Famalicão: Braz Costa (CITEVE) é rosto do empreendedorismo e inovação famalicense

António Braz Costa é o segundo “Rosto da ERR” destacado pelo presidente do Município de Famalicão no roteiro que ao longo deste ano dará a conhecer muitos dos nomes que ajudam a posicionar o concelho como uma das maiores e mais pujantes economias do país e a impulsionar o ADN empreendedor.

O diretor-geral do CITEVE, há mais de 20 anos no Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, acredita que a inovação sempre foi a principal resposta para os desafios que o setor enfrenta e, por isso, sinaliza «o percurso extraordinário» percorrido pelo têxtil e vestuário e pelo CITEVE, instituição que em maio comemora 35 anos de existência, no mesmo ano em que Vila Nova de Famalicão é Região Empreendedora Europeia (EER).

Braz Costa, que esta quinta-feira foi apontado pelo autarca Mário Passos como um dos “Rostos da EER”, sinaliza a sustentabilidade, a digitalização e a performance como os principais desafios do setor. Do seu ponto de vista, «o têxtil mundial está num perfeito furacão e o têxtil português está também cheio de oportunidades e desafios. Todos estão à procura do mesmo e o setor em Portugal tem que estar na liderança destes processos para não sermos ultrapassados».

O futuro apresenta-se pleno de oportunidades e o especialista não tem dúvidas «que daqui a 50 anos o setor será completamente “footprint” zero, com soluções que permitam a produção de uma peça de vestuário sem impactos negativos no meio ambiente».

O diretor-geral do Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, que aos 18 anos decidiu ser engenheiro em vez de músico, explica que ir à frente é o seu principal trabalho. Braz Costa reporta que procura estar constantemente «a perceber o que está a acontecer, a colocar permanentemente as coisas em perspetiva e a perceber qual é o ponto onde queremos estar daqui a cinco ou dez anos para que possamos lá chegar e para que o CITEVE possa transferir respostas para a indústria», disse.

1 Comment

Deixe um comentário

Futebol Feminino: Famalicão recebe o Rio Ave na primeira mão do play-off de manutenção

Este domingo, a equipa feminina do FC Famalicão recebe o Rio Ave, um jogo da primeira mão do play-off de manutenção, a disputar no campo nº 2 do Estádio Municipal, a partir das 14h00.

Depois de uma fase final em que conseguiu ultrapassar o Estoril e evitar a despromoção, o FC Famalicão parte com o objetivo de lutar pela última vaga na Liga BPI.

A partida tem entrada gratuita para os sócios do FC Famalicão.

Famalicão com a quarta menor taxa de abstenção do país

Famalicão foi o concelho com a abstenção mais baixa do distrito de Braga e a quarta melhor a nível nacional. Em Famalicão, votaram 72,37% das pessoas (87.755 dos 121.257 inscritos), o que corresponde a uma abstenção de 27,63%.

Braga foi, também, o distrito que registou a mais baixa taxa de abstenção do país, com 30,29%. No país não foram às urnas 35,62% dos portugueses inscritos.

Face a esta taxa de votação, o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, dá os «parabéns pelo exemplo de cidadania e obrigado a todos quantos contribuíram para que o processo eleitoral decorresse de forma tranquila».

Famalicão: Paulo Cunha espera que a oposição contribua para a estabilidade política

A Comissão Política Distrital do PSD de Braga, liderada pelo famalicense Paulo Cunha, afirma que a AD sai reforçada deste ato eleitoral e espera, agora, que os partidos da oposição «saibam interpretar, com sentido democrático, a vontade expressa pelos portugueses e contribuam para a estabilidade do país, permitindo que o governo da AD execute as suas políticas e cumpra o mandato que recebeu nas urnas».

Em comunicado, a Comissão Política Distrital do PSD diz que os resultados representam um «reforço claro da confiança dos cidadãos na governação da AD ao longo de pouco mais de 11 meses». Para o PSD de Braga, «o país reconheceu o trabalho feito e premiou o nosso percurso com mais votos e mais mandatos». Deixa também críticas à oposição, ao afirmar que «ficou evidente a censura popular à tentativa injustificável da oposição de interromper, por via artificial, a legitimidade de um governo democraticamente eleito, precipitando o país para eleições antecipadas»

A direção do PSD Braga agradece a participação da população nestas eleições, de tal forma que «a expressiva participação eleitoral é sinal de um país atento, exigente e comprometido com o seu futuro». Agradece, também, a todos quantos se envolveram na campanha, desde o cabeça de lista Hugo Soares; ao diretor de campanha, Jorge Costa; à JSD; a todos os elementos da lista, aos autarcas e outros dirigentes políticos.

