Famalicão: Oficina promoveu fórum sobre a qualidade do ensino profissional

“O que é qualidade no ensino profissional?” foi o tema do III fórum dos parceiros da Oficina. O objetivo foi o debate sobre as necessidades e propostas de melhoria para a formação de jovens.

A Oficina tem mais de 250 empresas e instituições parceiras, dos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso, Trofa, Paços de Ferreira, Braga e Porto. Proporcionam estágios, participam em workshops e seminários, entre outras atividades.

Este fórum permitiu, também, a apresentação dos principais indicadores do Sistema de Garantia de Qualidade (EQAVET). Um momento de partilha entre parceiros da escola, Associação de Encarregados de Educação e educadores.

Deixe um comentário

Famalicão: IL visita AIM para discutir integração e participação política dos imigrantes

A concelhia famalicense da Iniciativa Liberal visitou, na quinta-feira, dia 10, a Associação de Integração Multicultural, para conhecer melhor as dinâmicas que envolvem os processos migratórios em Famalicão, os principais desafios enfrentados pelas comunidades imigrantes e debater soluções que promovam uma integração mais eficaz, digna e inclusiva. Além de observar o trabalho desenvolvido pela associação.

Em comunicado, a IL diz reconhecer o papel dos imigrantes na «construção da nossa comunidade», e compromete-se com políticas públicas que promovam a sua integração, estando disponível para trabalhar em conjunto com a AIM para esclarecer e aumentar a participação política dos imigrantes que escolheram Famalicão para viver.

A direção concelhia da IL recorda que a visita insere-se no trabalho contínuo de proximidade com as instituições locais, para promover o diálogo e a cooperação em prol «de uma sociedade mais livre e participada».

Famalicão: Esmeriz, Cruz, Landim e Cabeçudos recebem apresentações dos candidatos do PS

O Partido Socialista continua com as apresentações dos candidatos às juntas de freguesia. Esta semana, a candidatura de Eduardo Oliveira à Câmara Municipal visita as freguesias de Esmeriz, Cruz, Landim e Cabeçudos.

Durante os encontros, serão apresentados os nomes que o PS propõe para liderar cada freguesia, bem como as linhas gerais do programa que Eduardo Oliveira.

Esta terça-feira, às 21 horas, a Casa de Esmeriz é palco da apresentação de Óscar Mendes. Depois, na sexta-feira, também às 21 horas, António Simões apresenta-se no Largo do Senhor dos Aflitos. No sábado, às 15 horas, no Largo Dr. Fonseca Monteiro, em Landim, é anunciado Joel Oliveira. No mesmo dia, mas às 21 horas, a Casa de Cabeçudos vai conhecer Nuno Azevedo.

Foto arquivo

Famalicão: 365 Running Project conquista 3 pódios coletivos e 11 individuais no Trail Penedo da Moura

A equipa masculina venceu coletivamente o Trail Longo e conquistou o segundo lugar no Trail Curto, enquanto que a formação feminina venceu coletivamente o Trail Curto.

Estes resultados foram alcançados no Trail Penedo de Moura, organizado pela Associação Mogege Aventura, sendo a sexta prova do Campeonato Concelhio de Trail de Famalicão.

No plano individual, no Trail Curto, Marko Santos foi segundo da geral e venceu em M35; Nuno Costa foi o segundo em seniores; Bruno Esteves cumpriu a distância em terceiro lugar do escalão M40; Ana Freitas terminou em segundo lugar e venceu em F50; e Sandra Castro foi segunda em F35. Na distância mais longa, Pedro Oliveira foi segundo da geral e vencedor em M40; Sérgio Peixoto foi segundo em M35, Zé Silva terminou em segundo lugar no escalão sénior; e Angélica Rocha foi a terceira em F40.

Armando Rodrigues e Cristina Oliveira, no Trail Curto, e Ricardo Mendonça, no Trail Longo, também contribuíram para os bons resultados coletivos.

Famalicão: Porto Pianofest passa, pelo quarto ano, pela Fundação Cupertino de Miranda

A 10.ª edição do Porto Pianofest começa a 1 de agosto com recorde de locais e concertos e, pelo quarto ano consecutivo passa por VN Famalicão. A 11 de agosto, o festival regressa à Fundação Cupertino de Miranda para apresentações de jovens artistas, fomentando o intercâmbio cultural e reforçando os laços com a comunidade.

Com várias estreias e 25 eventos espalhados por 13 espaços ao longo de duas semanas dedicadas à música e à partilha, a edição comemorativa da primeira década do Porto Pianofest pretende ser a maior de sempre. De 1 a 12 de agosto, o festival passa por salas como a Casa da Música, o Palácio da Bolsa e, pela primeira vez, o Museu de Serralves e a Câmara Municipal do Porto, mantendo a sua missão: aproximar a música erudita do grande público.

«Celebrar 10 edições do Porto Pianofest é muito mais do que assinalar uma data, é reafirmar um compromisso com a cidade, com os artistas e com o público. O festival cresceu, mas mantém-se fiel à missão com que foi criado: democratizar o acesso à música erudita e promover espaços de encontro e partilha. Também a componente pedagógica e a aposta na descentralização, levando a música a novos públicos, têm sido pilares fundamentais deste percurso, contribuindo para a formação de novas gerações de músicos e oferecendo-lhes experiências concretas de palco, fundamentais para o seu desenvolvimento artístico e profissional», afirma Nuno Marques, pianista português que criou e dirige o Porto Pianofest.

Famalicão: Caminhada a favor dos BV de Riba de Ave

Na tarde do dia 26 de julho, a partir das 16h30, há uma caminhada a favor dos BV de Riba de Ave. A iniciativa é do agrupamento de escuteiros, com partida do adro da igreja da vila.

A participação tem um custo de 5 euros, com direito a uma bifana e uma pulseira. As reservas devem ser feitas pelo tlm. 918 158 115.

Todas as verbas angariadas revertem para a corporação de bombeiros que «está sempre pronta a ajudar dando cumprimento ao seu lema Vida Por Vida. Todos juntos queremos ajudá-los nessa missão. Juntem-se a nós!», apela a organização.

Famalicão: Gala Nacional juntou todas as academias Alex Ryu Jitsu

O Pavilhão Municipal das Lameiras recebeu, na noite do passado sábado, a XXI Gala Nacional Alex Ryu Jitsu que reuniu as várias academias que se encontram espalhadas por todo o país, com demonstrações de grande qualidade.

Nesta gala houve demonstrações de defesa pessoal de combate de rua, defesa pessoal policial e militar, com armas e sem armas. No capítulo da defesa pessoal com armas, destacaram-se as técnicas de sabre, adagas, guarda-chuva e bengala, pau médio, machado curto, técnicas contra agressões de arma branca e arma de fogo.

Na defesa pessoal policial, as técnicas de tonfa e de condução de detidos, foram demonstradas como mais-valias a ser ministradas e aplicadas pelas forças policias. Também foram exibidas técnicas de combate de competição light-contact e K.O, por atletas campeões do mundo na modalidade.

Foram ainda realizados diversos testes de quebra, de madeira e telhas de alta dificuldade, bem como técnicas de defesa pessoal e de combate pelos escalões mais jovens, entre os 5 e os 10 anos.

O evento contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Alex Ryu Jitsu, mestre Alexandre Carvalho (10º Dan), que felicitou a organização e sublinhou a qualidade técnica demonstrada ao logo da gala.

A organização esteve a cargo da equipa das academias de Alex Ryu Jitsu de Vila Nova de Famalicão e Trofa, lideradas pelos mestres Nuno Vieira e Dionísio Moreira, respetivamente.