, decorre a Via-Sacra Jovem. Na noite de sábado, às 21h30, a Nova Matriz, é palco do concerto da Banda de Famalicão, com a direção de Armando Teixeira.

No domingo, às 10 horas, na Praça 9 de Abril, decorre a bênção e procissão de ramos até à Nova Matriz onde, às 11 horas, é celebrada a Eucaristia da Paixão. Na tarde deste dia, a partir das 15h30, do salão paroquial até à Praça 9 de Abril decorre a quarta edição do Cortejo Bíblico Páscoa Hebraica.

Famalicão: Autocarro avaria e congestiona trânsito no centro da cidade

Há constrangimentos na circulação automóvel, na Avenida Marechal Humberto Delgado, no centro de Famalicão.

A avaria de um autocarro está a condicionar o trânsito no sentido norte-sul.

A situação ocorreu cerca das 17h00 e no local já se encontram as equipas que estarão responsáveis pela remoção do veículo.

 

Famalicão: Iniciativa Liberal coloca três na lista por Braga

A Iniciativa Liberal de Famalicão coloca três militantes na lista à Assembleia da República pelo Círculo de Braga. Sandra Lobo, professora, vai em quinto lugar; José Eduardo Carneiro, médico e empresário, em décimo primeiro; seguido de Sofia Gomes, que é médica. Este círculo eleitoral é encabeçado por Rui Rocha, líder da Iniciativa Liberal e deputado eleito pelo distrito de Braga.

Paulo Ricardo Lopes, líder da IL Famalicão, considera importante «que estas eleições sejam um marco para a afirmação da Iniciativa Liberal, garantindo aos portugueses uma oportunidade de lutar por um Portugal diferente, com menos impostos e mais crescimento económico». O dirigente, que não integra as listas por estar «concentrado na candidatura» à Câmara Municipal de Famalicão, pede que a campanha decorra «com elevação, evitando-se o ataque pessoal e a falta de respeito», como a manifestada, acrescenta, «por Diogo Barros (representante do Bloco de Esquerda em Famalicão) nas suas redes sociais após a apresentação do plano de privatizações da Iniciativa Liberal».

Famalicão: Lions Clube entrega cama em Bairro, cadeiras e fraldas à Cuidar Maior

O Lions Clube, em mais uma ação de auxílio a quem precisa, entregou nos últimos dias uma cama articulada elétrica a um utente sinalizado em Bairro, e uma cadeira de rodas, uma cadeira sanitária, 3 embalagens de fraldas descartáveis e uma embalagem de toalhas descartáveis à Cuidar Maior, de Requião.

A disponibilização destes apoios técnicos resulta de pedidos, na sequência de carências identificadas.

Estes donativos, acontecem pela parceria de longos anos estabelecida entre o Lions Clube de Vila Nova de Famalicão e o Lions Clube de Roissy Pays de France.

 

Famalicão: PS propõe alteração do horário de cargas e descargas no Mercado

Na reunião de Câmara desta quinta-feira, o vereador do Partido Socialista de Famalicão, Paulo Folhadela, interpelou o presidente da Câmara Municipal sobre os horários das operações de carga e descarga no Mercado Municipal, dando conta do descontentamento de alguns comerciantes.

O PS adianta que os comerciantes apontam como horários mais adequados dois períodos distintos: entre as 06h00 e as 10h00 da manhã e, posteriormente, entre as 12h30 e as 14h00.

Sobre alterações aos horários das cargas e descargas no Mercado Municipal, o PS defende estudo prévio e suporte técnico antes da Câmara proceder às mesmas. Considera, ainda, ser necessário uma visão integrada do Mercado Municipal, considerando-o um equipamento âncora na malha urbana central. Assim, entende que o horário de funcionamento e, sobretudo, o de abastecimento deve «enquadrar-se num plano mais amplo de regulação do trânsito e da logística na zona central da cidade».

Segundo o vereador Paulo Folhadela, «as decisões estão a ser tomadas sem critério, sem ouvir os principais interessados e sem estudos que sustentem as alterações implementadas. Tudo parece depender apenas da vontade de uma pessoa: Mário Passos», afirmou.

Câmara pondera alguns ajustes

O presidente da Câmara, Mário Passos, e o vereador dos Mercados e Feiras, Ricardo Mendes, sublinharam que têm que existir regras para as cargas e descargas, como acontece em todas as cidades, em respeito pelos comerciantes e pelos utentes que acedem ao Mercado. Adiantando que é impraticável estar aberto tantas horas por dia. No entanto, o presidente da Câmara promete analisar e, eventualmente, fazer ajustes.

Famalicão: Rosquinhas e tremoços em Joane

O Grupo Etnográfico Rusga de Joane vai colocar, no Largo 3 de Julho (antigo campo da feira), na Quinta-feira Santa, 17 de abril, a tradicional banca de rosquinhas e tremoços. Trata-se de um costume exclusivamente joanense, vivido apenas neste dia. Este mercado tradicional, abre a partir das 7h30 e decorre durante todo o dia.

Esta tradição remonta ao final do século XIX quando na Quinta-feira Santa as rosquinhas e os tremoços eram obrigatórios nas casas dos joanenses e são longínquos os tempos em que o Largo 3 de Julho ficava cheio de bancas nesse dia. Esta iniciativa parecia perder-se no tempo, mas desde 2016, a Rusga de Joane revitalizou-a e manteve-a viva no seio da comunidade, na defesa «da valorização da identidade cultural e local da vila»