Famalicão: Mostra Comunitária de Seide, este fim de semana

Este fim de semana, Seide está em festa com a realização de mais uma mostra comunitária que tem início às 14h00 de sábado e decorre até ao final da tarde de domingo, no largo Sra. do Parto.

O ambiente será de convício entre toda a comunidade e a animação está garantida com atividades diversas desde apresentações culturais, música e uma caminhada solidária.

Fique a conhecer toda a programação:

Sábado

14h00 | Abertura da mostra comunitária

14h30 | Momento de Homenagem aos Antigos Combatentes, com Prof. António Sousa e Prof. André Amaro

15h00 | Apresentações Culturais

– Coro Litúrgico de Sr.ª do Parto;

– Coro Litúrgico de S. Miguel

– Coro Manuel Faria;

– Catequese S. Miguel + Agrupamento 463 de Seide

– EB 1 de Seide

– Sei d’Arte

– Centro Social e Paroquial de Seide

– Academia Sénior de Seide

17h00 | Apresentação – Aruê Capoeira

20h00 | Lanche – Jantar Convívio

21h00 | Atuação Musical – Incognituna

Tuna Masculina da CESPU, Famalicão

Domingo

10h00 | Caminhada Solidária IPO

Restauração assegurada pela Comissão de Festas Nossa Senhora do Parto 2025

Almoço, Lanches e Jantar

Durante a tarde haverá ainda jogos e animação

Deixe um comentário

Famalicão: Espaço Multiusos de Avidos abre portas esta sexta-feira

Esta sexta-feira, 25 de abril, às 19 horas, o Espaço Multiusos de Avidos abre portas às associações da freguesia. O edifício, situado na rua do Largo da Igreja, resulta da requalificação e ampliação do antigo salão da Junta de Freguesia de Avidos, agora transformado num novo equipamento.

Trata-se de um espaço com salão polivalente, para várias atividades das associações, equipado com cozinha, camarins e um palco.

A obra contou com um apoio do Município de Famalicão de 250 mil euros.

Famalicão: GD Louro organiza torneio no Dia do Trabalhador

O Grupo Desportivo do Louro organiza mais um Torneio do Dia do Trabalhador. Está programado para o dia 1 de maio, entre as 9 e as 18 horas, no campo comendador Cupertino de Miranda.

É obrigatório levar equipamento completo, com chuteiras e caneleiras. O espírito desportivo e de convívio é o mais importante, mas o clube entrega taças aos três primeiros classificados.

Cada equipa deve ter até 15 jogadores, com inscrições a cinco euros por cada elemento da equipa. Devem ser feitas até 24 de abril, na sede do clube, a partir das 19 horas.

Além do futebol está garantido o convívio, que inclui sandes de porco no espeto e bebidas.

Famalicão: Homenagem, desporto e poesia para celebrar abril

A Junta de Freguesia de Delães, em conjunto com o Grupo dos Ex-Combatentes, o CRP Delães e o projeto municipal Há Cultura, preparou um programa, com vários momentos, para celebrar o 25 de Abril.

Neste dia, às 15h30, decorre uma homenagem aos combatentes do Ultramar, durante a tarde disputa-se o Torneio da Liberdade, no Campo da Portela, e o dia encerra com a Noite do Conto e Poesia, às 21h30, no Auditório da Casa de Delães.

Famalicão: Já há livros (muitos) na Praça D. Maria II

Até domingo, a Praça D. Maria II está transformada numa biblioteca e livraria ao ar livre, com inúmeras obras em exposição e para venda. As propostas são muitas e para todas as idades.

A jornalista Fátima Campos Ferreira, o escritor Jorge Reis-Sá, vencedor do Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2024, e o camilianista João Paulo Braga são alguns dos convidados.

O evento tem um programa de animação cultural e literária com apresentações e lançamentos de livros, encontros com escritores, sessões de contos, espetáculos de teatro e concertos poéticos para todas as faixas etárias.

