Famalicão: 32 associações recebem 120 mil euros

Trinta e duas associações culturais – grupos folclóricos, bandas e grupos musicais – receberam da Câmara Municipal 120 mil euros para o desenvolvimento das suas atividades. Os protocolos foram assinados na passada quinta-feira.

No auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que esteve acompanhado pelo vereador da Cultura, Pedro Oliveira, elogiou o trabalho das várias associações «e a forte dedicação para que as nossas tradições populares se mantenham vivas em Vila Nova de Famalicão». Por isso, teceu um «enorme agradecimento», considerando que as instituições são protagonistas e «guardiãs das nossas raízes e impulsionadoras da transmissão deste conhecimento às novas gerações» que o Município quer que perdurem no tempo.

O apoio financeiro abrange três bandas de música, 23 grupos e ranchos folclóricos e seis grupos musicais do concelho.

15 Comments

  1. Renato Castro boa noite faço parte de uma associação mais concretamente de um grupo folclórico e informo o senhor que se o grupo tivesse a espera do subsidio para sobreviver ja tinha morrido a muito

  2. Caricato ou não…
    Em ano de eleições, a câmara cortou o apoio a uma pessoa deficiênte, que manifestou publicamente o apoio ao partido “CHEGA”…
    Se isto não é vingança política, então não sei o que é…
    Ministério público, investigação exige se.
    Em Famalicão e com este presidente, é á descarada as habilidades contabilistas.

  3. Renato Sequeira aqui estava a prova que ser alfabetizado não é ser letrado! Eu tenho capacidade de escolher! Não apenas como você! E não estou a questionar a escolha de ninguém não me viu em ponto nenhum a fazer isso! O Sr. Renato é que está a supor em quem voto e a tirar conclusões por um simples comentário 😂

  4. Sofia Machado Moreira imagina!! Não tens capacidade de escolher, mas achas que podes questionar as escolhas dos outros 😁😂😂 poupame!!

  5. Renato Sequeira não vou sequer entrar por aí! Não sabe quem defendo, as minhas ideologias nem tem como o afirmar! Não voto sequer por partidos, mas sim por medidas propostas e personalidade! Nem sou eu que tenho de me defender sequer, porque não sou eu que estou a concorrer seja ao que for! Bem haja!

  6. Sofia Machado Moreira depois vais abanar a bandeirinha ao Passos, está bem !? Julgas que eu nasci ontem !!
    Grande parte dessas associações não tem qualquer utilidade pública .

  7. Sofia Machado Moreira assim de repente até parece que faz parte de alguma associação

  8. Joao Machado não disse o contrário! Mas não era essa a questão que estava a debater! Mas sim que o senhor acima deu a entender que só havia este apoio por ser ano de eleições! E eu só disse que isso não é verdade!

  9. Sofia Machado Moreira sempre que existe apoio financeiro, também existe desvio financeiro,a corrupção está em todo lado

  10. Paulo Vilaca Não sabe o que diz! Fica a saber que sempre deram este apoio! Mesmo com a paragem do covid em que todas ou quase todas estas associações estiveram paradas nunca faltou o apoio! Por isso não, não tem a haver com votos ou ate a ser altura de eleições!

  11. Não sabe o que diz! Fica a saber que sempre deram este apoio! Mesmo com a paragem do covid em que todas ou quase todas estas associações estiveram paradas nunca faltou o apoio! Por isso não, não tem a haver com ser ano de eleições!

Deixe um comentário

Famalicão: Sinos da igreja de Calendário retirados para manutenção

Os sinos da igreja paroquial de Calendário foram retirados para reparação e manutenção do sistema mecânico.

A informação foi prestada pela Paróquia que pede a compreensão de todos.

Os sinos foram retirados no final da passada semana e, se os trabalhos decorrerem conforme o previsto, poderão voltar à torre da igreja nos primeiros dias da próxima semana.

Famalicão: Mário Passos anuncia o envio de mais de 8 mil telhas para Leiria e Santarém

A Câmara Municipal de Famalicão vai enviar cerca de oito mil telhas para apoiar a reconstrução de habitações afetadas pela tempestade Kristin, nos distritos de Leiria e Santarém, regiões mais atingidas pelo mau tempo dos últimos dias.

