IPCA vai ter residência para estudantes

O IPCA vai ter a primeira residência para estudantes. Já foi feita a escritura pública de um edifício para o efeito. Um sonho concretizado ao final de 26 anos, que trará condições de habitação a preços compatíveis com as condições económicas dos estudantes. É também a possibilidade para o IPCA atrair estudantes de localidades mais distantes e de mais estrangeiros.

A futura residência fica localizada na Rua do Aldão, em Vila Frescaínha S. Martinho, a 200 metros do Campus, em Barcelos.

A aquisição deste edifício foi possível com verbas do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no seguimento da candidatura apresentada no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), tendo sido atribuído cerca de 2.024,00 milhões de euros. A verba destina-se à aquisição do edifício, adaptação e ampliação para responder às exigências de instalação e funcionamento da residência de estudantes. Esta residência terá capacidade para 62 camas a disponibilizar em setembro de 2023.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, no final da escritura, salientou a importância do edifício para o reforço da afirmação na área social e na melhoria das condições de acesso e frequência da comunidade estudantil, contribuindo para a efetiva igualdade de oportunidades e respondendo mais eficazmente às necessidades e expectativas dos estudantes e das suas famílias.

 

 

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Dia Internacional do Voluntariado assinalado na Trofa

A Câmara Municipal da Trofa comemora o Dia Internacional do Voluntário, no dia 5 de dezembro, com uma homenagem a todos os cidadãos que se dedicam à prática do voluntariado no Concelho.

A sessão, intitulada “Sentimentos de um Voluntário”, tem lugar no Auditório Fórum Trofa XXI, pelas 15h00. A primeira parte desta sessão comemorativa será dedicada ao debate e reflexão sobre a temática do voluntariado, nomeadamente, a sua importância para o desenvolvimento local e no seio das diferentes instituições.

«Pela sua dedicação e pelos seus esforços incessantes, todos os voluntários merecem o nosso profundo agradecimento e reconhecimento. Os voluntários são um apoio importante do nosso trabalho, substituindo-se, muitas vezes, às próprias responsabilidades do Estado, e materializando o contributo ativo da comunidade. Sem eles, seriam impossíveis muitas atividades de emergência social e de proteção da dignidade humana», realça Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa.

De recordar que a Câmara Municipal da Trofa tem um Banco Local de Voluntariado aberto à participação de todos os interessados. Mais informações em https://mun-trofa.pt/menu/477/banco-local-de-voluntariado-da-trofa.

 

 

Famalicão: Eco-alunos de Castelões aprendem a costurar

“Desperdício está fora de moda” foi o tema que levou os alunos de 3º e 4º anos da escola básica de Castelões a aprender a costurar. Idealizaram um saco para o pão e, para o conseguirem, tiveram de escolher os tecidos, fazer o molde, o recorte, a costura e a decoração.

Como o estabelecimento de ensino é uma Eco-Escola, faz parte do seu projeto educativo promover atividades que desenvolvam competências no âmbito da formação ambiental. Desta vez, a área de intervenção foi o reaproveitamento de têxteis, numa iniciativa que envolveu a comunidade educativa e com duas sessões de costura nas instalações da Junta de Freguesia, que disponibilizou as máquinas.

Esta atividade inseriu-se na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, iniciativa que decorre anualmente em novembro por toda a Europa e tem como objetivo consciencializar os cidadãos para a redução de resíduos, para a reutilização de produtos e estratégias de reciclagem de materiais. O tema deste ano, “Têxteis Sustentáveis e Circulares”, tem como propósito desafiar os cidadãos a atenderem a estes princípios.

Para assinalar esta semana, a RESINORTE lançou o concurso “Desperdício está fora de moda”, com o objetivo de reaproveitar os têxteis para outras finalidades. Foi o que os alunos de Castelões fizeram e esperam ganhar este concurso provando que são eco-estudantes.

Famalicão: Equipas/grupos da D. Sancho apresentam-se

No dia 23 de novembro decorreu a apresentação dos vários grupos/equipas de desporto escolar do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, apadrinhados por vários elementos do futebol de formação do F. C. Famalicão. Perante bancadas repletas de alunos e professores foram apresentadas as várias equipas, bem como os professores responsáveis e parceiros desportivos.

