“Para eles estou morta, mas eu quero viver”: O apelo de Ângela que procura a “luz ao fundo do túnel”

Uma jovem de Viana do Castelo, com 23 anos, recorreu às redes sociais para lançar um apelo urgente, depois de enfrentar complicações graves na sequência de um transplante de medula. Segundo relata, foi-lhe detetado “um fungo muito difícil de tratar”, um aspergiloma, que tem agravado de forma séria o seu estado de saúde.

“Esse fungo está a matar-me aos poucos”, escreveu. A jovem afirma que já não está a receber acompanhamento adequado, no IPO do Porto: “Aqui já não fazem mais nada por mim, desistiram de mim. Retiraram-me a medicação, deixaram de me fazer exames. Para eles, estou morta.”

O desabafo tornou-se ainda mais duro após ouvir, segundo conta, um dos médicos dizer “que é dar tempo ao tempo até que tudo se encerre”. Apesar disso, garante manter a esperança: “Para mim existe uma grande vontade de viver, e uma esperança de que tudo vai ficar bem.”

A jovem sublinha que não pede dinheiro, apenas outra oportunidade de tratamento. Refere ainda que existe um hospital em Manchester especializado no fungo que a afeta, e que uma transferência poderia dar-lhe uma possibilidade real de lutar.

“Não vos peço dinheiro. Apenas peço a vossa ajuda, as vossas partilhas, uma segunda opinião e uma transferência para um hospital que me queira tentar tratar”, escreveu.

Numa mensagem marcada pelo desespero, termina o apelo pedindo empatia: “Peço a vossa ajuda como se fosse vossa irmã, vossa filha, ou alguém muito querido por vocês.”

Deixe um comentário

Caso de Ângela Pereira: IPO confirma que “nenhum tratamento foi eficaz” para jovem que lançou apelo na net

O IPO do Porto pronunciou-se sobre o caso de Ângela Pereira, a jovem, de 23 anos, diagnosticada com uma doença oncológica, apresenta um “prognóstico muito reservado”. Segundo o instituto, nenhuma das abordagens médicas realizadas até agora teve sucesso.

A jovem já passou por seis linhas de quimioterapia, um auto e um alotransplante de medula óssea e desenvolveu uma infeção grave nos pulmões, resistente a todos os antifúngicos disponíveis, sendo necessária cirurgia.

A equipa de Cuidados Paliativos ajustou a terapêutica e é prestado acompanhamento psicológico. O IPO reafirma o compromisso com cuidados de qualidade e humanizados, garantiu ao jornal Correio da Manhã.

Entretanto, a jovem fez um apelo nas redes sociais, na tentativa de encontrar alguma unidade hospitalar que lhe garanta um tratamento.

“Para eles estou morta, mas eu quero viver”: O apelo de Ângela que procura a “luz ao fundo do túnel”

Dia do Antigo Aluno do Colégio das Caldinhas fortalece os laços entre gerações

O Colégio das Caldinhas prepara-se para receber, na próxima segunda-feira, mais uma edição do Dia do Antigo Aluno, uma iniciativa anual que visa fortalecer os laços entre gerações e celebrar a partilha de memórias e valores que marcam a identidade desta instituição de ensino.

O evento, organizado pela Associação dos Antigos Alunos do Colégio das Caldinhas, é uma oportunidade única para ex-alunos, professores, pessoal e prefeitos se reencontrarem, revisitarem os espaços emblemáticos do Colégio e relembrarem as experiências vividas ao longo do percurso académico.

Este convívio insere-se nas comemorações do Dia da Imaculada Conceição, Padroeira do Colégio, reforçando a tradição cristã e o espírito de comunidade que caracterizam a escola.

De acordo com Adriano Barreto Ramos, presidente da AAACC, há uma forte convicção de que o evento será realizado com grande qualidade e deixará uma impressão duradoura na memória dos participantes. «Este Dia do Antigo Aluno é sempre um destaque no nosso programa anual, já que buscamos reunir novamente gerações do Colégio cujas idades muitas vezes diferem em mais de sessenta anos. O dia é marcado por um espírito de nostalgia, amizade e companheirismo entre Antigos Alunos de todo o país, que retornam à casa-mãe para celebrar juntos», acrescenta este responsável.

A programação, já divulgada nas redes sociais, inicia-se às 8h45 com a receção aos Antigos Alunos, seguida do Torneio António Soberano, às 10h00, missa às 12h00, fotografia de grupo às 13h15 seguido pelo almoço às 13h30. Destaca-se, ainda, a homenagem aos Antigos Alunos que concluíram o seu ciclo no Colégio há 50 anos, bem como a tradicional visita guiada e magusto.

A Associação solicita que todos os interessados em estar presentes preencham o formulário disponível online indicando a sua participação nas diversas atividades previstas.

