Governo prevê exportações, investimento e consumo a subir

O Programa de Estabilidade apresentado pelo Governo prevê que as exportações cresçam nos próximos dois anos. Este ano podem atingir 8,7% e em 2022 abrandar para os 7,9%.

Esta subida deve-se à previsão de retoma mundial e ao turismo após um ano de 2020 fortemente afetado pela pandemia, que se prolongou pelo início de 2021. Recorde-se que, no ano transato, a queda nas exportações foi de 18,6%.

«Para os anos posteriores, prevê-se que as exportações desacelerem para um crescimento de 4,6% no final do horizonte de projeção [2025] e o crescimento das importações estabilize em torno dos 5,5% ao ano», refere o documento.

Com a melhoria das condições económicas e devido ao Programa de Recuperação e Resiliência, o investimento deve subir. Em 2021, ainda se fica pelos 4%, e em 2024 e 2025 será de 6,3% e 5,7%, respetivamente.

A previsão do Governo é que tanto o consumo público como o privado deverão aumentar.

Famalicão: Acidente com trotinete faz um ferido

Um homem, com cerca de 40 anos, ficou ferido na colisão entre um carro e uma trotinete, na N204, no Louro, em Famalicão.

O acidente aconteceu por volta das 16h30, na Rua Padre Domingos Joaquim Pereira.

Para o socorro foram acionados os B.V.Famalicenses e a vítima, com ferimentos ligeiros, foi encaminhada para o hospital de Famalicão.

Homem apanhado pela PSP a conduzir alcoolizado em Famalicão

Este domingo, em Famalicão, foi detido um cidadão com 54 anos de idade, por condução de veículo automóvel com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei, tendo acusado uma TAS de 1,39 g/l no sangue.

O condutor, informa a PSP, foi notificado para comparecer a tribunal.

Famalicão: Jovens de 17 e 22 anos apanhados pela PSP com droga

Dois jovens, de 17 e 22 anos, foram detidos pela PSP em Famalicão no passado sábado, 6 de junho, por suspeitas de tráfico de estupefacientes.

A detenção ocorreu durante uma ação de patrulhamento preventivo na cidade. Na abordagem, os agentes encontraram na posse dos suspeitos haxixe suficiente para cerca de 13 e 21 doses, respetivamente, tendo a droga sido apreendida.

Os dois detidos foram notificados para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Feira de Famalicão realiza-se no feriado sem qualquer alteração

A feira semanal de Famalicão vai realizar-se normalmente esta quarta-feira, dia 10 de junho, apesar de se assinalar o feriado do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A informação foi confirmada pela Câmara Municipal, que reforça que o espaço estará a funcionar sem alterações, no horário habitual.

Famalicão: TMG faz parte de consórcio internacional para eliminar emissões na indústria automóvel

Segundo o Executive Digest, a TMG Automotive faz parte do consórcio internacional Mission 0 House. Trata-se de uma iniciativa da Polestar e da Lindholmen Science Park que reúne empresas, universidades e centros de investigação para acelerar a transição para uma indústria automóvel com neutralidade climática.

Enquanto especialista em superfícies automóveis e soluções de materiais, sendo uma das maiores fabricantes europeias de interiores para a indústria automóvel, a TMG Automotive aporta a este projeto a sua experiência e capacidade de inovação para acelerar o desenvolvimento de soluções mais alinhadas com a mobilidade do futuro.

O consórcio, que visa a colaboração entre parceiros industriais e académicos da Suécia e de Portugal, está focado no desenvolvimento de soluções inovadoras em áreas como biomateriais, têxteis sustentáveis, materiais recicláveis, aço de emissões ultra-reduzidas e tecnologias de reutilização de CO₂.

Ainda segundo o Executive Digest, o Mission 0 House pretende funcionar como um ecossistema colaborativo de inovação aplicada, promovendo a ligação entre ciência e indústria para acelerar a criação da próxima geração de materiais sustentáveis para o setor automóvel. A TMG Automotive tem como objetivo alcançar a neutralidade carbónica em 2039, uma meta anunciada pela empresa em 2022.

 

Seguro e Montenegro querem emigrantes de volta a Portugal

O Presidente da República, António José Seguro, afirmou que Portugal quer voltar a receber os portugueses que vivem no estrangeiro. As declarações foram feitas no Luxemburgo, durante um encontro com a comunidade portuguesa.

O chefe de Estado destacou que Portugal é um bom país para viver e defendeu que também deve oferecer melhores condições de trabalho.

Já o primeiro-ministro, Luís Montenegro, apelou aos emigrantes e lusodescendentes para continuarem ligados ao país. O governante disse que Portugal conta com todos para ajudar a construir o futuro, seja no estrangeiro ou através de um eventual regresso.

As mensagens marcaram o início das comemorações do Dia de Portugal.