A PASEC organizou, em Foz Côa, mais um encontro de formação internacional do ANIMA Camp, dedicado aos “Líderes do Amanhã”. Foi centrada em Foz Côa, mas houve atividades de formação e educação em Torre de Moncorvo, Meda, Sernancelhe, Penedono e Figueira de Castelo Rodrigo.
Com o tema “De participante a protagonista”, envolveu quarenta jovens delegados eleitos que puderam testar o seu quadro de competências enquanto líderes.
Assim, este encontro de trabalho pretendeu dotar os jovens envolvidos de competências de liderança, cidadania global, gestão de processos de decisão, raciocínio crítico, concertação e negociação e resolução de problemas ao nível de sistemas sociais.
Ao longo dos vários dias de trabalho, os jovens delegados eleitos procuraram olhar para o seu quadro de competências; foram convidados a rever o seu papel no contexto da escola, grupos de amigos, família e projetos em que estão integrados; procuraram desvendar aqueles contextos em que eram somente participantes e os que eram realmente protagonistas.
Além disso, foram discutidas as noções de participação, protagonismo, imobilismo e mudança social.
E encontro de trabalho internacional teve a parceria dos Municípios de Famalicão, Lousada, Foz Côa, Torre de Moncorvo, da SBI de Itália, Município de Sagunto (Espanha), do Instituto Português do Desporto e Juventude e Clube UNESCO para a Diferença Intercultural. Foi apoiada pelo Programa Erasmus + da União Europeia e todos os participantes foram certificados com Youth Pass.