Famalicão: Joana Carneiro é a nova presidente do Bairro FC

Esta segunda-feira, tomou posse a nova direção do Bairro FC. Joana Carneiro assumiu a presidência, após sete anos de liderança de Manuel Martins.

O ato eleitoral decorreu em finais do mês de junho, com o novo elenco diretivo a assumir funções no dia em que a equipa sénior deu início à preparação para a nova época desportiva, na divisão de honra da AF Braga.

A nova direção vai liderar o clube até 2026.

Numa publicação nas redes sociais, o Bairro FC enaltece o trabalho do presidente cessante. “Neste momento de mudança, fica um agradecimento muito especial a Manuel Martins pela sua dedicação e compromisso ímpar com o nosso clube e pelo trabalho de excelência desenvolvido nestes últimos 7 anos, juntamente com outros elementos da direção, que foi fundamental para o crescimento e desenvolvimento” do Bairro FC.

Deixe um comentário

Famalicão: Segunda-feira negra

Apagão. Segunda-feira, 28 de abril foi um dia negro, apesar do sol e do tempo quente. Uma falha no abastecimento de energia atingiu vários países e afetou por inteiro Portugal. Sem energia, não houve telecomunicações, a água deixou de correr nas torneiras, as caixas dos multibancos estavam em baixo, os semáforos causaram o caos nas estradas, os fogões elétricos não permitiram refeições quentes, os aviões não levantaram, o mesmo aconteceu com os comboios e houve escolas que encerraram.

Tudo começou por volta das 11h30 e, em Famalicão, durou até perto da meia-noite. A energia foi abaixo e o que se pensava que seria por minutos demorou horas. Com o passar do tempo e perante as notícias de que a reposição poderia levar vários horas ou dias, a Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu ao início da tarde, com diversas forças de segurança, bombeiros e outros elementos, e ativou o Plano Municipal de Emergência.

A prioridade, informou o presidente da Câmara, foi a garantia de que as forças de policiais e de segurança, os hospitais, centros de saúde, e instituições sociais dispunham de combustível e energia, através do recurso a geradores, para garantir a segurança e os cuidados à população mais vulnerável.

Mário Passos apelava ainda à população para manter a serenidade. Pedia que reduzisse o consumo de água, porque começava a faltar nas torneiras públicas, mas não era caso para pânico. Contudo, a Cidade Hoje registou uma procura anormal por bombas de gasolina e uma corrida aos supermercados para comprar bens essenciais, sobretudo água, enlatados, papel higiénico e velas. Um kit de sobrevivência que, dizem os especialistas, todos devemos ter em casa.

Duas curiosidades, havia mais pessoas na rua a passear, mesmo à noite e muitas iam aos carros ouvir as notícias. A rádio, a eterna companheira.

As causas ainda estão a ser apuradas, mas o apagão terá começado em Espanha, com quem temos interligação. Há críticas quanto à falta de mais explicações e de alertas da Proteção Civil através de SMS, mas o Governo diz que optou por informar via rádio, porque as telecomunicações estavam em baixo. Haverá tempo para apurar todas as responsabilidades e todos aprendermos com o sucedido.

Esta terça-feira, dia 29 de abril, Portugal voltou à normalidade. Levantar com o despertador, tomar duche quente e beber um café, enfrentar o trânsito, deixar os filhos na escola porque a campainha já toca, seguir para o trabalho e ligar o computador.

Nas fotos publicadas, a luz que emana da Avenida Marechal Humberto Delgado é apenas a dos automóveis e no centro da cidade era possível ver o “perfil” da Fundação Cupertino de Miranda.

Famalicão: Jogo dos sub-23 adiado para quarta-feira

A partida entre o FC Famalicão e o Torreense, que determinará o campeão nacional de sub-23 foi adiada para as 17 horas de quarta-feira, no Estádio Municipal.

O jogo estava marcado para a noite desta terça-feira, mas face aos constrangimentos causados pela interrupção de eletricidade no país, o jogo da última jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação foi adiado.

A entrada é gratuita e os bilhetes já adquiridos continuam a ser válidos, mantendo-se o processo de levantamento na Loja Oficial durante terça e quarta-feira.

Famalicão: Concelho já tem luz e retoma a normalidade

Aos poucos e depois do colapso no abastecimento de energia, que afetou toda a Península Ibérica, Portugal começa a regressar à normalidade.

Em Famalicão, tal como no país, e depois de horas de uma absoluta anormalidade, o que motivou uma reunião de urgência da Comissão Municipal de Proteção Civil, o abastecimento de luz começou a chegar aos poucos a todo o concelho, sendo que por volta das 23 horas, tudo estava praticamente normalizado.

Se a situação se mantiver, as aulas desta terça-feira serão retomadas sem qualquer constrangimento, bem como o sistema de transportes públicos de passageiros. Também o abastecimento de água da rede pública será normalizado durante esta noite e madrugada.

Reposição de energia pode demorar horas

Fonte da EDP, citada pela SIC, diz não haver previsão para a normalização do fornecimento e energia. Aponta mesmo que pode demorar várias horas.

Refere, ainda, que a EDP está a acompanhar os constrangimentos no abastecimento elétrico e a colaborar com as entidades oficiais para que a reposição de energia seja feita o mais rápida possível.

Recorde-se que uma falha de eletricidade afetou esta segunda-feira, pelas 11:30, praticamente todo o país provocando graves problemas nos serviços públicos, empresas, comércio, transportes.

Famalicão: Proteção Civil está reunida de urgência

A Câmara Municipal informa que a Proteção Civil de Famalicão está, desde a primeira hora, no terreno a acompanhar as consequências do apagão geral e a responder às situações mais prementes.
Para já, aconselha o uso racional de água, reduzindo o consumo para o mínimo e essencial.
A Comissão Municipal de Proteção Civil, presidida pelo presidente da autarquia Mário Passos, está reunida de urgência nas instalações da Polícia Municipal.

Este apagão está a afetar serviços públicos, comércio, indústria e as escolas. Para já está confirmada que a escola de Pedome está encerrada.

Famalicão: Proteção Civil reúne para avaliar apagão energético

A Câmara Municipal vai reunir, esta tarde, a Comissão Municipal de Proteção Civil, para avaliar o apagão de energia, os efeitos nos vários serviços e como mitigar as consequências.

Neste momento, e depois do apagão nacional, que também afeta Espanha, muitas escolas mandaram os alunos para casa depois das últimas aulas da manhã.

Há serviços públicos que, municiados com geradores, para minimizar os efeitos da quebra do fornecimento de energia, estão a desligar os altos consumos, para assegurar funcionalidades básicas.

Acresce que também a rede telemóvel e fixa está com muitos problemas, sendo difícil o contacto entre os vários organismos.