Famalicão: Miguel Rocha convocado para o Europeu sub-23 de hóquei em patins

Miguel Rocha, que fez a formação no Riba D´Ave Hóquei Clube, representando, atualmente, o Candelária, está convocado para o Europeu sub-23 de hóquei em patins, que se vai disputar, de 14 a 19 de abril, em Espanha.

Dos dez atletas escolhidos pelo selecionador Paulo Freitas consta o jovem guarda-redes ribadavense, de 21 anos, que representa o Candelária desde a época 22/23.

Deixe um comentário

Famalicão: Mercado Páscoa Doce, concerto da Banda, bênção de ramos e Cortejo Bíblico

Prossegue, este fim de semana, a quarta edição do Mercado Páscoa Doce, instalado na Alameda D. Maria II, entre as 10 e as 20 horas. Este certame congrega, ainda, a terceira edição do concurso Doce de Páscoa, cujo vencedor será conhecido às 18 horas deste sábado, na Praça-Mercado que, no sábado, às 16 horas, recebe o showcooking “A Cozinha da Tia Cátia”.

Ainda do programa da Semana Santa, na noite desta sexta-feira, na Matriz Antiga, às 21h30, decorre a Via-Sacra Jovem. Na noite de sábado, às 21h30, a Nova Matriz, é palco do concerto da Banda de Famalicão, com a direção de Armando Teixeira.

No domingo, às 10 horas, na Praça 9 de Abril, decorre a bênção e procissão de ramos até à Nova Matriz onde, às 11 horas, é celebrada a Eucaristia da Paixão. Na tarde deste dia, a partir das 15h30, do salão paroquial até à Praça 9 de Abril decorre a quarta edição do Cortejo Bíblico Páscoa Hebraica.

Famalicão: Autocarro avaria e congestiona trânsito no centro da cidade

Há constrangimentos na circulação automóvel, na Avenida Marechal Humberto Delgado, no centro de Famalicão.

A avaria de um autocarro está a condicionar o trânsito no sentido norte-sul.

A situação ocorreu cerca das 17h00 e no local já se encontram as equipas que estarão responsáveis pela remoção do veículo.

 

Famalicão: Iniciativa Liberal coloca três na lista por Braga

A Iniciativa Liberal de Famalicão coloca três militantes na lista à Assembleia da República pelo Círculo de Braga. Sandra Lobo, professora, vai em quinto lugar; José Eduardo Carneiro, médico e empresário, em décimo primeiro; seguido de Sofia Gomes, que é médica. Este círculo eleitoral é encabeçado por Rui Rocha, líder da Iniciativa Liberal e deputado eleito pelo distrito de Braga.

Paulo Ricardo Lopes, líder da IL Famalicão, considera importante «que estas eleições sejam um marco para a afirmação da Iniciativa Liberal, garantindo aos portugueses uma oportunidade de lutar por um Portugal diferente, com menos impostos e mais crescimento económico». O dirigente, que não integra as listas por estar «concentrado na candidatura» à Câmara Municipal de Famalicão, pede que a campanha decorra «com elevação, evitando-se o ataque pessoal e a falta de respeito», como a manifestada, acrescenta, «por Diogo Barros (representante do Bloco de Esquerda em Famalicão) nas suas redes sociais após a apresentação do plano de privatizações da Iniciativa Liberal».

Famalicão: Lions Clube entrega cama em Bairro, cadeiras e fraldas à Cuidar Maior

O Lions Clube, em mais uma ação de auxílio a quem precisa, entregou nos últimos dias uma cama articulada elétrica a um utente sinalizado em Bairro, e uma cadeira de rodas, uma cadeira sanitária, 3 embalagens de fraldas descartáveis e uma embalagem de toalhas descartáveis à Cuidar Maior, de Requião.

A disponibilização destes apoios técnicos resulta de pedidos, na sequência de carências identificadas.

Estes donativos, acontecem pela parceria de longos anos estabelecida entre o Lions Clube de Vila Nova de Famalicão e o Lions Clube de Roissy Pays de France.

 

Famalicão: PS propõe alteração do horário de cargas e descargas no Mercado

Na reunião de Câmara desta quinta-feira, o vereador do Partido Socialista de Famalicão, Paulo Folhadela, interpelou o presidente da Câmara Municipal sobre os horários das operações de carga e descarga no Mercado Municipal, dando conta do descontentamento de alguns comerciantes.

O PS adianta que os comerciantes apontam como horários mais adequados dois períodos distintos: entre as 06h00 e as 10h00 da manhã e, posteriormente, entre as 12h30 e as 14h00.

Sobre alterações aos horários das cargas e descargas no Mercado Municipal, o PS defende estudo prévio e suporte técnico antes da Câmara proceder às mesmas. Considera, ainda, ser necessário uma visão integrada do Mercado Municipal, considerando-o um equipamento âncora na malha urbana central. Assim, entende que o horário de funcionamento e, sobretudo, o de abastecimento deve «enquadrar-se num plano mais amplo de regulação do trânsito e da logística na zona central da cidade».

Segundo o vereador Paulo Folhadela, «as decisões estão a ser tomadas sem critério, sem ouvir os principais interessados e sem estudos que sustentem as alterações implementadas. Tudo parece depender apenas da vontade de uma pessoa: Mário Passos», afirmou.

Câmara pondera alguns ajustes

O presidente da Câmara, Mário Passos, e o vereador dos Mercados e Feiras, Ricardo Mendes, sublinharam que têm que existir regras para as cargas e descargas, como acontece em todas as cidades, em respeito pelos comerciantes e pelos utentes que acedem ao Mercado. Adiantando que é impraticável estar aberto tantas horas por dia. No entanto, o presidente da Câmara promete analisar e, eventualmente, fazer ajustes.

Famalicão: Rosquinhas e tremoços em Joane

O Grupo Etnográfico Rusga de Joane vai colocar, no Largo 3 de Julho (antigo campo da feira), na Quinta-feira Santa, 17 de abril, a tradicional banca de rosquinhas e tremoços. Trata-se de um costume exclusivamente joanense, vivido apenas neste dia. Este mercado tradicional, abre a partir das 7h30 e decorre durante todo o dia.

Esta tradição remonta ao final do século XIX quando na Quinta-feira Santa as rosquinhas e os tremoços eram obrigatórios nas casas dos joanenses e são longínquos os tempos em que o Largo 3 de Julho ficava cheio de bancas nesse dia. Esta iniciativa parecia perder-se no tempo, mas desde 2016, a Rusga de Joane revitalizou-a e manteve-a viva no seio da comunidade, na defesa «da valorização da identidade cultural e local da vila»