REQUIÃO ABRE LOJA SOCIAL E SONHA COM AUDITÓRIO

A Loja Social de Requião, sediada na Junta de Freguesia, tem roupa, calçado, brinquedos, material ortopédico, assistência medicamentosa e apoio social com orientação para casos de alcoolismo e toxicodependência. Nesta primeira fase há 30 famílias assinaladas.

A inauguração ocorreu no dia 2 de setembro, sábado, benzida pelo pároco Domingos Machado, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Famalicão, que classificou esta valência social como «um balão de oxigénio para as pessoas que precisarem».

O presidente da Junta de Freguesia, João Pereira, explicou que o objetivo é garantir «um apoio diferenciado, de acordo com as necessidades, para que as nossas famílias mais carenciadas não recebam só o costume, como arroz e massa, mas aquilo que realmente precisam, em tempo oportuno e com dignidade». Por isso, referiu, que esta obra será assinalada «não pela grandeza material, mas pela grandeza humana».

Esta Loja Social tem a responsabilidade de ajudar o próximo, no presente e no futuro, mas não funcionará sem donativos. Por isso, se puder ajudar, está aberta para receber donativos aos sábados, das 9 às 12 horas.

No sábado foi, ainda, inaugurado o Mural da Juventude, uma intervenção artística desenvolvida no muro do campo de jogos da freguesia, ao lado da Junta. Os responsáveis pelo projeto são os Youth Urban do pelouro da Juventude, em parceria com a Junta, um grupo de jovens e a “Casa ao Lado” que tem a casa “Nozes de Prata”. A pintura reproduz a lenda da Pedra Mágica, que narra a história de Ricila e da sua amada Bárbara, ocorrida no início da nacionalidade portuguesa.

O sonho de um auditório persiste na atual Junta de Freguesia que terá o apoio do município de Famalicão para a sua concretização.

O presidente da Câmara Municipal mostrou-se em sintonia com o objetivo da Junta de Freguesia e adiantou que já tem existido reuniões de trabalho com este propósito.

Segundo informações adiantadas no dia de inauguração da Loja Social, o auditório será construído no antigo campo de futebol (ao lado do cemitério) que já é propriedade da freguesia.

Famalicão: Homem atropelado junto à PSP

Um homem foi, ao final da tarde desta quarta-feira, atropelado no centro da cidade de Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 18h40, na Avenida 25 de Abril, nas proximidades da PSP. Apesar do local ser muito utilizado para o atravessamento de peões, desconhece-se se o atropelamento se deu numa passadeira.

A vítima, com ferimentos considerados leves, foi assistida no local pelos Bombeiros Voluntários Famalicenses e transportada para o hospital local.

Famalicão: Câmara Municipal intervém na rede viária de Gondifelos e Outiz

O executivo municipal tem em curso algumas intervenções com vista à melhoria das condições da rede viária nas freguesias de Gondifelos e Outiz.

É o caso do troço da Estrada Municipal 572, na rua Comendador Costa e Sá, em Outiz, que está, desde esta quarta-feira, encerrado ao trânsito – exceto a moradores – para repavimentação e colocação de sinalização horizontal. A intervenção na via, que faz a ligação entre os limites de Outiz e a freguesia do Louro, conta com um investimento municipal de cerca de 150 mil euros e com um prazo de execução de 60 dias.

Em Gondifelos, a intervenção recai sobre a ponte da Gravateira que, a partir da próxima segunda-feira, 4 de dezembro, estará cortada ao trânsito para obras de ratificação das guardas de segurança, limpeza e recuperação da alvenaria. Trata-se de uma empreitada orçada em cerca de 16 mil euros, que vai obrigar ao corte do trânsito nas próximas duas semanas.

Famalicão: Escolas celebram o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

Numa promoção da Língua Gestual Portuguesa (LGP), da cultura surda, da inclusão e respeito pela diversidade, as escolas do ensino básico do 1.º ciclo de Esmeriz, Cabeçudos e Dr. Nuno Simões de Famalicão, todas do Agrupamento D. Sancho I, sensibilizaram a comunidade escolar.