Nos discursos, de Helena Pereira, diretora do Agrupamento, do vereador do Desporto, Pedro Oliveira, e de Isabel Columbano, Coordenadora do desporto escolar, foi vincada a importância da prática desportiva, designadamente em contexto escolar, como fundamental no bem-estar e na formação integral dos jovens. Depois destas intervenções decorreu uma sessão fotográfica das várias equipas, terminando com uma foto de grupo demonstrativa da dinâmica e entusiasmo com que se vive o desporto na D. Sancho I.

Os responsáveis escolares agradecem a todos os que dão corpo e dimensão ao projeto, bem como ao “sponsor” – Bazar Desportivo – por, mais uma vez, colaborar com o desporto escolar deste agrupamento.

 

Famalicão: “Conferências da Educação” celebra Dia Internacional da Cidade Educadora

Esta quarta-feira comemora-se o Dia Internacional da Cidade Educadora e o Município de Vila Nova de Famalicão, em parceria com a Federação Concelhia das Associações de Pais, a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário e o Centro Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão, assinala a data com mais uma sessão do 4.º Ciclo de Conferências da Educação.

O debate centra-se nas ”Cidades plurais: integrar e valorizar a multietnicidade”, tendo Lurdes Teixeira, socióloga e mestre em Relações Interculturais, como oradora convidada. José Leite e Ademar Carvalho, técnicos do pelouro da Interculturalidade e Integração do Município, são os outros intervenientes no debate, que decorre a partir das 21 horas, no auditório da CESPU.

As inscrições para a Conferência podem ser feitas em http://www.famalicaoeducativo.pt/.

O Dia Internacional da Cidade Educadora é uma celebração que tem como objetivo criar consciência sobre a importância da Educação e dar visibilidade ao compromisso dos governos locais para a destacar como vetor gerador de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social.

Este ano, a celebração tem como tema “Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades”.

Famalicão: Louro/Mouquim distinguida com Selo Escola Amiga da Criança

A EB Louro/Mouquim foi, mais uma vez e pelo quinto ano consecutivo, distinguida pela Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e a LeYa Educação, com o Selo Escola Amiga da Criança 2021. A distinção veio com a quinta edição da iniciativa “Escola Amiga das Crianças”, nas categorias de “Família” e “Digital”.

No âmbito desta iniciativa e (cor)respondendo ao desafio lançado, a EB Louro/Mouquim apresentou dois projetos, “Ler em Família” e “Mobile Learning com a BE”, que foram distinguidos entre milhares de candidaturas de todo o país.

Estes projetos foram implementados com os alunos, através da adoção de estratégias enriquecedoras e significativas, com o objetivo de promoção da leitura, da literacia digital e da formação integral dos alunos, em estreita ligação com a comunidade educativa, uma prática recorrente e que faz parte do ADN desta escola.

 

 

Trofa com verdadeiro espírito natalício

Entre 1 e 23 de dezembro, o centro da Trofa é um verdadeiro Mercado de Natal, com divertimentos gratuitos, desde comboio de natal, mega rampa de gelo, pista de bumpers cars, casa do Pai Natal, presépios gigante, mega parada de Natal, animação de rua, ateliers, gospel, concertos, street food, feira do livro, mercadinho.

A Alameda da Estação e Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro serão os locais onde a animação natalícia, de acesso gratuito, será constante.

A programação será variada com o objetivo de juntar a comunidade trofense no espírito natalício, perdido nos últimos dois anos devido à pandemia.

A inauguração do Mercado de Natal está programada para as 15 horas do dia 1 de dezembro com uma mega parada de Natal a percorrer o centro da cidade.

Mas há dias que a iluminação natalícia dá brilho às ruas da cidade, num convite ao Natal. A novidade deste ano foi a colocação de uma Árvore de Natal gigante com 16 metros de altura na Praça dos Paços do Concelho da Trofa.

A Árvore de Natal é um dos “photopoints” de Natal, onde todos os trofenses e todos aqueles que visitam a cidade podem tirar fotos e partilhar nas redes sociais.

Horário da feira do livro

Segunda a Quinta-Feira – 09h30 – 12h30 | 13h30 – 21h00

Sexta a Domingo – 09h30 -12h30 | 13h30 – 23h00

Horário do mercado

Sexta-Feira – 20h00- 23h00

Sábados, Domingos e Feriados – 15h00-23h00

Horário para a presença do Pai Natal

Sábados e Domingos – 16h00 – 18h00