Famalicão: Homem ferido em aparatoso acidente de viação junto à N14

Um homem, com cerca de 40 anos, ficou ferido na sequência de um aparatoso acidente de viação que terminou com a viatura capotada, em plena N14, em frente aos Transportes Nogueira, na tarde desta quinta-feira.

A vítima foi socorrida pelos Bombeiros Voluntários de Famalicão e transportada para o hospital local com ferimentos considerados ligeiros.

A PSP tomou conta da ocorrência.

 

9 Comments

Deixe um comentário

Famalicão: EARO participou com 20 atletas na XXV Famalicão – Joane

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira participou este domingo na 25ª Famalicão-Joane, uma das provas mais emblemáticas do concelho, numa organização da Associação Teatro Construção.

Vinte atletas percorreram os 11,1 quilómetros de distância com destaque para Inês Almeida e Gonçalo Rodrigues que terminaram na 1ª posição em Juniores.

A EARO parabeniza todos os atletas em prova.

Famalicão: Liberdade FC participou na XXV Famalicão – Joane

Este domingo saiu à estrada a 25ª edição da corrida Famalicão-Joane, uma organização da Associação Teatro Construção, que contou com a participação de oito atletas do Liberdade FC.

No escalão de juniores, destaque para Inês Sousa e Rodrigo Rouxinol que terminaram a prova em 3º lugar do pódio, Frederico Vilhena foi 4º classificado.

Em seniores, Eduardo Salazar terminou na 5ª posição da geral e Tânia Silva foi a 6ª melhor no seu escalão.

Em veteranos M40, Jaime Gonçalves terminou em 4º lugar e Saúl Vilhena foi 9º classificado em veteranos M60.

Na prova participaram ainda outros atletas com boas prestações, inclusive vários jovens dos escalões de formação que saíram à estrada em modo treino.

 

Famalicão: 32 associações recebem 120 mil euros

Trinta e duas associações culturais – grupos folclóricos, bandas e grupos musicais – receberam da Câmara Municipal 120 mil euros para o desenvolvimento das suas atividades. Os protocolos foram assinados na passada quinta-feira.

No auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que esteve acompanhado pelo vereador da Cultura, Pedro Oliveira, elogiou o trabalho das várias associações «e a forte dedicação para que as nossas tradições populares se mantenham vivas em Vila Nova de Famalicão». Por isso, teceu um «enorme agradecimento», considerando que as instituições são protagonistas e «guardiãs das nossas raízes e impulsionadoras da transmissão deste conhecimento às novas gerações» que o Município quer que perdurem no tempo.

O apoio financeiro abrange três bandas de música, 23 grupos e ranchos folclóricos e seis grupos musicais do concelho.

Famalicão: Inscrições abertas para a 3ª Caminhada ao Santuário de Balazar

Os pais e alunos da turma 4ºDA da Escola Básica de Antas estão a organizar a 3ª caminhada a Balasar, no próximo domingo, dia 18 de maio.

A iniciativa tem como objetivo promover o convívio entre gerações e angariar fundos para a viagem de final de ano letivo dos alunos.

O ponto de encontro será junto ao estacionamento do E.Leclerc às 08h30, seguindo-se 10 quilómetros de caminhada até ao Santuário de Balasar, pela ciclovia de Famalicão.

As inscrições decorrem até sexta-feira, dia 16, e podem ser feitas online aqui ou através do WhatsApp pelo 936 249 935 ou 916 263 030.

Existem duas opções à escolha, inscrição mais t-shirt, fruta (na partida), bifana e refrigerante (na chegada) tem um custo de 7,50€ ou então inscrição mais fruta (na partida) ficam por 5€.

Famalicão: Festa a Nossa Senhora dos Remédios e sorteio

A Confraria de Nossa Senhora dos Remédios e Almas, de Calendário, presidida por Manuel Moreira, realizou este fim de semana a festa em honra da sua padroeira. Do programa, na noite de sábado, realce para a recitação do terço e saída, da Aldeia do Sol, uma procissão de velas, com o andor de Nossa Senhora de Fátima, que andou sobre um tapete de flores com centenas de metros, acompanhada pelo CNE-291, até ao salão paroquial. O espetáculo musical com os Marotos da Concertina animou a noite.

No domingo, às 11h00, celebrou-se a eucaristia em honra de Nossa Senhora dos Remédios e Almas, presidida por Dom José Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga, e solenizada por um grande coro, com vozes e instrumentos, de todos os grupos corais da paróquia.

A Banda Marcial de Arnoso deu o seu concerto pelas 16h00. Às 17h00 teve início a recitação do terço e, de seguida, saiu a majestosa procissão, com anjinhos, figuras alegóricas e os andores de São Julião, Santa Teresinha, Santa Rita, Santo António, Santa Catarina, São Miguel o Anjo, Nossa Senhora de Fátima, São José e Nossa Senhora dos Remédios; ainda, o andor de Nossa Senhora de Coromoto, patrona de Venezuela. Acompanhada pela Banda e pelo CNE-291, integraram esta procissão as confrarias de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora dos Remédios e Almas; o Pe. Jorge Ferreira, pároco, e o Pe. Armindo Paulo; Susana Carneiro e António Silva, juízes da festa; Ricardo Mendes, vice-presidente e vereador do Município de Famalicão; Jorge Paulo Oliveira, presidente da Assembleia de Freguesia e Estela Veloso, presidente da Junta da União de Freguesias de Famalicão e Calendário.

Sorteio da festa

Para encerramento da festa foi realizado o sorteio, com o seguinte resultado: primeiro prémio – um touro, que coube ao n. 12046; segundo prémio – um relógio, para o n. 04549; terceiro prémio – uma bola-adidas, coube ao n. 02249. ManSanches

 

Famalicão: Junta de Ribeirão homenageou Santos Oliveira e Reis Sá

Na noite do passado sábado, o auditório da Escola Básica da Vila de Ribeirão foi palco de um sarau cultural, para uma homenagem póstuma a dois ribeirenses, Reis Sá e Santos Oliveira.

Foram declamados mais de duas dezenas de poemas da autoria de Reis Sá, nomeadamente por Manuel Grangeia, José Ferreira, Ezequiel Silva, Leonel Rocha, Manuel Sanches, Bruno Sousa e Diogo Ribeiro.

A animação musical esteve a cargo do grupo de Cavaquinhos do Liberdade F. C. de Calendário e do Grupo de Cavaquinhos do Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão.

Foram oradores, Leonel Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Ribeirão; José Fernandes, da direção da Didáxis (ao tempo do homenageado); Monsenhor Joaquim Fernandes, pároco de Ribeirão; Pedro Oliveira, vereador do Município de Famalicão e filho do homenageado, Santos Oliveira, que faleceu a 30 de dezembro de 2021, com 72 anos de idade; e Maria José, esposa do homenageado, Reis Sá, falecido a 24 de dezembro de 1994, com 43 anos.

O presidente da autarquia local entregou aos familiares uma simples recordação desta significativa homenagem. Com o apoio da Junta de Freguesia de Ribeirão, deste evento foi coordenador José Ferreira e, apresentador Manuel Sanches.