Famalicão: Quatro pódios individuais e vitória coletiva de benjamins a juvenis

No passado sábado, 25º Grande Prémio Atletismo da Páscoa, em São Salvador do Campo, a Escola de Atletismo Rosa Oliveira venceu coletivamente nos escalões jovens de benjamins a juvenis, entre 22 equipas presentes.

Individualmente, em benjamins B, Luís Neto venceu, enquanto que em iniciados Tomás Ramos foi segundo. Igual lugar foi alcançado por Ana Pereira em juvenis. Neste escalão, Tiago Silva foi terceiro.

Mais 23 atletas da EARO participaram neste prova.

Deixe um comentário

Famalicão assinala os 51 anos do 25 de Abril com homenagem a ex-presidentes da Assembleia Municipal

Esta sexta-feira, Famalicão assinala os 51 anos do 25 de Abril com uma sessão solene da Assembleia Municipal. Um momento para evocar e comemorar mais um aniversário desta data importante para a história e democracia em Portugal.

A sessão solene terá início às 10h00, com o hastear da Bandeira e o entoar do Hino Nacional, eventos seguidos de uma homenagem aos ex-presidentes da Assembleia Municipal de Famalicão na Terceira República. Como habitualmente, haverá a intervenção de todos os partidos com representação na Assembleia Municipal: PSD, PS, CDS, Chega e CDU, assim como do presidente da Câmara, Mário Passos, e do presidente da Assembleia Municipal, João Nascimento.

Para o presidente da Assembleia, a realização desta sessão e a evocação desta data «é um exercício de memória coletiva da comunidade, para que a efeméride não caia, em tempo algum, no esquecimento, sob pena de, acontecendo, nos vermos no perigoso caminho da repetição histórica que nos leve de novo aos extremismos e à intolerância».

Sobre a homenagem aos ex-presidentes da Assembleia Municipal, João Nascimento disse que «é completamente merecida e surge de forma natural. Numa altura em que tantas vezes as instituições democráticas são postas em causa por atentados à democracia, é importante que relembremos e reconheçamos tudo quanto os que nos antecederam fizeram pela comunidade no exercício dedicado à causa pública, para que hoje possamos permanecer nos trilhos da Democracia. E esta Homenagem da Assembleia Municipal é uma forma de gratidão e reconhecimento por isso também», refere.

Famalicão: Gabriel Couto junta-se à ACIP por causa da Casa do Pinheiral

Com o mote “Fortes razões, fazem fortes ações”, a ACIP e a empresa Gabriel Couto assinaram um protocolo de colaboração tendo em vista a Casa do Pinheiro, um C.A.C.I. – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão que está em construção, em Antas.

O presidente da ACIP, Francisco Lima, deixou o agradecimento e reconhecimento ao administrador António Gabriel Couto, com o “Mérito de Benemerência”, frisou que esta parceria é «para a vida» e que a Construções Gabriel Couto S.A. «seja uma inspiração para outras empresas se juntarem a esta causa com impacto social».

Enquanto que António Gabriel Couto disse ser «uma grande honra assinar este protocolo que vai ajudar a construção deste edifício que vai ter impacto nas vidas das pessoas com deficiência, relevando também a memória do meu pai que nos passou os valores da solidariedade e altruísmo. Este é um protocolo de responsabilidade social que representa a sua memória».

A Casa do Pinheiral é um C.A.C.I. – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, que terá 30 novos lugares para jovens e adultos com deficiência e incapacidade. «Comprometidos com a promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades, desenvolvemos este projeto como resposta às necessidades mais urgentes da população com deficiência», refere a ACIP.

Famalicão: PASEC desafia jovens a passarem de “participantes a protagonistas”

A PASEC organizou, em Foz Côa, mais um encontro de formação internacional do ANIMA Camp, dedicado aos “Líderes do Amanhã”. Foi centrada em Foz Côa, mas houve atividades de formação e educação em Torre de Moncorvo, Meda, Sernancelhe, Penedono e Figueira de Castelo Rodrigo.

