Fradelos: Desconhecidos voltam a poluir local que foi alvo de ação de limpeza a semana passada

Decorreu no passado fim de semana, uma ação de limpeza das margens do Rio Ave, na freguesia de Fradelos, em Vila Nova de Famalicão. A iniciativa foi levada a cabo pela associação Fradelos Verde, com o apoio da Câmara Municipal de Famalicão.

Poucos dias depois a população voltou a ser surpreendia quando, no local que foi alvo da ação de limpeza, desconhecidos voltaram a encher aquele espaço de lixo.

Dos objetos encontrados podem-se ver sofás, carrinhos de bebé, mobílias, roupas e grades de cerveja.

 

Famalicão assinala os 51 anos do 25 de Abril com homenagem a ex-presidentes da Assembleia Municipal

Esta sexta-feira, Famalicão assinala os 51 anos do 25 de Abril com uma sessão solene da Assembleia Municipal. Um momento para evocar e comemorar mais um aniversário desta data importante para a história e democracia em Portugal.

A sessão solene terá início às 10h00, com o hastear da Bandeira e o entoar do Hino Nacional, eventos seguidos de uma homenagem aos ex-presidentes da Assembleia Municipal de Famalicão na Terceira República. Como habitualmente, haverá a intervenção de todos os partidos com representação na Assembleia Municipal: PSD, PS, CDS, Chega e CDU, assim como do presidente da Câmara, Mário Passos, e do presidente da Assembleia Municipal, João Nascimento.

Para o presidente da Assembleia, a realização desta sessão e a evocação desta data «é um exercício de memória coletiva da comunidade, para que a efeméride não caia, em tempo algum, no esquecimento, sob pena de, acontecendo, nos vermos no perigoso caminho da repetição histórica que nos leve de novo aos extremismos e à intolerância».

Sobre a homenagem aos ex-presidentes da Assembleia Municipal, João Nascimento disse que «é completamente merecida e surge de forma natural. Numa altura em que tantas vezes as instituições democráticas são postas em causa por atentados à democracia, é importante que relembremos e reconheçamos tudo quanto os que nos antecederam fizeram pela comunidade no exercício dedicado à causa pública, para que hoje possamos permanecer nos trilhos da Democracia. E esta Homenagem da Assembleia Municipal é uma forma de gratidão e reconhecimento por isso também», refere.

Famalicão: Gabriel Couto junta-se à ACIP por causa da Casa do Pinheiral

Com o mote “Fortes razões, fazem fortes ações”, a ACIP e a empresa Gabriel Couto assinaram um protocolo de colaboração tendo em vista a Casa do Pinheiro, um C.A.C.I. – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão que está em construção, em Antas.

O presidente da ACIP, Francisco Lima, deixou o agradecimento e reconhecimento ao administrador António Gabriel Couto, com o “Mérito de Benemerência”, frisou que esta parceria é «para a vida» e que a Construções Gabriel Couto S.A. «seja uma inspiração para outras empresas se juntarem a esta causa com impacto social».

Enquanto que António Gabriel Couto disse ser «uma grande honra assinar este protocolo que vai ajudar a construção deste edifício que vai ter impacto nas vidas das pessoas com deficiência, relevando também a memória do meu pai que nos passou os valores da solidariedade e altruísmo. Este é um protocolo de responsabilidade social que representa a sua memória».

A Casa do Pinheiral é um C.A.C.I. – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, que terá 30 novos lugares para jovens e adultos com deficiência e incapacidade. «Comprometidos com a promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades, desenvolvemos este projeto como resposta às necessidades mais urgentes da população com deficiência», refere a ACIP.

Famalicão: PASEC desafia jovens a passarem de “participantes a protagonistas”

A PASEC organizou, em Foz Côa, mais um encontro de formação internacional do ANIMA Camp, dedicado aos “Líderes do Amanhã”. Foi centrada em Foz Côa, mas houve atividades de formação e educação em Torre de Moncorvo, Meda, Sernancelhe, Penedono e Figueira de Castelo Rodrigo.

