Trofa: Concerto da Mariza com entrada livre

A fadista Mariza atua na inauguração dos novos Paços do Concelho da Trofa, a 5 de novembro, às 18h30, nos Parques D.ª Srª das Dores e dr. Lima Carneiro. Tem entrada livre.

«Num dia tão especial para a Trofa e para os trofenses, tínhamos que terminar com alguém muito especial. A Mariza, para além de ser a embaixadora da música portuguesa do século XXI, tem canções que retratam bem a luta, a resiliência e, sobretudo, a garra e a força do nosso concelho», explica Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa.

Mariza lançou o seu mais recente trabalho no final de 2020 na sequência da edição do single “Lágrima”. Conta com uma carreira internacional de sucesso, onde acumulou êxitos e prémios.

 

11 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Dia Internacional do Voluntariado assinalado na Trofa

A Câmara Municipal da Trofa comemora o Dia Internacional do Voluntário, no dia 5 de dezembro, com uma homenagem a todos os cidadãos que se dedicam à prática do voluntariado no Concelho.

A sessão, intitulada “Sentimentos de um Voluntário”, tem lugar no Auditório Fórum Trofa XXI, pelas 15h00. A primeira parte desta sessão comemorativa será dedicada ao debate e reflexão sobre a temática do voluntariado, nomeadamente, a sua importância para o desenvolvimento local e no seio das diferentes instituições.

«Pela sua dedicação e pelos seus esforços incessantes, todos os voluntários merecem o nosso profundo agradecimento e reconhecimento. Os voluntários são um apoio importante do nosso trabalho, substituindo-se, muitas vezes, às próprias responsabilidades do Estado, e materializando o contributo ativo da comunidade. Sem eles, seriam impossíveis muitas atividades de emergência social e de proteção da dignidade humana», realça Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa.

De recordar que a Câmara Municipal da Trofa tem um Banco Local de Voluntariado aberto à participação de todos os interessados. Mais informações em https://mun-trofa.pt/menu/477/banco-local-de-voluntariado-da-trofa.

 

 

Famalicão: Liga de Ribeirão inaugura novo memorial de homenagem aos combatentes do Ultramar

O Núcleo da Liga dos Combatentes da vila de Ribeirão inaugurou, no passado sábado, um novo memorial de homenagem aos combatentes do Ultramar.

As cerimónias contaram com a presença do presidente da autarquia, Mário Passos, do presidente do núcleo da Liga dos Combatentes, José Ferreira dos Santos, e do presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues. O autarca local, Leonel Rocha, bem como representantes de outras entidades, também marcaram presença neste momento.

Na ocasião, o edil famalicense, que no passado dia 11 de novembro recebeu das mãos de Chito Rodrigues a Medalha de Honra ao Mérito da Liga dos Combatentes, aquando das comemorações do 104º aniversário do Armistício da Grande Guerra, encarou a homenagem como «um ato de respeito e de homenagem por todos aqueles que interromperam a sua trajetória de vida para combater no Ultramar, mas também para as suas famílias».

O presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes de Ribeirão, José Ferreira dos Santos, garantiu que o Núcleo «vai continuar a honrar o nome de todos aqueles que lutaram no Ultramar».

«Um farol de memória para as gerações mais antigas e uma referência na história para as futuras gerações». Assim viu, o presidente da Liga dos Combatentes, o novo mural.

Chito Rodrigues elogiou, ainda, a Câmara Municipal. «Ao associar-se a esta oportuna e generosa atitude, também reafirma a sua ligação à Liga dos Combatentes».

 

Famalicão: Igreja de Joane recebe concerto de “Melodias de Natal”

A Rusga de Joane apresenta, na tarde de domingo, às 15h30, o concerto “Melodias de Natal”, que será cantado na Igreja Paroquial da vila.

O concerto iniciará com o grupo anfitrião, a Rusga de Joane, com cantigas tradicionais religiosas, alusivas ao Natal e recolhidas na comunidade e nos cancioneiros populares da região minhota.

Nesta iniciativa atua, também, a fadista Patrícia Costa com “Um Natal Português”. Tratam-se de melodias distantes, quase perdidas na memória, que devolvem aromas, lugares, pessoas e vivências, envoltos no sentimento mais português: a saudade.

