Famalicão: Incêndio em poste de iluminação no Parque da Devesa

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram acionados, ao final da tarde desta quinta-feira, para um situação de incêndio no Parque da Devesa, em Famalicão.

As chamas deflagraram na instalação elétrica que fazia parte de um poste de iluminação púbica.

O alerta foi dado por pessoas que passavam no local e a situação foi prontamente resolvida.

Por precaução, e de forma temporária, parte do parque ficou sem iluminação.

Deixe um comentário

Famalicão: Abertas inscrições para o Campeonato Concelhio de BTT

Já abriram as inscrições para a sexta edição do Campeonato Concelhio de BTT, prova que engloba seis provas entre março e setembro deste ano, organizadas por várias associações desportivas.

O Campeonato – 3 Horas de Resistência começa a 28 de março, em Brufe, em maio, no dia 16, é em Cruz e em junho, no dia 6, em Avidos.

No dia 18 de julho, realiza-se a quarta prova, em Joane. As duas últimas etapas deste campeonato concelhio são em setembro. No dia 5, em Vermoim e, a terminar, no dia 20, em Gavião

Tudo sobre este campeonato em www.campeonato3horasresistencia.pt

Famalicão: GD Joane estreia nova equipa técnica em Vieira do Minho

Os campeonatos da Associação de Futebol Braga regressam este fim de semana. Na prova principal – pró nacional – joga-se a décima oitava jornada. O Joane joga no domingo, às 16 horas, em casa do Vieira. Este encontro é a estreia de André Brito no comando técnico da equipa joanense. A Oliveirense recebe, este sábado, às 18h30, o Prado.

Na classificação, o Joane é quinto com 30 pontos, enquanto que a Oliveirense é décima quinta, com 17 pontos.

Na divisão de honra, série B, disputa-se a décima quarta jornada que reserva o dérbi entre o Operário (19 pontos) e o Bairro (13 pontos), às 15 horas de domingo.

Na série D da 1.ª divisão joga-se a ronda 11, com as seguintes partidas: Serzedelo-Calendário, Ribeirão-Fradelos, Ronfe-Delães, Louro-Carreira, Ruivanense-Lousado, Airão-Mouquim e S. Cosme-Gondifelos. A série é liderada pelo Serzedelo, seguido do S. Cosme, ambos com 25 pontos.

Famalicão: Concurso para construção do novo estádio sem interessados

O Concurso Público Internacional para a conceção, construção e exploração do Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão – Complexo Desportivo e Empresarial ficou vazio, quer dizer que não foi apresentada qualquer proposta.

O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, irá, em breve, pronunciar-se sobre as próximas etapas deste processo. Recorde-se que em novembro do ano transato (quando devia ter terminado o concurso), foi prolongado o prazo por mais um mês, até ao final do ano, a pedido de candidatos. Nesta fase, o presidente da Câmara já admitia ter um plano B caso não surgissem interessados. Mas, na altura, não revelou qual seria a alternativa.

O concurso internacional para a construção de um novo estádio, estimado em 24 milhões de euros, foi lançado no início de 2025.

No dia 21 de fevereiro do ano transato, o presidente da Câmara apresentava o projeto do Estádio Municipal de Famalicão – Complexo Desportivo e Empresarial. Mário Passos assegurava que o projeto seria inteiramente privado, ou seja, sem verbas públicas, e que iria dotar o clube de boas condições desportivas, além de dinamizar aquela zona da cidade do ponto de vista comercial e urbanístico.

A estratégia era concessionar os terrenos e a edificação, numa área de 85 mil metros quadrados, onde deveria ficar o estádio com 4 bancadas cobertas e uma lotação de cerca de 10 mil metros quadrados. Permitia áreas comerciais, um espaço multifuncional, com 2400m2, para utilização do município, e parque de estacionamento com 7 mil m2.

A concessão era por um período de 53 anos (3 anos para a construção e 50 para a exploração).

Na altura, o presidente da SAD, Miguel Ribeiro, confessou o seu «otimismo» e «entusiasmo» com o modelo apresentado.

Recorde-se que o atual estádio tem capacidade para cinco mil pessoas. Tem duas bancadas, mas apenas uma coberta. O estádio é municipal, mas está entregue ao FC Famalicão. Nele treina e joga a equipa sénior que é da SAD do FC Famalicão, propriedade da Quantum Pacific.

 

Famalicão: Floresta BTT propõe prova de 140 km

A 2 de maio realiza-se o Floresta Bike Endurance – Abv – A Bloqueira de Vermoim. É a sexta Ultra Maratona, classificada pela organização como uma das mais exigentes e autênticas provas de BTT de resistência em Portugal.

O evento desportivo tem o percurso Crediversos com uma distância de 140 km; e o percurso Maia, Machado & Mais, Lda, com 90 km.

A madrinha da prova é Jéssica Costa e o padrinho Marco Quaresma, duas referências do BTT nacional.

A organização desafia as pessoas a inscreverem-se na ultramaratona mais low-cost de Portugal, em www.eventsmtb.com.

Na primeira fase de inscrição, até 25 de março, custa 17,5 euros; a segunda fase, de 26 de março a 25 de abril, custa 20 euros por pessoa. As inscrições encerram no dia 25 de abril.

Famalicão: Joane visita Esposende na próxima eliminatória da Taça AF Braga

A 17 de janeiro jogam-se os 16 avos de final da Taça AF Braga e o sorteio ditou que o Grupo Desportivo de Joane visita Esposende. Um encontro entre equipas da pró nacional, na qual o Joane soma 30 pontos e é quinto, enquanto que o Esposende é sétimo, com menos dois pontos.

Da ronda passada – 32 avos de final – está por decidir o confronto entre S. Mamede d´Este e os famalicenses da Oliveirense. O vencedor desta eliminatória vai jogar a casa do Gandarela.

Condutor foge após atropelamento grave em Famalicão: GNR e família da vítima procuram informações

O condutor do camião que atropelou um homem de 63 anos, na manhã desta quinta-feira, nas proximidades do Café do Rio, na Avenida da Pousada, em Cruz, Famalicão, fugiu do local do acidente e está agora a ser procurado pelas autoridades.

A vítima sofreu ferimentos graves nos pés após ter sido empurrada pelo pesado contra um muro, contou à Cidade Hoje fonte da família.

Testemunhas referem que o camião tinha reboque com lona branca e letras amarelas, informação que está a ser usada pela GNR nas diligências para chegar ao condutor. Também os familiares da vítima pedem a quem tenha visto o camião ou tenha qualquer informação que ajude a identificar o condutor, que contacte as autoridades.