
País
2020 vai ser menos generoso em pontes e fins de semana prolongados

Três Núcleos da JSD reativaram funções com a eleição de novas direções. Assim, Vasco Osório preside ao Núcleo de Vila Nova de Famalicão/Calendário; Raquel Araújo, dirige o Núcleo de Ribeirão; Catarina Brandão é a líder do Núcleo de Oliveira Santa Maria.
A JSD Famalicão reafirma o seu compromisso com o PSD Famalicão e com Sofia Fernandes à frente da Comissão Política Concelhia. «As próximas eleições autárquicas serão um momento decisivo para a sua liderança, e a JSD está determinada a apoiar o PSD na reeleição de Mário Passos como Presidente da Câmara Municipal», diz a JSD.
Esta estrutura partidária sublinha que «estas eleições refletem a dinâmica e a vitalidade da JSD no concelho, promovendo a renovação e o fortalecimento das suas estruturas locais. Os novos líderes comprometeram-se a trabalhar em prol da juventude, incentivando a participação cívica e contribuir para o desenvolvimento da região».
Dos eleitos, Vasco Osório destacou que este «mandato tem sido marcado por obra feita e um desenvolvimento notório em várias áreas, desde o desporto à educação. O nosso objetivo é dar continuidade a este crescimento, envolvendo cada vez mais jovens na construção do futuro do nosso município».
«Perplexo e chocado», é assim que se sente o presidente da Associação Nacional de Freguesias, Jorge Veloso, a respeito do veto do Presidente da República à desagregação de freguesias, o que fez o diploma regressar ao Parlamento.
Jorge Veloso diz que nada o fazia prever, pelas declarações entretanto dadas por Marcelo Rebelo de Sousa, e que tal posição «prejudica autarcas e populações» e vai «contra todo o trabalho que os deputados tiveram na Assembleia da República».
Recorde-se que Presidente da República vetou, esta quarta-feira, o decreto de desagregação de 135 uniões de freguesia que iriam repor 302 autarquias locais. Marcelo Rebelo de Sousa tem dúvidas quanto à transparência do processo e à capacidade de aplicação do novo mapa. Em nota publicada no sítio oficial da Presidência da República, diz que uma das razões para o seu veto é «a capacidade para aplicar as consequências do novo mapa já às eleições autárquicas de setembro ou outubro deste ano, daqui a pouco mais de seis meses».
Recorde-se que a desagregação de freguesias foi determinada por decreto aprovado pelo PSD, PS, BE, PCP, Livre e PAN. O IL votou contra e o Chega absteve-se.
Sobre a “transparência pública”, o chefe de Estado diz que surgiu pelos «seus avanços e recuos, as suas contradições, as hesitações e sucessivas posições partidárias, a inclusão e a exclusão de freguesias, e, sobretudo, o respeito rigoroso dos requisitos técnico-legais a preencher».
Compete, agora, ao Parlamento confirmar ou não o decreto aprovado a 17 de janeiro. No concelho de Famalicão estava contemplada a separação de Ruivães e Novais, Gondifelos, Cavalões e Outiz, Esmeriz e Cabeçudos, além de Avidos e Lagoa.
Na visita, esta terça-feira, à União de Freguesias de Famalicão e Calendário, o presidente da Câmara Municipal sublinhou que estas localidades «são o exemplo do que estamos a fazer em todo o concelho, com um investimento sustentado e com impacto da população». Declaração proferida depois da passagem pelas obras de construção da Unidade de Saúde Familiar de S. Miguel-o-Anjo, um investimento comparticipado pelo PRR, superior a 2,1 milhões de euros.
Esta valência, que começou a ser construída em setembro do ano passado, fica integrada no futuro Parque do Pelhe. Trata-se de uma mancha verde de cerca de 8 hectares, junto ao rio com o mesmo nome. O concurso público para esta intervenção tem um preço-base de 2.8 milhões de euros e um prazo de execução de 270 dias. Será um espaço apto para a realização de múltiplas atividades, desde desportivas, lúdicas e lazer.
Mário Passos esteve, também, na Bruma, marca no mercado há mais de 70 anos, referência na criação de torneiras que equilibram eficiência e design, refletida em mais de 25 coleções de produtos com clientes em todo o mundo. Mas, o roteiro ‘Presidência de Proximidade’ começou com a visita e almoço na EB 2,3 Júlio Brandão, numa comunhão entre a autarquia e o ensino saudada pelo coordenador da escola. «Esta interligação entre a autarquia e as escolas é importante, para melhor conhecer a comunidade educativa», referiu Fedro Guimarães.