No ano em que se celebra o bicentenário de Camilo Castelo Branco, o Mercado do Livro recebe a apresentação da obra “Camilo Castelo Branco, Viagens na Minha Terra”, do famalicense João Paulo Braga, no feriado de 25 de abril, às 21h00.

No dia seguinte, dia 26, pelas 15h00, realce para o lançamento do livro “Famalicão – Coleção Portugal”, de Jorge Reis-Sá. A obra, dedicada ao concelho de Vila Nova de Famalicão, é o 10.º volume da Coleção Portugal que, concelho a concelho, ilha a ilha e escritor a escritor, coloca o país inteiro dentro de um livro.

A jornalista da RTP Fátima Campos Ferreira, autora do livro “Ramalho Eanes – Palavra Que Conta”, vai conversar com os famalicenses no dia 27 de abril, pelas 15h00.

No decurso desta “feira do livro” também há sessões de contos para os mais novos, com a mediadora de leitura Marta Ribeiro. “Recordar Os Contos Tradicionais” e “Em Português Nos [Des]entendemos” são as obras escolhidos para os dias 23 e 24 de abril, respetivamente, ambos às 14h30. Também há um espetáculo de teatro infantil “As Conquistas de Abril – Uma História Para Pequenos e Graúdos”, por Ana Rita Janeiro, artista plástica, escritora e compositora. A peça está marcada para o feriado de 25 de abril, às 10h30.

Os expositores representam o mercado livreiro e editorial famalicense com as participações da Livraria Municipal, Casa de Camilo – Centro de Estudos, Livraria Fontenova, Livreiro Arlindo Moreira, Edições Húmus, Editora Centro Atlântico, Editorial Novembro e Fundação Cupertino de Miranda.

O Mercado do Livro, que pode ser visitado das 10h00 às 19h00 nos dias 23, 24 e 27 de abril, e das 10h às 22h nos dias 25 e 26, está inserido no “Vai à Vila”. É promovido pela autarquia, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

Famalicão: Lucas Calegari quer bater recorde de vitórias no Municipal

Lucas Calegari está pronto para a receção ao Braga e confiante que o recorde de cinco vitórias consecutivas em casa, algo que o clube nunca conseguiu desde que está na I Liga, pode ser alcançado. O defesa diz que a derrota no Dragão «não abalou a confiança da equipa», até porque «trabalhamos e fomos em busca de outro resultado», pelo que com o Braga «vamos muito fortes, para vencermos».

O jovem brasileiro recorda que a equipa passou, no passado, «um mau momento, não conseguindo vencer em casa, mas isso é futebol. Mas, agora, estamos perto de bater uma marca história» e acredita que assim seja «com o apoio dos adeptos que serão mais um jogador».

Calegari desvenda, também, a receita para o sucesso. «Treinar bem, corrigir erros e defender bem. Assim sendo, estamos sempre mais próximos de vencer. Este tem sido um aspeto muito importante na nossa sequência de bons resultados».

Regressado ao onze, diante do FC Porto, depois da última presença, na receção ao Estrela da Amadora, Lucas Calegari esteve sempre «a trabalhar», à espera da sua oportunidade «que sempre acreditei que iria chegar».

Chegado a Famalicão para esta época, o defesa brasileiro não poupa elogios ao clube, aos colegas, aos adeptos e à cidade. «Temos aqui todo o apoio e condições para fazermos o nosso melhor a cada jogo».

Famalicão: Lions faz doação de material para a décima edição da Expedição Solidária a Marrocos

O Lions Clube de Vila Nova de Famalicão participa, uma vez mais, na Expedição Solidária a Marrocos, que vai na décima edição. Esta iniciativa, organizada pelo Clube Aventura de Famalicão, tem por objetivo levar material escolar e didático.

A comitiva parte no dia 25 de abril numa missão que se prolonga até ao dia 3 de maio. Entre os contributos, está material escolar doado pelo Lions Clube que acredita irá fazer a diferença na aprendizagem das crianças daquelas comunidades. Apesar das limitações de espaço, também será enviado material didático.

O Lions Clube de Famalicão contou com a colaboração dos clubes de Roissy Pays de France (França) e de Rietti Varrone (Italia).