Famalicão: Victor Azevedo vence quadro principal da terceira etapa da Liga Vale do Sousa

Victor Azevedo, do Clube de Ténis de Bairro, venceu o Quadro Principal (Platinum) da 3.ª etapa Liga Vale do Sousa, ao derrotar o atleta da casa, Vasco Barbosa, numa final que ficou em 2.6/6.3 e no decisivo match tie-break por 10.7.

Ao longo da competição realizaram-se mais de 100 de jogos de ténis, nos 9 campos disponíveis. Os 90 atletas foram agrupados em função do seu ranking em quatro categorias ou divisões, denominados de Quadro Platinum, Gold, Silver e Bronze.

Na prova, que se disputou nos dias 8 e 9 de fevereiro, nas instalações do Lousada Ténis Atlântico, destaque também para Pedro Coelho, do Ténis Clube de Famalicão, que competiu no Quadro Gold, onde foi apenas derrotado na final por Gabriel Nunes, de Paços de Ferreira.

No Quadro Silver, o famalicense Luís Costa, do Clube Além Rio, foi o vencedor diante do atleta José Rebelo, do Ténis Clube de Fafe.

Houve mais um famalicense na final, mais precisamente Hernâni Gouveia, no Quadro Bronze. O atleta do Clube Ténis de Bairro foi batido na final por Valter Cerqueira, do Clube Ténis de Mondim de Basto.

A próxima etapa está agendada para os dias 22 e 23 de fevereiro e os atletas famalicenses terão um difícil legado para defender.

Deixe um comentário

Famalicão: Noite de Fado na Casa das Artes

Irineu Fernandes e Paula Canossa são os convidados de mais uma edição Fado no Café da Casa. Na noite desta quinta-feira, às 21h30, no café concerto da Casa das Artes, os fadistas estarão acompanhados por João Martins (guitarra portuguesa), João Araújo (viola de fado) e Filipe Teixeira (viola baixo).

A Casa das Artes celebra mensalmente o Fado e, além de receber fadistas consagrados, também dá a oportunidade a novos intérpretes, músicos e até compositores para atuarem em Famalicão. Estas noites de Fado são uma coprodução da Casa das Artes e da ACAFADO – Associação Cultural e Artística Famalicão Fado.

Entrada: 3 euros; estudantes e Cartão Quadrilátero Cultural: 1,5 euros.

Famalicão abre candidaturas para cinco Bolsas de Investigação de 5 mil euros cada

Abrem na próxima segunda-feira, dia 17 de fevereiro, as candidaturas às Bolsas de Investigação e Inovação. Até 15 de abril pode habilitar-se a um apoio de cinco mil euros, inscrevendo-se em www.famalicaomadein.pt, onde está disponível o formulário de candidatura, bem como toda a informação regulamentar sobre o programa. A medida é dirigida a investigadores e bolseiros com projetos de investigação em curso, aprovados por instituições oficiais, nacionais ou internacionais.

O Município de Famalicão vai disponibilizar 25 mil euros para estas bolsas, o que equivale a cinco bolsas. O que quer dizer que o prazo pode ser encurtado se cinco propostas forem aprovadas mais cedo.

Segundo o município, esta medida tem por objetivo promover a inovação empresarial e o desenvolvimento de atividades de investigação e inovação de novos produtos ou processos que ajudem a indústria e o seu desenvolvimento; apoiar a criação e o desenvolvimento de valor, procurando atrair empresas de base tecnológica; incentivar a transição – digital e climática; promover a ciência, conhecimento e tecnologia; aproximar as entidades do Sistema de Investigação e Inovação (ENESII) e as empresas do território.

«Temos vindo a trabalhar na implementação da estratégia municipal ‘do MadeIN ao CreatedIN’ com forte apoio à investigação e inovação de novos produtos ou processos, que ajudem a indústria e o seu desenvolvimento», explicou o presidente da Câmara.

O autarca lembrou que Famalicão tem um tecido empresarial diversificado e com forte vocação para o desenvolvimento de investigação e inovação, e que «o programa tem como primeiro objetivo incentivar, reter e atrair talento no território, fomentando ainda, por essa via, a coesão e o bem-estar social».

Recorde-se que em 2024, no primeiro ano de atribuição de bolsas, foram premiados cinco projetos de investigação: dois no CITEVE, nas áreas das ferramentas digitais para a criatividade e robotização e automação; dois na Cooperativa Elétrica do Vale do Este, de digitalização do ecossistema energético e uma no TecMeat – Centro de Competências do Agroalimentar para o setor das Carnes, com um projeto de valorização, industrialização e inovação comercial para o agroalimentar.

