
«Descarbonização e Mobilidade” é o mote de mais uma conferência do PS no âmbito da rubrica “Pensar 2025”. Realiza-se no dia 22 de maio, às 21 horas, no espaço “Avô Moleiro”, em Nine.
O debate conta com as contribuições de Duarte Cordeiro, ex-ministro do Ambiente; Diogo Cunha, ex-deputado da Assembleia da República e cofundador da Vaga Ocasional; Tiago Araújo, vereador do PS da Câmara Municipal de Santo Tirso; Ivo Sá Machado, responsável pelo programa autárquico do PS; José Carvalho e Ana Maria Azevedo, representantes da Associação Famalicão em Transição.
A moderação estará por conta de Eduardo Oliveira, presidente da concelhia do PS e candidato à Câmara Municipal de Famalicão. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação da sala.
Eduardo Oliveira avança que a descarbonização e mobilidade são um tema importante do seu programa eleitoral. Neste sentido, o candidato socialista defende a melhoria da rede viária, nomeadamente no centro urbano de Famalicão, com a sua manutenção; mudanças no estacionamento e trânsito «que regulem o quotidiano das pessoas e empresas»; mais e «melhores» abrigos de passageiros, fixação de horários de carga e descarga e uma aplicação de mobilidade digital do concelho.
Eduardo Oliveira promete, ainda, «uma mobilidade pública que sirva verdadeiramente a população e esteja à altura dos desafios ambientais e sociais do nosso tempo».
A nível regional, defende a aproximação dos territórios de Famalicão, Guimarães, Barcelos e Braga, através de uma solução que permita ligações de metro de superfície ou similar «que retire trânsito das estradas nacionais».