Famalicão: Município reconhecido pela transparência na informação disponibilizada à população

A autarquia de Vila Nova de Famalicão voltou a ser referenciada como um dos municípios do país com melhores índices de transparência na informação disponibilizada à população.

Os dados são do ‘ranking’ de Transparência da plataforma Dyntra que dá conta que o Município cumpriu 113 dos 139 critérios de avaliação, um índice de 81,29%, o melhor registo entre os municípios do Distrito de Braga. Famalicão tem também o 9º melhor registo a nível nacional, entre os 308 municípios portugueses.

Este resultado reflete a estratégia do executivo municipal com a implementação de práticas de governação abertas e transparentes, com o objetivo de promover uma democracia participativa e mais próxima dos cidadãos.

Destaque para a informação e atenção ao cidadão, em que o Município cumpre a totalidade dos critérios de avaliação, atingindo ainda os 100% nos índices de transparência económico-financeira, na transparência no ordenamento territorial, e na disponibilização de informação open data.

A Dyntra é uma organização independente que tem como propósito medir a informação pública dos governos, autoridades públicas, partidos políticos e representantes eleitos de uma forma transparente, aberta e colaborativa.

O Ranking de Transparência das cidades está disponível para consulta aqui.

A par do ranking da Dyntra, Famalicão foi também distinguido com a atribuição da Bandeira de Mérito Social, um reconhecimento atribuído pela Associação Nacional de Gerontologia Social que desde 2022 distingue as organizações que promovem o bem-estar e desenvolvimento social, de forma a reduzir a vulnerabilidade e a pobreza.

Esta distinção reconhece as boas práticas do Município de Famalicão na promoção de um envelhecimento ativo, graças ao papel da Rede de Academias Seniores de Famalicão, projeto que abrange as 49 comunidades de freguesias do concelho.

1 Comment

Deixe um comentário

Famalicão: 28 animais encontraram uma nova família este sábado

O Dia Mundial do Animal foi celebrado este sábado, em Famalicão, com um balanço muito positivo: 28 animais encontraram uma nova família. O Centro de Recolha do concelho esteve aberto durante todo o dia, recebendo dezenas de visitantes que quiseram conhecer e adotar os patudos à espera de um novo lar.

A iniciativa foi marcada por momentos de grande emoção e contou com o apoio essencial dos voluntários, cuja dedicação diária torna possível mudar o destino de tantos animais.

Famalicão: Aparatosa colisão entre veículos na N204/5 em Landim

A tarde deste sábado fica marcada por uma aparatosa colisão entre viaturas, na freguesia de Landim, em Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 14h00, na estrada nacional 204/5, sendo que para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

Há registo de, pelo menos, um ferido ligeiro.

Famalicão: Riba d´Ave dá boa réplica a candidato ao título nacional

Na noite desta sexta-feira, no jogo de apresentação aos associados, o Riba d´Ave/CSJ Group perdeu, 3-5, com a UD Oliveirense, uma das principais formações nacionais.

Após seis semanas de preparação, a equipa ribadavense teve um bom desempenho e esteve na frente do marcador, com golos de Gonçalo Machado e Nanu Castro, mas o intervalo chegou com o empate a dois golos. Na segunda parte, a equipa convidada passou para a frente do marcador, mas Gustavo Pato voltou a empatar o jogo. Foi já na fase final que a Oliveirense cavou a diferença, fixando o marcador em 3-5.

O campeonato nacional da 1.ª divisão começa a 12 de outubro, e o Riba d´Ave, treinado por Jorge Ferreira, recebe o CH Carvalhos.

Foto reprodução Facebook Riba d´Ave HC.

Famalicão: Francisco Silva na seleção nacional sénior

O nadador do Grupo Desportivo de Natação está convocado para a seleção nacional sénior que, nos dias 27 e 28 deste mês, fará um estágio no Centro de Alto Rendimento, em Rio Maior.

O clube manifesta o seu orgulho por esta chamada, considerando que “é o reconhecimento do seu talento, dedicação e do trabalho diário desenvolvido”.

Francisco estará entre a elite nacional num estágio de alto rendimento da Federação Portuguesa de Natação.

Adote um animal: CROA de Famalicão aberto hoje até às 17h30

Neste sábado, 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, o Centro de Recolha Oficial de Famalicão abre as portas a todos os que queiram adotar um novo amigo de quatro patas. Até às 17h30, o espaço estará disponível para visitas e adoções, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população para o bem-estar animal e promover a adoção responsável.

O município lembra que adotar é um gesto de amor e de cidadania, contribuindo para dar uma nova oportunidade a cães e gatos que aguardam por uma família.