O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, Mário Passos, que manifestou solidariedade para com as famílias, empresas e instituições afetadas, sublinhando que os próximos tempos serão dedicados à recuperação dos prejuízos materiais e também ao apoio emocional das populações atingidas.

A ajuda parte de Famalicão já amanhã, informa o autarca.

Famalicão: Hugo Oliveira recebe reforço sérvio para o centro da defesa

Vojin Serafimovic, defesa central, de 20 anos, assinou contrato com a SAD do FC Famalicão até ao final da presente temporada. O jovem jogador vem do FK Cukaricki.

O sérvio formou-se no FK Cukaricki, emblema pelo qual cumpriu a estreia na Liga Sérvia aos 17 anos. Apesar da juventude, totaliza quase 40 jogos na principal competição deste país dos Balcãs.

Vojin diz que inicia este novo desafio «com a expectativa de trabalhar para evoluir as minhas capacidades. Pretendo ajudar a equipa a obter bons resultados para ficar numa boa classificação», referiu. Sobre o novo clube, destaca «a forte aposta em jovens jogadores», de ser uma equipa «reconhecida pelo futebol de qualidade que apresenta» e pelas «excelentes condições» que tem.

O jovem jogador diz que o sucesso do compatriota Mirko Topic em Famalicão «foi importante para abraçar este projeto». Sobre si, é um central «com bom jogo aéreo e sentido posicional, bem como uma boa capacidade de passe».

Do currículo do reforço do Famalicão destaca-se a participação na Liga Conferência, bem como o estatuto de internacional pelo seu país, nas seleções jovens, tendo jogado entre os sub-15 e os 21, com participação no Campeonato da Europa de sub-17, em 2022.

Famalicão: Rede de Academias Seniores ganha quatro novos membros

A Associação Saberes com Vida – Academia Sénior de Mouquim, Associação Vale Feliz – Academia Sénior Vale de São Martinho, da Casa do Povo de Lousado e da Sabedoria Partilhada de Ribeirão – Associação Sénior são os mais recentes membros da Rede de Academias Seniores de Famalicão que passa a contar com um total de 20 associações.

A adesão dos quatro novos membros foi formalizada esta segunda-feira. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, felicitou as novas academias «pelo trabalho que têm realizado. Queremos que as pessoas mais velhas se sintam acompanhadas, úteis e felizes, e as academias têm tido um papel essencial nesse caminho», enalteceu.

A RASF tem por missão a dinamização e promoção da cooperação das Academias Seniores do concelho, com vista a promover a qualidade de vida das pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, reformados, pensionistas e desempregados a partir dos 60 anos, através de atividades promotoras do bem-estar físico, social e mental, pelo combate à solidão e à exclusão, o favorecimento de relações interpessoais e intergeracionais, o incremento da capacitação e da auto confiança, aprofundamento de conhecimentos e competências.

 

Famalicão: 365 Running Project tem uma corrida semanal para todos

A 365 Running Project abriu a prática de atletismo a todos os interessados, independentemente da experiência. A “Run & Chill Famalicão” é uma corrida semanal, cuja primeira edição decorreu no passado sábado e terá lugar todas as terças-feiras, às 19h30, a partir do Parque da Devesa. O objetivo «é criar um momento regular de prática desportiva acessível, informal e inclusiva, promovendo hábitos de vida saudáveis e o convívio entre atletas».

Excecionalmente, o “treino” inaugural decorreu nas instalações da empresa ROQ, em Oliveira de São Mateus, que se associou ao evento e ofereceu uma t-shirt comemorativa a todos os participantes. A primeira “Run & Chill” contou, ainda, com o apoio da Água Monchique e da Pastelaria Don Marco, num evento totalmente gratuito, com pequenos “miminhos” oferecidos aos participantes.

O presidente da equipa e da Associação 365 Running Project, Bruno Esteves, defende que «correr não é apenas competição; é partilha, convívio e promoção do bem-estar físico e emocional».

Com esta iniciativa, a 365 Running Project reforça o seu compromisso com a promoção do desporto, da saúde e da coesão social no concelho de Vila Nova de Famalicão, convidando todos os interessados a juntarem-se a este movimento onde correr e relaxar andam de mãos dadas.