 

Famalicão: “Ministro da defesa” mais um ano no SC Braga

Paulo Oliveira, defesa central de 33 anos, renovou por mais uma época pelo SC Braga. O jogador famalicense é apresentado num vídeo como o “ministro da defesa” e vai para a quinta época ao serviço do clube.

O jogador, que fez parte da sua formação no FC Famalicão, rumou depois para o Vitória SC, onde esteve várias épocas, jogou no Sporting durante três épocas e nos espanhóis do Eibar durante quatro temporadas até fixar-se em Braga.

O defesa central, também internacional por Portugal, soma 136 partidas pelos bracarenses.

Famalicão: PS convida Duarte Cordeiro para o debate sobre descarbonização e mobilidade

«Descarbonização e Mobilidade” é o mote de mais uma conferência do PS no âmbito da rubrica “Pensar 2025”. Realiza-se no dia 22 de maio, às 21 horas, no espaço “Avô Moleiro”, em Nine.

O debate conta com as contribuições de Duarte Cordeiro, ex-ministro do Ambiente; Diogo Cunha, ex-deputado da Assembleia da República e cofundador da Vaga Ocasional; Tiago Araújo, vereador do PS da Câmara Municipal de Santo Tirso; Ivo Sá Machado, responsável pelo programa autárquico do PS; José Carvalho e Ana Maria Azevedo, representantes da Associação Famalicão em Transição.

A moderação estará por conta de Eduardo Oliveira, presidente da concelhia do PS e candidato à Câmara Municipal de Famalicão. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação da sala.

Eduardo Oliveira avança que a descarbonização e mobilidade são um tema importante do seu programa eleitoral. Neste sentido, o candidato socialista defende a melhoria da rede viária, nomeadamente no centro urbano de Famalicão, com a sua manutenção; mudanças no estacionamento e trânsito «que regulem o quotidiano das pessoas e empresas»; mais e «melhores» abrigos de passageiros, fixação de horários de carga e descarga e uma aplicação de mobilidade digital do concelho.

Eduardo Oliveira promete, ainda, «uma mobilidade pública que sirva verdadeiramente a população e esteja à altura dos desafios ambientais e sociais do nosso tempo».

A nível regional, defende a aproximação dos territórios de Famalicão, Guimarães, Barcelos e Braga, através de uma solução que permita ligações de metro de superfície ou similar «que retire trânsito das estradas nacionais».

 

Famalicão: Francisco Fernandes vence os 80 metros e o salto em comprimento

Os atletas da equipa Papa Léguas de Famalicão competiram, no passado fim de semana, no Torneio Nacional Olímpico Jovem. Na pista de Atletismo Manuela Machado, em Viana do Castelo, o grande destaque vai para Francisco Fernandes que venceu os 80 metros, com a melhor marca portuguesa de sempre (8´´.84), tornando-se no primeiro atleta sub-16 a baixar dos 9 segundos, e no salto em comprimento, com 6,29 metros. Também fez parte da estafeta de 4×80 metros que se classificou em quarto lugar.

Inês Ribeiro (sub-16) foi segunda no salto em comprimento (5,06 metros), sétima no triplo salto (10,26 metros) e quarta na estafeta de 4×80 metros; Francisco Azevedo (sub-18) foi sexto nos 400 metros barreias (57´´.73) e quinto na estafeta medley; Sara Lopes (sub-18) foi sétima no lançamento do peso (11.27 metros); e Jéssica Oliveira (sub-16) terminou no décimo primeiro lugar o lançamento do martelo (25.03 metros).

Nesta competição participaram as seleções distritais do Continente e das Regiões Autónomas da Madeira e Açores, com atletas dos escalões sub-16 e sub-18.

A equipa famalicense foi a segunda com mais atletas (cinco) selecionados para representar a Associação de Atletismo de Braga neste Torneio Nacional, só superada pelo S.C. de Braga.