Na noite desta terça-feira há uma super-Lua para ver

Na noite desta terça-feira pode ver a primeira super-Lua do ano. A partir das 23h22 vai poder ver a Lua bem mais brilhante e intensa do que é normal.

Ainda durante o verão estão previstas mais duas super-Luas: a 13 de julho e outra a 12 de agosto.

A super-Lua acontece quando o satélite se encontra em fase de Lua Cheia e, simultaneamente, atinge o ponto mais próximo da Terra na sua rotação (distância inferior a 110º do perigeu). No caso do evento desta terça-feira, a Lua vai estar a 357.658 quilómetros de distância da Terra, parecendo maior (até 17%) e mais brilhante (até 30%) do que o habitual.

Covid-19: Isolamento de doentes passa de sete para cinco dias

A ministra da Presidência anunciou, esta quinta-feira, que o período de isolamento por covid-19 vai passar de sete para cinco dias e que a situação de alerta devido à pandemia mantém-se até ao final do mês de julho.

Em conferência de imprensa, Mariana Vieira da Silva promete novidades para os próximos dias, garantindo que vão continuar a vigorar regras do uso de máscaras em determinadas situações, como transportes públicos. A exigência do certificado digital para entrar no país vai deixar de ser obrigatória, referiu a Ministra.

Em tempo de férias, PSP relembra o programa Estou Aqui Criança

Nesta altura de férias, a PSP relembra que está em curso programa Estou Aqui Criança que visa agilizar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e promover o seu rápido retorno à família.

As pulseiras Estou Aqui destinam-se a crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 10 anos e possuem um código alfanumérico, único, sem qualquer relação com dados pessoais. São válidas em todo o território nacional e podem ser solicitadas tanto para crianças residentes em Portugal como não residentes.

Caso a criança portadora da pulseira se perca, qualquer pessoa que a encontre somente necessita contactar a PSP por intermédio do número de emergência nacional (112) e comunicar onde se encontra e qual o código da pulseira que a criança tem consigo. A Polícia de Segurança Pública tratará de informar a família e assegurar de imediato o reencontro familiar.

Preço dos combustíveis deve baixar (pouco) na próxima semana

Depois de mais de um mês de sucessivas subidas, na próxima segunda-feira, o preço dos combustíveis deverá descer, avança a CNN Portugal. Trata-se de um alívio de poucos cêntimos.

O preço do litro do gasóleo deverá descer cerca de três cêntimos, já o da gasolina deverá cair cerca de 2,5 cêntimos.

 

Greve na CP decretada para esta quinta-feira

A greve decretada por uma organização sindical, para o período entre as 00h00 desta quinta-feira e as 07h00 de sexta-feira, vai provocar perturbações muito significativas, com forte impacto nos dias anterior e seguinte, em todos os serviços com origem e/ou destino na região Norte, Coimbra e Linha do Oeste, avisa a CP – Comboios de Portugal.

Não se prevê, ainda, serviços Internacional Celta, Urbanos do Porto e Urbanos de Coimbra.

A CP, em comunicado, garante que «envidará todos os esforços para prestar o melhor serviço possível aos seus clientes, apesar dos constrangimentos decorrentes desta situação».

Aos clientes que já tenham adquirido bilhete para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Interregional e Regional, será permitido o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita, para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe.

A CP recomenda a obtenção de informação sobre o estado da circulação de comboios, através do contacto com os canais de informação da empresa, cp.pt ou Linha de Atendimento – 808 109 110 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

Chef famalicense dá brilho a estrela Michelin de restaurante português no Dubai

O restaurante Tasca by José Avillez, no Dubai, conquistou uma estrela na primeira edição do Guia Michelin desta cidade dos Emirados Árabes Unidos. A distinção tem um toque famalicense, dado que José Barroso é o chef executivo do espaço. Aliás, foi José Barroso que, durante a gala, subiu ao palco para vestir a jaleca com uma estrela e, em nome de Avillez, agradeceu a distinção.

Em declarações ao Expresso, José Avillez fala de «uma grande emoção» e assume que a distinção «foi inesperada porque, apesar de saber que fazemos um ótimo trabalho e que temos uma equipa espetacular, as estrelas Michelin são coisas raras, e este ano é o primeiro em que o guia entra no Dubai».

O ” Tasca” é o primeiro restaurante internacional de Avillez. Foi inaugurado há cerca de três anos e apresenta um menu de cozinha portuguesa.

A estrela Michelin é uma das maiores distinções atribuídas a restaurantes pela excelência da cozinha.

 

A subida (mas também descida) dos combustíveis a cada início da semana

Ao início de cada semana, os condutores já sabem que devem preparar-se para alterações no preço dos combustíveis.

Esta segunda feira, o gasóleo deverá subir quatro cêntimos, enquanto que a gasolina desce dois cêntimos por litro.

Estas atualizações, quer da gasolina simples 95 quer o do gasóleo simples, mantêm o preço por litro acima dos dois euros.