Este convite estende-se a toda a comunidade de antigos alunos e suas famílias, esperando-se uma forte adesão e um reencontro marcado pela amizade e partilha de valores.

Mais informações podem ser consultadas nas redes sociais do Colégio das Caldinhas.

O Colégio das Caldinhas é um complexo educativo constituído pelo Instituto Nun’Alvres (INA), pelo Jardim de Infância, pela OFICINA Escola Profissional, pelo Conservatório de Música e pela escola profissional ARTAVE. É também comum referir-se o Instituto Nun’Alvres, a primeira escola a ser criada, apenas como Colégio das Caldinhas.

Grandes máquinas e grandes descontos no Stock-Off Cardan

A Cardan está a preparar a maior ação comercial de 2025! O Stock-Off Cardan é uma campanha exclusiva que decorre apenas nos dias 5 e 6 de dezembro, dedicada a viaturas seminovas e usadas das marcas Peugeot, Kia, Hyundai, Fiat, Jeep, Alfa Romeo, Mazda, Mitsubishi e Abarth.

Dois dias que prometem fantásticos negócios de final de ano, com descontos únicos, válidos apenas durante 5 e 6 de dezembro.

Entre citadinos, utilitários, familiares, carrinhas e SUV’s, de diversas motorizações, com garantia até 7 anos, a Cardan preparou uma seleção especial de viaturas que constituem a oportunidade ideal para quem procura mudar de carro neste final de ano, seja para uso pessoal ou para reforçar a frota da sua empresa.

Para facilitar ainda mais a decisão, a Cardan disponibiliza avaliação de retoma imediata, garantindo rapidez, transparência e condições altamente competitivas.

O Stock-Off Cardan é a escolha certa para quem quer fazer um excelente negócio antes do fecho do ano, beneficiando de vantagens exclusivas irrepetíveis em 2025.

Encontre as grandes oportunidades dias 5 e 6 de dezembro em Braga, Guimarães, Maia, Famalicão, Penafiel e Vila do Conde e feche 2025 com um grande negócio!

Marque já o seu lugar: https://www.cardan.pt/stock-off-cardan

Famalicão: PSP detém condutores sob efeito do álcool

No último fim de semana, a PSP deteve três cidadãos com 27, 29 e 50 anos, nas cidades de Vila Nova de Famalicão e Braga, por condução sob efeito do álcool com uma taxa superior à permitida por lei, tendo acusado valores entre 2,72 e 1,40 gramas por litro de sangue.

Um dos detidos esteve envolvido num acidente de viação. Os três foram notificados para comparecer junto dos respetivos Tribunais de Famalicão e Braga.

Município de Vila Verde recebe a 28.ª Gala d´”O Minhoto”

Vila Verde recebe, a 26 de janeiro, a XXVIII Gala de Entrega dos Troféus Desportivos “O Minhoto”. A cerimónia terá lugar na Adega Cultural de Vila Verde, município onde o desporto «tem um papel fundamental na vida da nossa comunidade e pode afirmar-se, com segurança, que somos um território desportivo, pelas excecionais condições para a prática das diferentes modalidades e também pela quantidade e qualidade de praticantes», afirma Júlia Fernandes. A presidente da Câmara Municipal refere, ainda, que «é com satisfação redobrada que acolhemos, pela segunda vez, a gala deste evento», sendo que a primeira aconteceu na oitava edição, realizada em 2005.
A organização, representada por Olga Menezes, manifesta «profundo agrado pelo acordo firmado, numa colaboração preciosa para poder continuar a cumprir-se, ano após ano, o desiderato de levar a efeito a grande festa do desporto minhoto, mantendo o princípio de rotatividade concelhia, no acolhimento das galas – uma das regras basilares do evento – que mais não pretende ser de que uma forma de reconhecimento público ao mérito de todos os envolvidos no fenómeno desportivo da região».
Esta Gala tem como objetivo reconhecer e premiar o mérito de clubes, dirigentes, treinadores, árbitros e atletas que mais se destacaram na prática das suas modalidades, na região do Minho, nos distritos de Braga e Viana do Castelo, num total de 24 municípios e 1 093 287 habitantes.
Na cerimónia está prevista a presença de cerca de meio milhar de convidados da região e do país, num evento onde serão atribuídos cerca de três dezenas de troféus nas diferentes áreas passíveis de prémio, entre elas, Grande Prémio do Júri – Individual e Coletivo, Consagração, Revelação, entre outros.
O júri desta iniciativa – Cidade Hoje faz parte desde a primeira edição -, é responsável, através de votação em três fases distintas, pelas nomeações e escolha dos premiados, após ter aprovado o regulamento por onde se rege este evento. Integram-no mais de uma centena de membros, entre jornalistas desportivos (imprensa, rádio, televisão e digitais, que abrangem os diferentes municípios da região Minho e de âmbito nacional) e entidades ligadas ao desporto (federações, associações de clubes e desporto escolar).
Recorde-se que este projeto, pelo seu valor e mérito, tem colhido, ao longo dos anos, a colaboração de diversos organismos e entidades, entre os quais, a Secretaria de Estado do Desporto, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Comité Olímpico de Portugal, o Comité Paralímpico de Portugal, a Confederação do Desporto de Portugal, o Turismo do Porto e Norte de Portugal (Entidade Regional), os 24 Municípios da região e inúmeras Associações de Clubes e Federações Desportivas.
A Associação “A Nossa Terra” conta para a produção do evento, com a Direnor Lda., que assumirá a produção da revista oficial, entre outras tarefas necessárias ao bom cumprimento dos objetivos propostos.