Famalicão: Clube de todo-o-terreno de Ruivães tem nova sede

O Clube TT Botta Fio, de Ruivães, tem uma nova sede que foi inaugurada no passado sábado. No antigo edifício da Escola Pré-primária, o novo espaço foi apresentado a todo os sócios e amigos desta associação. O edifício foi cedido pela Câmara Municipal, mediante protocolo, cuidando o clube do restauro de uma das salas, tornando-a mais agradável e acolhedora para servir de ponto de encontro dos sócios e para a preparação das atividades do clube. Este projeto teve, desde início, o apoio da Junta de Freguesia, na pessoa do seu presidente Duarte Veiga que marcou presença na abertura oficial da sede.

O Clube TT Botta Fio foi legalmente constituído 14 de abril de 2008, depois de ter já organizado algumas atividades. O objetivo da associação é promover atividades recreativas de aventura ao ar livre, tendo já realizado eventos pontuáveis para os campeonatos nacionais de Navegação e Trial 4×4, sendo reconhecida a nível regional e nacional e atraindo às suas organizações participantes de vários pontos do país.

Com a nova sede, constituída por um bar e uma sala de reuniões, num total de 60 metros quadrados, o Botta Fio espera que seja um ponto de encontro dos aficionados do todo-o-terreno em geral e dos seus sócios em particular.

Famalicão: Ingressos disponíveis para a homenagem a Margarida Malvar

A homenagem a Margarida Malvar, pela associação Casa da Memória Viva, a 1 de dezembro, é de entrada livre, mas requer levantamento de bilhete.

Os ingressos estão disponíveis até ao próximo dia 30, na OPS Seguros, R. Ernesto Carvalho, 150 (até às 17 horas); na Pipe’s Bazar, Av. 25 de Abril, 124; Fontenova Livraria, Al. Luís de Camões, 142; e Casa Freitas, R. de Santo António, 59. No dia do evento, serão disponibilizados os ingressos sobrantes na Casa das Artes, entre as 14 e as 16,30 horas.

O espetáculo irá realizar-se no grande auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Do programa sobressai um concerto do Coral de Letras da Universidade do Porto e a declamação de poemas de Cristina Pizarro e Salvador Coutinho, advogado e decano dos poetas famalicenses.

Recorde-se que a homenagem é da associação famalicense Casa da Memória Viva (CMV), que enaltece os feitos da primeira mulher famalicense a licenciar-se em Direito e a exercer advocacia no concelho.

Nesta apresentação famalicense, com início às 17 horas do “Dia da Restauração da Independência”, o Coral de Letras da UPorto será dirigido por Pedro Guedes Marques, tendo José Luís Borges Coelho como maestro titular, cabendo ao Professor Fausto Neves o acompanhamento ao piano.

Do repertório constam nove “Canções Heróicas”, de Fernando Lopes-Graça, numa escolha musical que pretende realçar a «preenchida vida cívica e política de uma cidadã desde muito jovem comprometida com as causas da Liberdade, da Democracia e da dignificação da Mulher», sublinha Carlos de Sousa, presidente da CMV.

Trofa com verdadeiro espírito natalício

Entre 1 e 23 de dezembro, o centro da Trofa é um verdadeiro Mercado de Natal, com divertimentos gratuitos, desde comboio de natal, mega rampa de gelo, pista de bumpers cars, casa do Pai Natal, presépios gigante, mega parada de Natal, animação de rua, ateliers, gospel, concertos, street food, feira do livro, mercadinho.

A Alameda da Estação e Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro serão os locais onde a animação natalícia, de acesso gratuito, será constante.

A programação será variada com o objetivo de juntar a comunidade trofense no espírito natalício, perdido nos últimos dois anos devido à pandemia.

A inauguração do Mercado de Natal está programada para as 15 horas do dia 1 de dezembro com uma mega parada de Natal a percorrer o centro da cidade.

Mas há dias que a iluminação natalícia dá brilho às ruas da cidade, num convite ao Natal. A novidade deste ano foi a colocação de uma Árvore de Natal gigante com 16 metros de altura na Praça dos Paços do Concelho da Trofa.

A Árvore de Natal é um dos “photopoints” de Natal, onde todos os trofenses e todos aqueles que visitam a cidade podem tirar fotos e partilhar nas redes sociais.

Horário da feira do livro

Segunda a Quinta-Feira – 09h30 – 12h30 | 13h30 – 21h00

Sexta a Domingo – 09h30 -12h30 | 13h30 – 23h00

Horário do mercado

Sexta-Feira – 20h00- 23h00

Sábados, Domingos e Feriados – 15h00-23h00

Horário para a presença do Pai Natal

Sábados e Domingos – 16h00 – 18h00