Futebol: Estádios sem restrições de lotação

A Direção-Geral da Saúde libertou os recintos desportivos (estádios e pavilhões) de restrições de lotação, mas mantém-se a obrigatoriedade de certificado de vacinação contra a covid-19 e do uso de máscara.

«A ocupação dos lugares sentados pode ser em conformidade com a capacidade total licenciada do recinto», informa a DGS.

Depois das competições terem sido retomadas sem público, os recintos desportivos passaram a poder acolher um terço da capacidade em 14 de junho e metade em 26 de agosto – data da última atualização da orientação da DGS 009/2021.

 

Famalicenses participam no Europeu de Spartan

Hélder Rodrigues e Ricardo Campos, atletas famalicenses, vão participar no próximo fim de semana, no Spartan Europen Championship 2022 (Campeonato Europeu de Spartan), que vai ter lugar em Sussex, Reino Unido.

Nesta prova vão enfrentar 21.3km num terreno acidentado, numa corrida com 35 obstáculos, entre carregar pesos, subir cordas, obstáculos de suspensão, muita lama e também natação.

Recorde-se que as Spartan Race são corridas de obstáculos muito populares, com quase um milhão de participantes por ano em todo o mundo.

Os famalicenses vão competir com outros atletas europeus qualificados através dos resultados obtidos em provas anteriores.

 

FC Famalicão entra na Taça a jogar na Trofa

O FC Famalicão já conhece o adversário da terceira eliminatória da Taça de Portugal. No sorteio realizada esta tarde, na Cidade do Futebol, e já com as equipas da Liga Bwin, a equipa de João Pedro Sousa vai defrontar o vizinho Trofense, equipa da segunda Liga.

Os jogos ditados pelo sorteio disputam-se no fim de semana de 15 e 16 de outubro.

Famalicão: Atleta da AD Pedome conquista pódio em prova no Porto

A Associação Desportiva de Pedome participou, através da secção desportiva, na Corrida do Parque à Noite, que teve lugar no dia 1 de outubro, no Parque da Cidade do Porto. Chegou ao pódio por intermédio de Rafael Pereira, que foi terceiro, com 22:23, na distância de oito km, com partida e chegada no recinto do Queimódromo.

«É um orgulho para a nossa secção de atletismo ver este e outros atletas crescerem, fruto do seu enorme esforço individual e trabalho coletivo», referem, em comunicado.

Este atleta tem já 6 pódios conquistados na presente época 21/22, em corridas de estrada.

Recorde-se que a Corrida do Parque à Noite é organizada pela Runporto.com, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, Ágora, Associação de Atletismo do Porto e Conselho Regional de Arbitragem da AAP.

 

Famalicão: Chega apreensivo com possibilidade de fecho da maternidade

Em comunicado enviado à imprensa, a Comissão Política Concelhia do Chega de Famalicão manifesta «enorme apreensão», relativamente à possibilidade de um eventual encerramento da maternidade do Hospital de Famalicão.

Os dirigentes do Chega de Famalicão prometem estar na primeira linha «no combate a esta e outras medidas que visam ofender a qualidade de vida do nosso município, suprimindo serviços fundamentais com base em critérios de conveniência política», acusam.

Acredita este partido que a «pretensão do Governo socialista embaterá com a oposição de toda uma comunidade, que não quer ser privada de mais um serviço hospitalar».

O Chega considera que, nos últimos anos, o SNS tem vindo «a sofrer uma degradação progressiva, muito por culpa das políticas da esquerda e extrema-esquerda, esses sim, os verdadeiros responsáveis pelos caos instalado», aponta.

No comunicado, assinado por Pedro Alves, é lançada uma crítica direta ao PS de Famalicão e a Eduardo Oliveira, por ter defendido, nas últimas autárquicas, a construção de um novo hospital em Famalicão e recentemente votado contra a audição do Ministro da Saúde.

 

Famalicão: PCP em ações de defesa do SNS e da maternidade de Famalicão

João Dias e Bernardino Soares, do PCP, participaram em ações públicas no distrito, em defesa do Serviço Nacional de Saúde e, particularmente, na continuidade da maternidade de Famalicão. Na denominada Tribuna Pública “Salvar o SNS, Não a novos cortes e encerramentos!”, os intervenientes abordaram a circunstância de que a pretexto da conclusão do estudo elaborado pela Comissão para Reforma das Maternidades e informação pública de recomendações de novos cortes no Serviço Nacional de Saúde, estarem em circulação notícias que apontam o encerramento da maternidade do Hospital de V.N. Famalicão.

O PCP expressou «uma profunda preocupação» pelo facto do Governo do PS «não ter ainda rejeitado publicamente a possibilidade de encerramento da maternidade», colocando um ponto final «na especulação em torno desta matéria», que, segundo os comunistas, «contribui para a campanha perniciosa em curso movida por setores políticos e sociais empenhados na crescente privatização do SNS com o intuito de promoverem o negócio da doença»

No encontro, foram sublinhadas as boas condições que a maternidade oferece às parturientes e às famílias, resultado das recentes obras de melhoramento dos espaços onde funcionam os serviços de Ginecologia e Obstetrícia do hospital.

Foi recordado, ainda, que a população de V.N. Famalicão «tem vindo a ser prejudicada com encerramentos de unidades de saúde, de que são exemplos os centros de saúde de Landim, Arnoso Santa Maria, e com as consequências das políticas de desinvestimento levadas a cabo por sucessivos governos PS, PSD e CDS».

Nesta ação, para além de João Dias e Bernardino Soares, usaram ainda da palavra Hélder Matos, da Comissão Concelhia de V.N. Famalicão do PCP, e Tânia Silva, membro da Assembleia Municipal de V.N. Famalicão.

 

Famalicão: Bike Tour Tiago Machado é no dia 20 de novembro

A décima segunda edição do Bike Tour Tiago Machado, iniciativa que inclui uma caminhada também aberta à participação de todos os interessados, realiza-se na manhã do dia 20 de novembro, com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho. O passeio decorre a partir da freguesia de Vale S. Martinho, assumindo um cariz solidário e com a presença de atletas de renome. As inscrições devem ser formalizadas em www.acm.pt.

Este passeio de bicicletas é uma oportunidade para pedalar com o ciclista Tiago Machado (Rádio Popular / Paredes / Boavista) que anunciou o fim da carreira profissional este ano e que em 2023 assumirá o cargo de coordenador da academia de ciclismo da Efapel Cycling.

O percurso tem uma extensão de cerca de 18 quilómetros (dificuldade baixa), enquanto a caminhada tem cerca de 6 kms (dificuldade baixa). Os participantes no Bike Tour habilitam-se ao sorteio de vários prémios, sendo que brevemente será anunciada a instituição para qual reverterá a verba angariada.

Fotos: Pedro Sarmento – Lusa