Com o tema “De participante a protagonista”, envolveu quarenta jovens delegados eleitos que puderam testar o seu quadro de competências enquanto líderes.

Assim, este encontro de trabalho pretendeu dotar os jovens envolvidos de competências de liderança, cidadania global, gestão de processos de decisão, raciocínio crítico, concertação e negociação e resolução de problemas ao nível de sistemas sociais.

Ao longo dos vários dias de trabalho, os jovens delegados eleitos procuraram olhar para o seu quadro de competências; foram convidados a rever o seu papel no contexto da escola, grupos de amigos, família e projetos em que estão integrados; procuraram desvendar aqueles contextos em que eram somente participantes e os que eram realmente protagonistas.

Além disso, foram discutidas as noções de participação, protagonismo, imobilismo e mudança social.

E encontro de trabalho internacional teve a parceria dos Municípios de Famalicão, Lousada, Foz Côa, Torre de Moncorvo, da SBI de Itália, Município de Sagunto (Espanha), do Instituto Português do Desporto e Juventude e Clube UNESCO para a Diferença Intercultural. Foi apoiada pelo Programa Erasmus + da União Europeia e todos os participantes foram certificados com Youth Pass.

FC Famalicão recebe prémio de comunicação da Liga BPI

O Futebol Clube de Famalicão foi distinguido com o prémio Comunicação da Liga BPI, galardão entregue pela Federação Portuguesa de Futebol que reconhece e enaltece a criatividade comunicacional relacionada com os valores do principal campeonato nacional de futebol feminino: qualidade, superação, autenticidade e fair play.

A equipa de Comunicação do emblema famalicense recebeu o troféu correspondente ao mês de fevereiro.

A atribuição do prémio, tal como a seleção dos conteúdos, é efetuada por uma equipa constituída por elementos das áreas de serviços da FPF de comunicação, marketing e operacionais da Liga BPI.

Famalicão: Riba d´Ave está mais perto do play-off de campeão do que da zona de despromoção

Na jornada 24 do nacional de hóquei em patins, que começou na passada semana e só termina a 25 de abril, o Riba d´Ave/CSJ Group deslocou-se, no sábado, a casa do líder, o Sporting, e perdeu por 6-1. Com esta derrota, a formação ribadavense mantém os 25 pontos e o décimo lugar, tendo quatro de vantagem sobre a zona de despromoção e está a apenas um do play-off de campeão (oito primeiros classificados). Estes dois cenários podem ser alterados, em termos pontuais, depois de concluída a jornada.

A equipa de Raul Meca volta a jogar no dia 27 de abril, penúltima jornada, recebendo o Candelária o “primeiro” na zona de despromoção, com 21 pontos, mas com menos uma partida. Na última jornada, há uma curta visita a Barcelos para defrontar o Óquei Clube local.

Recorde-se que na época passada, o Riba d´Ave também esteve na luta pela manutenção, mas com uma ponta final de grande qualidade entrou nos oito primeiros e disputou o play-off de campeão, perdendo com o FC Porto.

Famalicão: Vinte e quatro Compassos no Dia de Páscoa em Calendário

No dia de Páscoa, mais de cento e vinte pessoas, entre crianças, jovens e adultos, estiveram envolvidas nos vinte e quatro compassos que percorreram toda a freguesia de Calendário.

Com a missão de anunciar Cristo Ressuscitado, da capela de Nossa Senhora de Fátima, após a missa das 7h30, três compassos iniciaram a visita pascal, daquela zona, até à missa das 12h30.

Da igreja de São Miguel o Anjo, após a missa das 8h00, seis compassos, desta zona pastoral começaram a visita pascal quer terminou às 13h00.

Da igreja paroquial e após a celebração da palavra às 8h30, quinze compassos percorreram os restantes lugares, que pertencem à zona da igreja paroquial.

Pelas 17h45, as equipas pascais concentradas no Largo da Castela seguiram em cortejo (foto) até ao salão paroquial onde, às 18h00, foi celebrada a eucaristia de encerramento.