Famalicão: Riba d´Ave está em vantagem, «mas a eliminatória está em aberto»

Ao final da tarde deste sábado, o Riba d´Ave/CSJ Group retoma a caminhada nas competições europeias de hóquei em patins. Às 18h30, no Parque das Tílias, o conjunto de Raul Meca recebe os italianos do Sarzana na segunda mão dos quartos de final da WSE Cup. O Riba d´Ave está em vantagem, depois da vitória, 4-5, no reduto adversário, «mas nós encaramos a partida sem pensar na vantagem que temos», avisa o treinador em declarações a CIDADE HOJE.
Um golo de diferença em hóquei em patins «é muito curto. Portanto, a eliminatória está em aberto». No entanto, como sublinha Meca, o primeiro jogo «deu-nos muita confiança na forma como preparamos o plano para estas duas partidas. Em nossa casa, queremos ser melhores, mais intensos, mais objetivos e mais unidos. Temos um golo de vantagem e 50 minutos para jogar em nossa casa com a ajuda dos nossos adeptos e isso dá-nos muita confiança».

Sobre o adversário e as dificuldades que pode colocar, «são as mesmas que nos criou em Itália: muita qualidade individual e muita objetividade no seu jogo. Temos de fazer o que está planeado e anular essas ações, tal como conseguimos na primeira mão, principalmente as ações individuais dos jogadores do Sarzana».
O palco desta decisão, que pode levar a equipa à final a quatro da WSE Cup, é o Parque das Tílias «a maior força deste clube, conhecido e respeitado por todos os atletas no mundo. As equipas, e principalmente os atletas que não conhecem o nosso pavilhão, sabem que vão encontrar um ambiente especial e quente. Se aliarmos a força dos nossos adeptos a uma exibição dentro dos valores que já demonstramos esta época, tenho a certeza que no fim faremos uma festa bonita e cumpriremos mais um momento histórico que temos tido o privilégio de viver neste clube», acredita Raul Meca.
Recorde-se que a formação ribadavense esteve numa poule de apuramento para a Liga dos Campeões, que falhou ao ficar em terceiro lugar. Foi relegada para a segunda prova das competições europeias e, nos oitavos de final, eliminou o CH Caldes, de Espanha.

Para o jogo de sábado, o acesso ao Parque das Tílias é feito mediante as seguintes condições – sócios efetivos: bilhete a 5 euros; menores de 13 anos, acesso gratuito (obrigatória a apresentação de cartão de cidadão, validamente emitido); dos 13 aos 18 anos, 5 euros (obrigatória a apresentação de cartão de cidadão, validamente emitido); o bilhete para o público tem um custo de 10 euros.
O Riba d´Ave alerta que esta partida, marcada para as 18h30, não está contemplada no plano de quotas dos sócios para a presente época desportiva. A bilheteira está disponível no dia de jogo (1 de março) a partir das 17h15.

Deixe um comentário

Famalicão: Colisão na A3 faz dois feridos

A tarde desta sexta-feira fica marcada por uma colisão entre duas viaturas, na A3, sentido Cruz / Vila Nova de Famalicão.
Para os trabalhos de socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.
Deste sinistro há a registar dois feridos ligeiros que foram prontamente encaminhados para o hospital local.

Imagem: B.V.Famalicão

Famalicão: Nova sede do Clube Motard Escorpiões inaugurada este mês

O Clube Motard Escorpiões inaugura este mês a sua nova sede.
O equipamento está localizado na Rua de Nossa Srª do Carmo, na freguesia de Lemenhe, em Vila Nova de Famalicão.
A inauguração está agendada para o dia 15 de março, a partir das 15h00, com um convívio entre sócios e amigos.

Comissão da Festa do Divino Espírito Santo da Lagoa organiza carnaval este domingo

A comissão da festa do Divino Espírito Santo da Lagoa, em Famalicão, organiza, este fim de semana, um desfile de carnaval.
A iniciativa está marcada para a tarde deste domingo, a partir das 14h00, e é aberta a toda a comunidade.
O cortejo, com início na Rua da Igreja da Lagoa, tem como objetivo a angariação de fundos para festa agendada para junho.

Famalicão: Comissão de Festas em honra de S. Bento organiza desfile de Carnaval

A Comissão de Festas em honra de S. Bento, na paróquia de S. Cosme, organiza um desfile de Carnaval para angariação de fundos. Vai ter lugar no adro da igreja no próximo domingo, a partir das 15 horas.
Haverá prémios para a melhor máscara, melhor grupo e melhor atuação. Os vencedores serão apurados por um júri constituído por elementos da Junta e de associações de Vale S. Cosme.
A completar a animação, haverá petiscos e música.

Famalicão: Galinha Mourisca servida para celebrar nascimento de Camilo Castelo Branco

Famalicão está a assinalar o bicentenário do nascimento Camilo Castelo Branco e, a par de outras iniciativas, traz a gastronomia para celebrar o romancista.
A proposta é a Galinha Mourisca que o escritor mencionou n’“O Santo da Montanha”, publicado em 1866.
Nesta obra, entre a espiritualidade e a devoção popular, Camilo evidenciou os sabores da “Galinha Mourisca” e escreveu como se cozinha. “Faz-se torresmos; vai-se a gente ao pingo; deita-o n’uma tigela, onde está a galinha entalida ou meia assada; por cima despeja-se um golpe de vinho branco, pouquito vinagre e agua um quasi nada; depois, louro, cravo, pimenta, gemas de ovo, fatias por baixo e rodelas de limão por cima. É comer e gritar por mais!…”.
É com estes pormenores que Camilo descreve o prato que, agora, é proposto em dois restaurantes – Ferrugem e O Prato (mediante marcação prévia, com 48 horas de antecedência) – nos dias 14, 15 e 16 de março.

Famalicão: Exposição sobre vida de Maria no Museu de Arte Sacra

Em pleno Jubileu, com o tema “Peregrinos de Esperança”, o Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa (junto à Lusíada) inaugura, no dia 8 de março, às 11 horas, uma exposição de arte sacra que mostra a vida de Maria, de uma forma cronológica, incluindo imagens de cultos Marianos venerados no Arciprestado de Vila Nova de Famalicão.
Esta exposição, de entrada gratuita, estará patente até 31 de dezembro, com possibilidade de visitas às terças-feiras, das 10 às 13 horas; às quintas-feiras, das 14h30 às 17 horas.
O Papa Francisco na bula de proclamação do jubileu ordinário deste ano 2025 disse que «A esperança encontra, na Mãe de Deus, a sua testemunha mais elevada. N’Ela vemos como a esperança não seja um efémero otimismo, mas dom de graça no realismo da vida. Como todas as mães, cada vez que olhava para o Filho pensava no seu futuro, e certamente no coração trazia gravadas aquelas palavras que Simeão Lhe dirigira no templo: “Este menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma”».