Trofa Business Park: Drible assina Branding do novo empreendimento empresarial da Região Norte

A Drible, agência de marketing digital, branding e web, foi responsável pelo desenvolvimento do branding do Trofa Business Park, um novo parque empresarial situado no coração da Trofa. O empreendimento, promovido pela Medium, surge como uma solução estratégica e inovadora para empresas que procuram instalações modernas, funcionais e bem localizadas.

Composto por 16 armazéns com áreas entre 600 e 3000 m², o Trofa Business Park destaca-se pela segurança reforçada, estacionamento exclusivo e infraestruturas sustentáveis, como a pré-instalação de carregadores para veículos elétricos. O parque está localizado junto à EN14, com ligações rápidas à Maia e Famalicão, e encontra-se rodeado por empresas de renome como PROEF, Cerealis e Falual.

“Traduzir a essência do Trofa Business Park numa identidade visual que refletisse robustez, inovação e funcionalidade foi um desafio que nos inspirou,” afirma Vítor Brandão, CEO da Drible. “Inspiramo-nos na arquitetura moderna do parque para criar um logotipo com linhas geométricas e fortes, complementado por uma paleta de azuis que transmite estabilidade e confiança. O resultado é uma marca que reflete o caráter inovador e estratégico do empreendimento.”

A relação entre a Drible e a Medium, que já conta com anos de projetos conjuntos, continua a dar frutos. Além do branding do Trofa Business Park, a Drible é responsável pela gestão de redes sociais, angariação de leads e branding de vários empreendimentos da Medium, solidificando uma parceria assente na confiança.

O Trofa Business Park apresenta-se como uma solução empresarial de excelência, combinando localização estratégica e infraestruturas de alta qualidade para apoiar o crescimento das empresas da região.

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Famalicão: Câmara Municipal e ACIF reafirmam relação de parceria e proximidade institucional

Hélder Costa, o novo presidente da Associação Comercial e Industrial de Famalicão, e restante direção, foi recebido nos Paços do Concelho. Esta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal, deu as boas-vindas aos recém-eleitos, num encontro «que reforçou a relação de parceria e de proximidade» que a autarquia e a ACIF «sempre desenvolveram com vista à promoção do comércio local e universo empresarial do concelho».

Mário Passos considerou, ainda, que há no terreno «um conjunto de iniciativas muito importantes para o futuro do comércio no centro da cidade, como é exemplo o projeto Bairro Comercial Digital, mas há outras dinâmicas com as empresas que vamos continuar a trabalhar». O autarca, acompanhado pelo vereador da Economia, Augusto Lima, desafiou os atuais dirigentes da ACIF e o comércio tradicional «a olharem para o novo centro urbano e a trazerem novos impulsos para que seja capaz de atrair cada vez mais visitantes.».

Hélder Costa, por seu turno, vincou a vontade «de implementar novas dinâmicas» que sejam capazes de responder aos anseios dos associados. O dirigente encontra no Município «um parceiro estratégico e importante com quem queremos trabalhar e articular a concretização de muitas das medidas que nos comprometemos a executar».

A ACIF representa, atualmente, cerca de 700 comerciantes e industriais do concelho, uma base que a nova direção ambiciona alargar.

 

Famalicão: Cerca de três centenas de propostas de trabalho disponíveis quinta e sexta-feira

Na próxima quinta e sexta-feira, estarão disponíveis cerca de três centenas de oportunidades de emprego no centro da cidade.

O Mercado de Emprego e da Formação decorrerá, durante os dois dias, entre as 10 e as 20 horas, na Praça D. Maria II, com dezenas de empresas famalicenses e entidades de formação que vão divulgar as oportunidades de emprego e formação.

A Continental Mabor, TMG Group, Salsa Jeans, VLB Group, Riopele, Maqfort, ROQ Group, Comfysocks Portugal, Metalogalva, AMOB Group, HESS Portugal, Grupo ACA, Porminho, Grupo Primor, Lourofood e CM Socks marcam presença nesta feira.

Durante estes dois dias será possível conhecer os perfis profissionais procurados – desde administrativos a quadros qualificados e operadores –, entregar currículos e explorar as oportunidades de emprego disponíveis.

Também as escolas CIOR, FORAVE, CENFIM, DIDÁXIS, CESPU, CITEVE, Universidade Lusíada e IPCA, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) integram esta mostra.

Esta iniciativa faz parte dos Mercados Urbanos, iniciativa municipal que visa trazer atividades diversas e animação ao centro da cidade.

Famalicão: Câmara Municipal e Startup Portugal unidas para impulsionar empreendedorismo

Vila Nova de Famalicão, com oito outros municípios, assinou um memorando com a Startup Portugal para fortalecer o empreendedorismo regional, reter talento e investimento, divulgar as iniciativas na rede nacional e valorizar o Famalicão Made In.

A Startup Portugal compromete-se a partilhar informação relevante sobre o ecossistema nacional, apoiar a captação de talento e investimento, divulgar iniciativas locais junto da sua rede de contactos, bem como promover o Famalicão Made IN enquanto incubadora acreditada e membro da Rede Nacional de Incubadoras. Por sua vez, o Município de Famalicão assume o reforço do programa Famalicão Made IN, promovendo a educação para o empreendedorismo, valorizando a rede de mentores e dinamizando iniciativas de captação e aceleração de negócios inovadores, como o JUMP, Elevador, Showcase e Hackathon. A autarquia compromete-se ainda a qualificar as áreas de acolhimento empresarial, atrair novos projetos e consolidar o Famalicão IN HUB.

