Cerca de 90 estudantes da Licenciatura e Mestrado em Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho vão realizar o seu primeiro voo em contexto académico, este sábado, no Aeródromo do Alto Minho. A “janela de voo” vai decorrer das 12h45 às 15h30.
Neste Programa de Adaptação ao Meio Aéreo, os estudantes testam na prática o que aprenderam durante as aulas. Os alunos, na maioria do primeiro ano, vão ainda interagir com os profissionais do aeródromo para projetos desenvolvidos em contexto de aula.

Na licenciatura, uma das disciplinas tem vindo a desafiar os estudantes com projetos de conceção e construção em parceria com o setor. Em 2024, criaram um planador com materiais em fim de vida em parceria com empresas locais, em 2025 estudaram e afinaram um planador de aeromodelismo e em 2026, os alunos vão lançar um balão atmosférico que irá recolher informação atmosférica até aos 36km de altitude.
Já os alunos do 2.º ano construíram este ano letivo minifoguetes com altitude máxima de 400m e tempo de voo até dois minutos com aterragem por paraquedas. Os rockets serão lançados às 16h00, também no Cerval. O momento prevê a presença do presidente do Município de Cerveira, Rui Teixeira, e do Município de Valença, José Manuel Carpinteira.
A agenda dos alunos no aeródromo inclui, na parte da manhã, as boas-vindas pela pró-reitora Sandra Dias Fernandes, o lançamento de um balão atmosférico, uma palestra sobre limitações humanas no ambiente aeronáutico, um workshop sobre desafios da acrobacia aeronáutica e uma aula de mecânica aeronáutica.