Famalicão: Eco-Escola da ENGENHO tem como grande desafio o arranjo paisagístico dos espaços exteriores do Centro Comunitário

O Conselho Eco-Escola da ENGENHO – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este – esteve reunido no início deste mês para aprovar o plano de ação deste ano que tem como grande projeto o arranjo paisagístico dos espaços exteriores do Centro Comunitário da instituição, denominado “Refúgio, um parque para existir”. O propósito é criar áreas para usufruir, ensinar, aprender e educar numa prática intergeracional.

O presidente da ENGENHO, Manuel Augusto de Araújo, fala de «um pequeno Jardim da Liberdade como espaço de sensações, vivências, empatia, aromas, sabores em comunhão com a natureza».

Este programa de educação ambiental está, assim, alinhado como o projeto pedagógico/educativo trienal da instituição denominado: Empatia-Tempo de Cuidar.

A questão dos resíduos e a sua circularidade também suscita a atenção, bem como outras áreas do Vale do Este. Para o efeito, há que chamar parceiros estratégicos, pois «é importante que determinados projetos sejam inovadores, tenham escala e impacto nas comunidades e nos seus territórios», aponta Manuel Augusto de Araújo.

O Eco-Escola é um programa/compromisso de sensibilização, educação e intervenção ambiental que envolve a ENGENHO, colaboradores, utentes e familiares, a comunidade e vários parceiros como a Câmara Municipal, juntas de freguesia, Citeve, Resinorte, Ceve, Escola Conde de Arnoso e empresas.

Famalicão: Oliveirense e Benfica jogam em Riba de Ave

Esta semana há dois jogos grandes de hóquei em patins no Parque das Tílias, em Riba de Ave. A equipa local recebe, na noite desta quarta-feira, às 21 horas, a UD Oliveirense, partida da décima quarta jornada do campeonato e, no sábado, às 18h30, recebe o Benfica. Este jogo conta para os oitavos de final da Taça de Portugal.

Recorde-se que o Riba d´Ave/CSJ Group vem de uma jornada europeia, em Itália, brindada com uma vitória, 4-5, sobre o Sarzana, no primeiro jogo dos quartos de final da WSE CUP, segunda prova do calendário europeu de hóquei em patins.

Famalicão: Zlobin já recupera no Centro de Treinos

Ivan Zlobin já está junto dos companheiros, prosseguindo com uma nova etapa na sua recuperação, depois da grave lesão sofrida num rim, na partida que o FC Famalicão disputou em dezembro passado, com o Braga.

O guarda-redes está, desde a passada semana, no Centro de Treinos. Numa publicação nas redes sociais, garante «que o pior já passou». Agradece a todos «o apoio e o carinho» e avança que agora é tempo de olhar em frente, trabalhar «no duro, para voltar o mais forte possível».

Recorde-se que na noite do dia 16 de dezembro, na partida disputada em Braga, Ivan Zlobin sofreu uma laceração do rim esquerdo. A gravidade da lesão motivou o seu internamento, tendo regressado a casa na véspera do dia de Natal.

No domicílio, o guarda-redes esteve em repouso absoluto e só no início deste mês iniciou a recuperação no Centro de Treinos do clube. Apesar das boas notícias, não há, ainda, previsão para o regresso pleno aos trabalhos no relvado.

Famalicão: Gran Camiño já não passa pelo centro da cidade

O Gran Camiño, prova de ciclismo galega, vai atravessar fronteiras pela primeira vez e a etapa inaugural da competição em 2025 vai ser em Portugal, a 26 de fevereiro, com partida na cidade da Maia e chegada em Matosinhos, com passagem por Vila Nova de Famalicão.

Inicialmente, o percurso iria passar pelo centro da cidade de Famalicão, no entanto, sofreu alteração.

Os ciclistas vão entrar em território concelhio vindos da Trofa, através da ponte sobre o Rio Ave (N14) e seguem em direção à variante nascente, passando por Ribeirão, Vilarinho das Cambas e Calendário. Depois de cumprirem a variante em toda a sua extensão, percorrem a Avenida Engenheiro Pinheiro Braga para, na rotunda de Sto António, seguirem pela Avenida 9 julho e, na freguesia de Brufe, virarem para a N204, percorrendo as freguesias do Louro e Nine.

A competição de ciclismo de estrada vai na 4ª edição, vai decorrer de 26 de fevereiro a 2 de março e está dividida em cinco etapas, a primeira em solo português.

O Gran Camiño – The Historical Route tem vindo a ganhar notoriedade nas últimas edições com a participação de atletas reconhecidos no panorama internacional como o dinamarquês Jonas Vingegaard, bicampeão da Volta a França (2022 e 2023).

Esta é uma competição que homenageia o Camiñ de Santiago e reforça a ligação histórica e cultural entre Portugal e a Galiza.

A prova terá transmissão em direto para 59 países através do canal Eurosport e a participação do speaker famalicense Rui Carvalho.