
O Parque da Devesa vai realizar de 15 a 17 de maio e de 29 a 31 de maio, entre as 9 e as 17 horas, uma formação teórico-prática em Forest Bathing.
Conhecida também como Imersão na Floresta, é uma prática que visa atingir o equilíbrio físico e mental através de uma relação próxima com a natureza. A ela estão associados vários benefícios como a redução da ansiedade, depressão e stress, ajudando também na qualidade do sono e redução da morbilidade e de doenças cardiovasculares.
Esta iniciativa realiza-se no âmbito do projeto “Imersão na Devesa”, que está a decorrer no parque com o objetivo de proporcionar aos participantes experiências imersivas e de comunhão com a natureza.
O convidado para a formação é o italiano Carlo Bifulco, doutorado em Engenharia Florestal e de Recursos Naturais. O objetivo passa por formar monitores de Forest Bathing e aprofundar conhecimentos na área, nomeadamente sobre onde e como conduzir uma sessão.
A formação é destinada a técnicos municipais ou a profissionais da área da saúde, psicologia e bem-estar, sensibilização ambiental e outros interessados. Tem um custo de 300 euros e é limitada a 20 participantes.
A pré-inscrição deve ser efetuada para o email sedevesa@famalicao.pt
Para além da formação, a iniciativa contempla ainda sessões de Imersão na Floresta nos dias 14, 21 e 28 de maio, das 10h00 às 12h30, destinadas a adultos e jovens com mais de 16 anos. Estas sessões são gratuitas e os interessados devem inscrever-se em www.parquedadevesa.com