A atividade, que aconteceu no dia 15, foi organizada e dinamizada pelo professor de educação especial João Miguel Fernandes, que labora no agrupamento de Escolas D. Sancho I e que já trabalhou com alunos surdos noutras escolas.

Durante a atividade, foram partilhados posters com o alfabeto da LGP, que permite soletrar as palavras com as mãos. Os alunos puderam aprender a fazer os gestos das letras e a escrever os seus nomes em LGP. Também foram mostrados vídeos com gestos do dia-a-dia das pessoas surdas, como cumprimentar, agradecer, pedir desculpa, etc. Os alunos ficaram curiosos e entusiasmados com a LGP e fizeram muitas perguntas ao professor João Miguel.

O Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa foi instituído em 2003, para comemorar a data da publicação da Constituição da República Portuguesa que reconheceu a LGP como língua oficial. A LGP é uma língua natural, com uma gramática e um vocabulário próprios, que permite às pessoas surdas comunicarem entre si e com os ouvintes.

 

Famalicão: Escuteiros de S. Cosme angariam fundos para as festas de Natal

Com o aproximar da época natalícia, o Agrupamento de Escuteiros de Vale S. Cosme prepara as festas de Natal na freguesia.
Uma das primeiras iniciativas decorre no próximo sábado, com um peditório pelas ruas da comunidade, a partir das 13H30.
Depois, no final da eucaristia (17H45) inaugura as luzes de Natal no adro de Vale São Cosme.

Famalicão: Rua Barão da Trovisqueira vai ser requalificada

O município vai intervir na rua Barão da Trovisqueira, no centro da cidade, com pavimentação, renovação da faixa de rodagem e requalificação dos passeios na sua total extensão.

A intervenção vai decorrer em três fases distintas de forma a minimizar os condicionamentos ao trânsito e aos moradores. Assim, será entre a Escola D. Sancho I e o entroncamento com a rua António Silva Rego; entre o entroncamento com a rua António Silva Rego e a Avenida de França e, por fim, entre a Praça 9 de Abril e o Parque 1.º de Maio.

Esta empreitada conta com um investimento de 136 mil euros, começa já na próxima segunda-feira, dia 4 de dezembro, com corte da via e condicionamento ao trânsito desde a Escola D. Sancho I até à Avenida de França e tem um plano de execução de 90 dias.

Melhoria da rede viária em Gondifelos e Outiz

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão tem, também, em curso intervenções com vista à melhoria das condições da rede viária nas freguesias de Gondifelos e Outiz.

É o caso do troço da Estrada Municipal 572, na rua Comendador Costa e Sá, em Outiz, que está, a partir desta quarta-feira, encerrado ao trânsito – exceto a moradores – para repavimentação e colocação de sinalização horizontal. A intervenção na via, que faz a ligação entre os limites de Outiz e a freguesia do Louro, conta com um investimento municipal de cerca de 150 mil euros e com um prazo de execução de 60 dias.

Em Gondifelos, a intervenção do município recai sobre a ponte da Gravateira que, a partir da próxima segunda-feira, 4 de dezembro, estará cortada ao trânsito para obras de ratificação das guardas de segurança, limpeza e recuperação da alvenaria. Trata-se de uma empreitada orçada em cerca de 16 mil euros, que vai obrigar ao corte do trânsito nas próximas duas semanas.

 

 

 

 

Famalicão: FAC e Riba d´Ave iniciam caminhada na Taça de Portugal

As duas equipas famalicenses de hóquei em patins começam, este sábado, a caminhada na Taça de Portugal. Nos 32 avos de final, o FAC joga, às 21 horas, na Marinha Grande, contra o SC Marinhense, formação da 2.ª divisão nacional.

O Riba d´Ave/Sifamir joga às 18 horas, em casa da Juventude Azeitonense, formação que milita no terceiro escalão nacional.