Famalicão: HumanitAVE forma os seus voluntários em suporte básico de vida com DAE

A HumanitAVE, associação de emergência humanitária com sede na freguesia de Pedome, em Vila Nova de Famalicão, proporcionou uma manhã de formação aos seus voluntários, em suporte básico de vida adulto com DAE.

Esta foi uma iniciativa que decorreu na escola de Pedome, tendo contado com o apoio dos B.V. de Barcelinhos que disponibilizou os formadores.

O Suporte Básico de Vida (SBV) é um conjunto de procedimentos que tem como objetivo a recuperação da vida de uma vítima de paragem cardiorrespiratória (PCR), até à chegada de ajuda especializada.

O SBV pode prevenir lesões dos órgãos vitais, como o cérebro e coração, aumentando a probabilidade de sobrevivência com qualidade de vida.

Famalicão: PSP esconde radar na N14 esta terça e quinta-feira

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

A Polícia de Segurança Pública realiza, esta terça e quinta-feira, operações de controle de velocidade, na estrada nacional 14, em Gavião, Famalicão.

As ações decorrem na Avenida Santiago de Gavião, na terça-feira, a partir das 14h30, e na quinta-feira, a partir das 09h00.

 

Presidenciais 2026: Apesar de estarem nos boletins, votar nestes candidatos não conta

Embora apareçam nos boletins de voto das eleições Presidenciais deste domingo, três candidaturas foram rejeitadas.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) esclareceu que os votos em José António de Jesus Cardoso, Joana Beatriz Nunes Vicente Amaral Dias Terrinca e Luís Ricardo Moreira de Sousa serão considerados nulos e não contarão para os resultados.

A CNE explica que o erro da impressão dos boletins está relacionado com os tempos de produção dos folhetos face ao início do processo do voto antecipado.

Apoio à natalidade: Vermoim atribui cinco vales de 400 euros

A Junta de Freguesia de Vermoim voltou a apoiar a natalidade com a atribuição de cinco novos vales, cada um no valor de 400 euros, destinados a famílias que recentemente receberam um novo membro.

Santiago, Caleb, Duarte, Rodrigo e Tomás foram os bebés contemplados nesta iniciativa, tendo a autarquia deixado uma palavra de boas-vindas e os melhores votos às novas famílias que passam a integrar a comunidade local.

A ação contou, uma vez mais, com a colaboração de parceiros da freguesia. A Clínica Himese ofereceu um voucher para a primeira consulta de Pediatria, enquanto a Bebé no Peito – Assessoria de Amamentação disponibilizou um voucher para a primeira consulta de amamentação.

Esta medida insere-se na estratégia da Junta de Freguesia de Vermoim de incentivo à natalidade e de apoio às famílias.

Têxtil Pamtex fecha portas em Famalicão: Shein e Temu apontadas como uma das responsáveis

A Pamtex Empresa Têxtil, com sede em Cavalões, concelho de Vila Nova de Famalicão, foi declarada insolvente com dívidas de 2,231 milhões de euros. O encerramento da empresa deixou 25 trabalhadores no desemprego. A informação foi avançada esta sexta-feira pelo Jornal de Negócios, após acesso ao relatório do administrador de insolvência.

A Pamtex foi constituída em março de 2019 pelo empresário barcelense André Amaral e dedicou-se à confeção de peças de vestuário. No arranque da atividade, a empresa assumiu a exploração de uma estrutura já existente através de um contrato com a Pincoltêxteis – Confeções. Nesse processo, integraram a nova sociedade todos os trabalhadores dessa empresa e parte do efetivo da Scorecode – Têxteis.

Segundo o relatório, a pandemia de covid-19 provocou uma quebra acentuada no volume de encomendas e obrigou a empresa a operar com margens muito reduzidas. Em 2022, a invasão da Ucrânia pela Rússia agravou o cenário, com aumentos expressivos nos custos de energia e transportes. O documento refere ainda que as sucessivas subidas do salário mínimo nacional fizeram crescer os custos de produção, sem que fosse possível refletir esse aumento nos preços praticados junto dos clientes.

Apesar de uma injeção financeira de 400 mil euros por parte da sócia Têxtil André Amaral, localizada em Barcelos, todas as tentativas para manter a atividade falharam e a empresa ficou sem acesso a crédito bancário. O tribunal decretou a insolvência no verão passado e o administrador de insolvência procedeu ao despedimento dos 25 trabalhadores.

Os únicos bens existentes, compostos por peças e rolos de malhas, foram colocados em leilão eletrónico por 64 mil euros, mas o processo terminou sem qualquer proposta de compra. Do total das dívidas, 494 mil euros correspondem a valores em falta à Segurança Social e cerca de 48 mil euros dizem respeito ao Fisco.

No relatório de insolvência surge também uma explicação para as dificuldades do setor. O documento responsabiliza de forma direta o impacto das plataformas digitais Temu e Shein na crise do têxtil, por comercializarem produtos a preços impossíveis de acompanhar no mercado nacional.

 

Famalicão: Carro entra em despiste e derruba poste de iluminação na freguesia de Calendário

O início de dia em Calendário ficou marcado por um despiste automóvel, ocorrido cerca das 05h45, na Rua Alberto Sampaio, a poucos metros do posto de combustível.

Por razões ainda desconhecidas, um veículo entrou em despiste e só foi travado por um poste de iluminação pública, que acabou derrubado.

Não há informação da existência de feridos em resultado deste acidente, apenas danos materiais.

Preço dos combustíveis aumenta até 2,5 cêntimos na próxima semana

A próxima semana começa com uma atualização no preço dos combustíveis. De acordo com a imprensa especializada, gasolina e gasóleo devem ficar mais caros.

A subida de preço mais acentuada é no gasóleo que pode aumentar até 2,5 cêntimos por litro, já a gasolina, apenas 1 cêntimo.