Mais de uma centena de jovens em projetos europeus

Cento e dezanove jovens, entre os 14 e os 19 anos, estiveram envolvidos em projetos de intervenção socioeducativa e de mobilidade em vários países europeus, através do Programa Ser Europa dinamizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão.

Os projetos de mobilidade foram organizados em colaboração com as escolas e com associações do concelho e mobilizaram 30 jovens, todos do ensino secundário, para países como Itália, Turquia e Espanha. Ao nível dos projetos de intervenção socioeducativa foram quase 90 os que integraram ou iniciaram projetos de ligação à comunidade integrados em associações locais ou na própria comunidade educativa.

Estes projetos tiveram por base a Rede de Clubes Europa, dinamizada pelos técnicos do Projeto Ser Europa, do pelouro da Educação.

Os Clubes Europa são um centro dinamizador de atividades no âmbito da educação para a cidadania europeia. Estes clubes são compostos por técnicos de juventude, professores e alunos que desenvolvem um conjunto de atividades com o objetivo de alargar os conhecimentos sobre a Europa e a União Europeia, desenvolvendo ao mesmo tempo competências no âmbito do associativismo juvenil, intercâmbio de boas práticas, das TIC e linguísticas, tanto na língua materna como em línguas estrangeiras. Os Clubes Europa, que têm como objetivos gerais criar um espírito europeu e contribuir para a criação do sentido de responsabilidade dos alunos enquanto jovens cidadãos europeus, no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural.

Famalicão: Grupo de famalicenses benze coletes antes de peregrinação a Fátima

O grupo de peregrinos “Unidos por Maria” de Vila Nova de Famalicão, vai caminhar até Fátima já a partir da próxima terça-feira.

Os 13 elementos que fazem parte do grupo já cumpriram a primeira etapa do percurso, até ao Porto, no feriado de 25 de abril, estando agora a decorrer os últimos preparativos para a jornada mais longa, de mais de 200 quilómetros, até ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Este sábado, o grupo viu serem benzidos os coletes que os vão acompanhar. O momento aconteceu na eucaristia das 18h00, na igreja de Seide S. Miguel.

Famalicão: Roubam banca / panelas e destroem ‘cozinha’ utilizada por crianças

A cozinha criada pela organização “Mãos na Terra”, numa zona florestal na freguesia de Gondifelos, em Famalicão, foi alvo de furto e vandalismo. O equipamento, utilizado em algumas atividades da organização, ficou completamente destruído.

Do material levado pelos larápios consta uma banca, várias tigelas, panelas e pratos. A estrutura de apoio, em madeira, também terá sido danificada de forma deliberada.

Já é a segunda vez que isto nos acontece.

Responsável pela “Mãos na Terra” em declarações à Cidade Hoje

“Deixaram um rasto de destruição e tristeza num espaço habituado ao sorriso e à alegria das crianças”, refere a organização numa publicação nas redes sociais onde denuncia o ocorrido.

 

Junta de Lousado investe no futuro: bolsas para 46 estudantes do Ensino Superior

A Junta de Freguesia de Lousado, no concelho de Vila Nova de Famalicão, atribuiu bolsas de estudo a 46 estudantes do Ensino Superior residentes na freguesia. A iniciativa, que faz parte do programa de apoio à educação da Junta, visa incentivar e motivar o sucesso académico dos jovens, bem como promover e colaborar na formação de quadros técnicos superiores na região.

As bolsas, foram entregues aos estudantes numa cerimónia realizada na sede da Junta de Freguesia.

Religião: Mais de 100 peregrinos iniciam hoje caminhada de Famalicão a Fátima

Mais de uma centena de peregrinos arranca hoje a sua jornada de fé pelos caminhos de Portugal em direção ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na região de Leiria, no centro do país.

Estas pessoas juntaram-se ao grupo “Peregrinos de Famalicão” que, anualmente, organiza esta mega peregrinação a Fátima.

Antes da partida, o grupo vai concentrar-se, pelas 21h00, no quartel dos Bombeiros Voluntários Famalicenses de forma a receberem todas as informações essenciais para a peregrinação e despedirem-se dos seus familiares. Depois segue-se uma jornada de vários dias, preparada pela organização com pontos já definidos de paragem e dormida.

A Cidade Hoje acompanhou, no feriado de 25 de abril, os preparativos para a peregrinação:

Cazaquistão visita Famalicão esta segunda-feira

O embaixador do Cazaquistão em Portugal, Daulet Batrashev, vai estar em Famalicão esta segunda-feira para convidar as empresas têxteis portuguesas a investirem no país. O objetivo é aproveitar as matérias-primas abundantes do Cazaquistão e a crescente procura por produtos têxteis nos mercados internacionais.

O Cazaquistão oferece medidas de apoio ao investimento num mercado que se considera estar em crescimento. O embaixador Batrashev vai reunir com os dirigentes da Associação Portuguesa do Têxtil e do Vestuário (APTV), com o Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário (CITEVE) e com o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos.

Em cima da mesa poderão estar oportunidades de negócio em parceria, entre o Cazaquistão e Portugal.

Famalicão: Da fuga à despromoção ao play-off de campeão

O Riba d’ Ave Sifamir, que fez grande parte da época a lutar pela manutenção no nacional de hóquei em patins, segue para o play-off de apuramento de campeão, onde estão as oito melhores equipas da primeira divisão.

O feito foi conseguido este sábado, após a vitória, 4-2, sobre o Murches na última jornada da primeira fase, que os ribadavenses fecharam no oitavo lugar, com com 29 pontos. Pedro Silva, Gustavo Pato e Folhetas (2) foram os autores dos golos.

O clube fala de “um histórico 8º lugar nesta fase regular do Campeonato Placard e um histórico play-off de apuramento de campeão para desfrutar. Um trabalho incrível deste grupo de trabalho”, que é liderado por Raul Meca.

O FAC, já despromovido à segunda divisão, perdeu, 0-3, na última jornada com o Benfica. O conjunto famalicense fecha a prova em décimo segundo lugar, com 22 pontos.