Filme sobre Eusébio na Casa das Artes

Nos dias 15 e 18 de janeiro pode ver, na Casa das Artes, novos episódios do Close-Up – Observatório de Cinema de VN Famalicão. São quatro sessões, duas para as escolas e as outras para o público em geral. O “Tempo” continua a ser a temática, desta vez com o “tempo de vista”.

Para o público escolar do 3.º ciclo e do secundário é exibido “Ruth”, de António Pinhão Botelho, que descreve o insólito episódio da chegada de Eusébio a Portugal dos anos 60. Um filme para ver a 15 de janeiro, às 10 horas.

Para os mais pequenos, alunos dos 1.º e 2.º ciclos, é proposta “Uma Aventura nos Mares”, de Ángel Alonso (versão portuguesa). Trata-se de uma animação espanhola a narrar a expedição de Fernão de Magalhães, aquando (tempo) de comemoração dos 500 anos sobre a primeira viagem de circum-navegação da Terra. O filme é projetado a partir das 14h15.

Para o público em geral, no dia 18 de janeiro, a partir das 15h00, passa o documentário: duas documentaristas portuguesas – Catarina Mourão e Renata Sancho – transformam imagens de outros tempos em histórias que dialogam com o nosso tempo: “O Mar Enrola na Areia” e “A Avenida Almirante Reis em 3 andamentos”, que contará com apresentações das realizadoras.

A partir das 17 horas, o realizador Nanni Moretti olha para o golpe de estado que derrubou Allende no Chile em 1973, do “Tempo de vista” da sua Itália (passado e presente), em Santiago, Itália.

Bilhetes a 2 euros (geral), 1 euro (Cartão quadrilátero) ou grátis (estudantes, seniores, associados de cineclubes).

Famalicão: Três feridos em colisão entre automóveis na vila de Joane

Três pessoas ficaram feridas, ao final da tarde desta sexta-feira, na sequência de uma colisão entre dois automóveis, na vila de Joane, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 18h20 no Largo da Vila Boa e para o socorro foram acionados os Bombeiros Famalicenses.

As vítimas, com ferimentos ligeiros, acabaram transportadas para o hospital de Famalicão.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Proibidas queimas e queimadas este sábado

Por despacho do vereador da Proteção Civil, Ricardo Mendes, estão proibidas as queimas e queimadas este sábado, 20 de abril.

A decisão resulta da informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que alerta para a ocorrência de vento de elevada intensidade, acrescida da recomendação técnica negativa, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Floresta, devido ao potencial perigo de incêndio.

Acresce que este sábado as temperaturas podem chegar aos 25 graus.

Famalicão: «Há muitas coisas boas para acontecer», diz o capitão Riccieli

Apesar do resultado do último jogo (frente ao Sporting, em casa) não ter sido positivo (0-1), o capitão Riccieli está confiante para o próximo jogo e para o que resta do campeonato. O FC Famalicão é oitavo, com 35 pontos. «Sinto que há muitas coisas boas para acontecer até final da época», deseja, em declarações às redes sociais do clube.

Na tarde do próximo domingo, o FC Famalicão recebe o Portimonense que precisa de pontos para fugir aos lugares de despromoção (é penúltimo), mas Riccieli garante que a equipa está confiante e focada apenas naquilo que tem para fazer em campo. «Desta vez temos mais tempo para recuperar. Queremos estar bem, descansar. Sabemos que domingo será um jogo muito difícil, mas queremos dar uma boa resposta», avisa.

O capitão nota que o FC Famalicão tem crescido «muito» e «fico feliz de fazer parte desse crescimento», confessa.
Dentro de campo é ele o comandante, mas «ser líder é coisa natural, é algo que está dentro de mim», disse.

O jogador brasileiro chegou a Famalicão na época 19/20 e tem contrato até 2027.

Foto: FC Famalicão

Famalicão: Cortejo Académico na tarde do dia 24 de abril

Está a decorrer a Semana Académica de VN Famalicão, cujo momento alto é o cortejo que terá lugar na tarde do dia 24 de abril, a partir das 14h30, pelas ruas do centro da cidade.

Já este sábado, no átrio exterior da Universidade Lusíada, às 21h30, decorre o Traçar das Capas e, à meia noite, tem lugar a serenata nos Paços do Concelho.

No domingo, às 14h30, na igreja matriz nova, celebra-se a missa de finalistas e, às 16h30, nos Paços do Concelho, decorre a imposição de insígnias e queima das fitas.

Famalicão: João Nascimento será o sucessor de Nuno Melo na Assembleia Municipal

Na próxima Assembleia Municipal, que terá lugar na noite do dia 26 de abril, será eleita uma nova Mesa. A situação decorre da renúncia do mandato de Nuno Melo, com efeitos reportados à data da sua tomada de posse como Ministro da Defesa Nacional. Deste modo, é necessária uma nova eleição.

Neste sentido, o CDS/PP vai propor como candidato à presidência do órgão deliberativo João Nascimento, que é deputado na Assembleia. Ao PSD caberá a nomeação de dois secretários.

Luís Ângelo Oliveira, presidente em exercício, escreveu aos deputados e presidentes de Junta com assento neste órgão, para esclarecer a situação. Face à renúncia de Nuno Melo é obrigatória a eleição de uma nova Mesa, o que não aconteceria caso o anterior presidente tivesse solicitado a suspensão. Neste caso, Melo continuaria presidente, embora com mandato suspenso, e os atuais secretários ascenderiam, colocando Luís Ângelo a presidente em exercício.

Com a saída de Nuno Melo é necessária, assim, uma nova eleição. Luís Ângelo informa, ainda, que como assumiu funções com Nuno Melo, opta por não se recandidatar, passando para a bancada do PSD na Assembleia Municipal.

Ao longo de 11 anos, Luís Ângelo Oliveira representou, por inúmeras vezes, o órgão deliberativo, quer em reuniões, quer em atividades do Município. «Muitos foram os ensinamentos aos longos destes últimos onze anos, enquanto membro da mesa; sou e serei eternamente grato a cada um de vós e continuo totalmente ao dispor em tudo que possa ajudar», escreve o deputado do PSD.

 

Combustíveis mais caros a partir de segunda-feira

Os combustíveis vão voltar a ficar mais caros a partir da próxima segunda-feira.

Segundo a imprensa especializada, a subida pode ir até aos 2 cêntimos por litro no caso do gasóleo. Na gasolina o aumento deverá rondar 1 cêntimo por litro.