O protocolo foi assinado na quinta-feira, dia 8, na Alfândega do Porto, com a presença do vereador da Economia e Empreendedorismo, Augusto Lima. O autarca evidenciou que «o Município de Famalicão tem um forte interesse em promover o empreendedorismo, em especial o de base tecnológica, através do apoio especializado do Famalicão Made IN e do desenvolvimento de iniciativas estruturadas» Por isso, considera que a celebração deste memorando com a Startup Portugal «representa uma convergência de vontades, que permitirá consolidar e expandir a nossa ação junto das startups e scaleups, potenciando um ecossistema local cada vez mais competitivo e inovador», assinalou Augusto Lima.

Esta assinatura decorreu durante a SIM Conference 2025, que reúne startups, investidores e líderes do ecossistema empreendedor de diversos países. Além de Vila Nova de Famalicão, aderiram Esposende, Belmonte, Cadaval, Coruche, Paços de Ferreira, Caldas da Rainha, Penela e Vila Viçosa. No total, são já 31 os municípios aderentes.

Recorde-se que a Startup Portugal é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção do empreendedorismo no país.

«Com a assinatura destes novos memorandos, reforçamos o nosso compromisso de criar um ambiente mais favorável ao crescimento das startups em todo o território nacional. A colaboração com os municípios é essencial para atrair e reter talento, estimular o investimento e impulsionar o desenvolvimento económico regional», salienta António Dias Martins, Diretor Executivo da Startup Portugal.

 

Famalicão: «O suporte para a competitividade» (CITEVE) celebra 36 anos

O CITEVE – Centro Tecnológico de Têxtil e Vestuário comemora esta quinta-feira, 8 de maio, 36 anos de existência. Situado junto ao Parque da Devesa, tem vindo a crescer enquanto edifício e como referência na inovação, competitividade e sustentabilidade. Apresenta uma ligação direta às empresas, mas também às universidades e centros de investigação, portugueses e estrangeiros.

O diretor geral do CITEVE, Braz Costa, deixou uma mensagem de reflexão sobre o percurso deste centro tecnológico. «Há 36 anos, o Citeve tinha uma ambição que se mantém até hoje, a de ser o suporte tecnológico para a competitividade do setor têxtil e vestuário de Portugal», proferiu, em declarações nas redes sociais da instituição.

«Nestes 36 anos, o Citeve amadureceu, consolidou-se e conquistou o seu espaço dentro desta dinâmica de gerar mais e mais conhecimento e colocá-lo na mão das empresas».

Para Braz Costa, é importante perceber que há 36 anos «mais de 50% dos investigadores desta casa ainda não tinham nascido». Sublinhou, por isso, a juventude aliada à experiência «que é o que se vive hoje em dia nesta casa».

Famalicão recebe mais workshop do projeto Acelerar o Norte

Famalicão vai receber, a 20 de maio, terça-feira, um workshop de capacitação do projeto Acelerar o Norte. Decorre entre as 19 e as 21 horas, na Casa do Empresário (ACIF), sobre o tema “Gerar tráfego para o site e loja”.

Tiago Macedo, consultor da área digital, foi escolhido para falar do tema, abordando ainda os princípios de SEO, publicidade no Google AdWords e Análise de mercado com Google Trends.

O objetivo do workshop passa por sensibilizar, mobilizar e qualificar as Micro e PME da região Norte para as vantagens da implementação de um modelo de negócio digital.

Esta formação é da responsabilidade da Aceleradora de Comércio Digital de Famalicão, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Famalicão. É dirigida a empresários do Norte de Portugal dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares.

Recorde-se que o projeto Acelerar o Norte continua a percorrer as 8 sub-regiões do Norte do país com o Roadshow de Capacitação, gratuito, para qualificar as empresas aderentes ao projeto sobre ferramentas, boas práticas e estratégias de marketing digital.

Desde o Alto Minho, passando pelo Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa e terminando no Douro e Terras de Trás-os-Montes, o Acelerar o Norte tem percorrido toda a região com o Roadshow para a Digitalização do Norte.

Para complementar os workshops, o projeto Acelerar o Norte criou a Academia Digital, uma plataforma online de aprendizagem (de acesso gratuito), com conteúdos na área do digital.

Lembre-se que o projeto Acelerar o Norte foi criado pelas instituições CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI e apresentado em outubro passado. O objetivo é aumentar a competitividade do tecido económico local e projetar o Norte em direção ao futuro digital, estimando abranger mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do Portugal, tem um investimento de 19 milhões de euros e a duração de dois anos.

Foto arquivo

Famalicão: Novos órgãos sociais da ACIF tomaram hoje posse

Eleito a 22 de abril, Hélder Costa tomou hoje posse como presidente da Associação Comercial e Industrial de Famalicão. Na imagem, a passagem de testemunho de Xavier Ferreira, que liderou a instituição desde 2015, ao novo presidente.

Ana Maria Silva é a presidente da Assembleia Geral e Cristina Correia lidera o Conselho Fiscal no próximo quadriénio.

O novo presidente, quando anunciou a sua candidatura, falou de uma proposta mobilizadora para «empreender a mudança» no comércio, na indústria e nos serviços. “Inovar + Digitalizar + Impulsionar” são os eixos de intervenção da equipa liderada por Hélder Costa, com 10 medidas consideradas «decisivas» para o futuro da Associação. Entre elas, a valorização dos empresários locais, a modernização dos serviços da associação e o impulso ao desenvolvimento económico sustentável de Famalicão. «Queremos dar à ACIF a dimensão que a mesma é merecedora no panorama empresarial do concelho».