 

O Ave é um dos motores industriais mais importantes de Portugal

O Ave é, há décadas, «um dos mais importantes sistemas produtivos da Península Ibérica, «com uma capacidade excecional de exportação, inovação incremental, flexibilidade e adaptação às transformações económicas globais». A garantia e reconhecimento foram dados, na passada sexta-feira, em Famalicão, pelo presidente da CCDR Norte no âmbito da iniciativa “Ouvir o Território, Construir o Futuro”. António Cunha reconheceu, também, que a região é o coração industrial da Região Norte. Aqui se concentra uma parte substancial da nossa força produtiva, da nossa capacidade de exportar e da nossa ambição coletiva de modernização económica».

No decurso da iniciativa, um conjunto de reuniões semestrais com as oito Entidades Intermunicipais da Região Norte, a CCDR Norte apresentou os resultados dos programas de investimento na sub-região, que somam 1,1 mil milhões de euros.

No âmbito do Portugal 2030, destacam-se investimentos para a modernização produtiva e digitalização das PME; reforço da eficiência energética e da transição verde; melhoria das infraestruturas educativas e dos centros de formação, bem como a promoção da mobilidade sustentável e da regeneração urbana. Já no PRR, realce para iniciativas orientadas para a descarbonização industrial, para a qualificação e formação avançada, para o aumento da oferta de habitação acessível para trabalhadores e para a transformação digital dos serviços públicos. No PEPAC 2023-2027, evidenciam-se o apoio à modernização das pequenas produções agrícolas, a valorização das fileiras agroalimentares complementares e o reforço da sustentabilidade dos territórios rurais.

Os investimentos que temos em curso representam um conjunto notável de oportunidades com enorme capacidade de transformação. Mas, perante as metas ambiciosas do Portugal 2030 e do PRR até 2026, é decisivo acelerarmos ainda mais o ritmo de execução.

Entre as operações com maior custo elegível atualmente em execução, destacam-se investimentos de grande escala nos concelhos de Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Fafe, distribuídos pelas áreas do desenvolvimento urbano e da competitividade empresarial. Na área do crescimento e competitividade das PME, em Vila Nova de Famalicão destaca-se a operação da Lourofood, Lda., que envolve a robotização e modernização dos sistemas de gestão da produção, o aumento da área de implantação, da capacidade produtiva e de armazenagem, bem como a instalação de energia fotovoltaica com baterias. O projeto representa um investimento elegível de 13,35 milhões de euros, apoiado em 4,67 milhões de euros.

«Os investimentos que temos em curso representam um conjunto notável de oportunidades com enorme capacidade de transformação. Mas, perante as metas ambiciosas do Portugal 2030 e do PRR até 2026, é decisivo acelerarmos ainda mais o ritmo de execução. Este é o momento de unirmos esforços, de reforçarmos a determinação e de garantirmos que cada projeto se concretiza em tempo útil, para que o território beneficie plenamente deste ciclo único de investimento», António Cunha que reforçou o compromisso de continuar o diálogo próximo com os territórios, preparando, em conjunto com os autarcas e outros atores regionais, o quadro de programação pós-2027.

O líder da CCDR Norte destacou que os principais clusters do Ave enfrentam uma transição profunda, pressionados por concorrência global de baixo custo, exigências ambientais cada vez mais rigorosas, automatização crescente, novos padrões de consumo e de moda e digitalização acelerada de processos produtivos. Por isso, avisou, que o que está em causa é produzir melhor. «Subir na cadeia de valor significa apostar em design e moda, materiais avançados e circularidade, automação e digitalização, incluindo inteligência artificial. O Ave está preparado para liderar uma nova geração de indústrias: mais verdes, mais inteligentes e mais criativas».

Mário Passos, presidente da CIM do Ave, mostrou-se satisfeito com a reunião e sublinhou que o Ave está plenamente empenhado em construir uma visão comum para o próximo ciclo de programação, assente na qualificação, na tecnologia e na sustentabilidade, garantindo que o território continue a contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento do Norte e do país.