Com o tema “De participante a protagonista”, envolveu quarenta jovens delegados eleitos que puderam testar o seu quadro de competências enquanto líderes.

Assim, este encontro de trabalho pretendeu dotar os jovens envolvidos de competências de liderança, cidadania global, gestão de processos de decisão, raciocínio crítico, concertação e negociação e resolução de problemas ao nível de sistemas sociais.

Ao longo dos vários dias de trabalho, os jovens delegados eleitos procuraram olhar para o seu quadro de competências; foram convidados a rever o seu papel no contexto da escola, grupos de amigos, família e projetos em que estão integrados; procuraram desvendar aqueles contextos em que eram somente participantes e os que eram realmente protagonistas.

Além disso, foram discutidas as noções de participação, protagonismo, imobilismo e mudança social.

E encontro de trabalho internacional teve a parceria dos Municípios de Famalicão, Lousada, Foz Côa, Torre de Moncorvo, da SBI de Itália, Município de Sagunto (Espanha), do Instituto Português do Desporto e Juventude e Clube UNESCO para a Diferença Intercultural. Foi apoiada pelo Programa Erasmus + da União Europeia e todos os participantes foram certificados com Youth Pass.

FC Famalicão recebe prémio de comunicação da Liga BPI

O Futebol Clube de Famalicão foi distinguido com o prémio Comunicação da Liga BPI, galardão entregue pela Federação Portuguesa de Futebol que reconhece e enaltece a criatividade comunicacional relacionada com os valores do principal campeonato nacional de futebol feminino: qualidade, superação, autenticidade e fair play.

A equipa de Comunicação do emblema famalicense recebeu o troféu correspondente ao mês de fevereiro.

A atribuição do prémio, tal como a seleção dos conteúdos, é efetuada por uma equipa constituída por elementos das áreas de serviços da FPF de comunicação, marketing e operacionais da Liga BPI.

Famalicão: Riba d´Ave está mais perto do play-off de campeão do que da zona de despromoção

Na jornada 24 do nacional de hóquei em patins, que começou na passada semana e só termina a 25 de abril, o Riba d´Ave/CSJ Group deslocou-se, no sábado, a casa do líder, o Sporting, e perdeu por 6-1. Com esta derrota, a formação ribadavense mantém os 25 pontos e o décimo lugar, tendo quatro de vantagem sobre a zona de despromoção e está a apenas um do play-off de campeão (oito primeiros classificados). Estes dois cenários podem ser alterados, em termos pontuais, depois de concluída a jornada.

A equipa de Raul Meca volta a jogar no dia 27 de abril, penúltima jornada, recebendo o Candelária o “primeiro” na zona de despromoção, com 21 pontos, mas com menos uma partida. Na última jornada, há uma curta visita a Barcelos para defrontar o Óquei Clube local.

Recorde-se que na época passada, o Riba d´Ave também esteve na luta pela manutenção, mas com uma ponta final de grande qualidade entrou nos oito primeiros e disputou o play-off de campeão, perdendo com o FC Porto.

Famalicão: Vinte e quatro Compassos no Dia de Páscoa em Calendário

No dia de Páscoa, mais de cento e vinte pessoas, entre crianças, jovens e adultos, estiveram envolvidas nos vinte e quatro compassos que percorreram toda a freguesia de Calendário.

Com a missão de anunciar Cristo Ressuscitado, da capela de Nossa Senhora de Fátima, após a missa das 7h30, três compassos iniciaram a visita pascal, daquela zona, até à missa das 12h30.

Da igreja de São Miguel o Anjo, após a missa das 8h00, seis compassos, desta zona pastoral começaram a visita pascal quer terminou às 13h00.

Da igreja paroquial e após a celebração da palavra às 8h30, quinze compassos percorreram os restantes lugares, que pertencem à zona da igreja paroquial.

Pelas 17h45, as equipas pascais concentradas no Largo da Castela seguiram em cortejo (foto) até ao salão paroquial onde, às 18h00, foi celebrada a eucaristia de encerramento.