O autarca visitou as obras na rotunda na Avenida dos Descobrimentos, a conclusão da pavimentação da Rua S. Miguel-o-Anjo e a antiga escola de Meães onde está o projeto artístico e cultural The Village. Trata-se de um estúdio dedicado à produção artística para músicos e artistas famalicenses, sob a direção de André Silvestre.
Na reunião com o movimento associativo, «dos quais levamos sempre ideias e formas para concretizar projetos e estreitar colaborações», Mário Passos encontrou instituições históricas como o Famalicense Atlético Clube, Clube de Rugby, Banda de Música de Famalicão, Rancho da Casa do Povo de Calendário ou a ACAFADO.
No final, Estela Veloso, presidente da União de Freguesias, notou que «é muito importante sentirmo-nos apoiados enquanto presidentes de Junta e, nestas visitas, mostrar as nossas preocupações, que são as da população, discutindo as melhores soluções para as solicitações que nos chegam no dia-a-dia».
O roteiro ‘Presidência de Proximidade’ segue na próxima semana com visita à freguesia de Lousado.
Esta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, vai ser posto para aprovação o lançamento dos concursos públicos para a criação do Parque Urbano de Sinçães-Norte (Gavião) e do Parque de Pelhe – Lugar de Queimados (Calendário). No caso deste último, fica perto do apeadeiro de Barrimau e da futura USF de S. Miguel-o-Anjo que está em construção. Tem uma área de 80.728 m2, que será preparada para atividades desportivas, lúdicas e de lazer. Assim, além dos espaços verdes, com eixos pedonais e travessias, terá equipamentos desportivos, tais como: encosta de escorregas, trilho de skate/bicicletas, escalada, campo de basquetebol e de voleibol, slide, campos de mini-golf, campo de petanca; terá também parque de merendas; será reestruturado o arruamento, haverá reperfilamento do leito e das margens do Rio Pelhe; implica ainda a construção de uma nova via e parque de estacionamento.
Uma empreitada com apoio do programa 2030, com o preço-base de 2.890.796,71 euros e um prazo de execução de 270 dias.
O Parque Urbano de Sinçães Norte – Gavião fica junto ao Tribunal, com a área de 22.966 m2. A empreitada, pelo valor 1.864.955,71 euros, com apoio do Portugal 20/30, implica a recuperação e renaturalização da sub-bacia da Ribeira; colocação de eixos pedonais, plataformas e travessias; reestruturação do arruamento a nascente; colocação de equipamento variado de parques e jardins.
Está definido o calendário da fase de apuramento de campeão nacional sub-17, que começa já este fim de semana, mas a partida de abertura do Famalicão, em casa do Real SC, foi adiada. Deste modo, no “primeiro” jogo o Famalicão recebe o Vitória FC. Na terceira jornada visita o Sporting, segue-se a receção ao Benfica e, na quinta jornada visita Guimarães, para defrontar o Vitória SC.
O confronto com o Porto, em casa, acontece na sexta jornada. Nas últimas rondas da primeira volta, a equipa treinada por Fábio Brito joga fora com o Leixões, recebe o Casa Pia e, por último, visita Braga.
O dia 7 de junho deste ano vai ficar para a história da freguesia de Mogege. Pela primeira vez, esta localidade vai receber uma prova de super enduro, naquela que será a jornada de abertura do calendário nacional da especialidade. Acresce que Paulo Ballas Júnior terá a oportunidade de correr em casa, dado que o piloto é natural desta freguesia.
A prova, que trará os melhores pilotos nacionais e internacionais, será disputada em terrenos junto à entrada da freguesia.
O calendário nacional desta competição, com a chancela da Federação de Motociclismo de Portugal, tem quatro provas. Depois de Famalicão, segue-se Penafiel, a 27 de junho, Castanheira de Pera, a 26 de julho; e Valpaços, no dia 16 de agosto.
Na época passada, Paulo Ballas Júnior terminou o Campeonato Nacional de Super Enduro em terceiro lugar. O piloto famalicense foi para a última prova, em Penafiel, na frente do campeonato, mas uma queda e avaria na mota, impedindo-o de defender o primeiro lugar.