Das comemorações do Dia da Cidade, no dia 9 de julho, para além da sessão solene, também faz parte o tradicional Sarau/Piquenique Sénior, que decorre a partir das 10h30, no Parque de Sinçães, com a participação de mais de 800 seniores que integram as atividades do programa municipal “Mais e Melhores anos”.
Ao todo, este programa municipal envolve cerca de 4 mil famalicenses, proporcionando atividade física, lazer, convívio e reabilitação aos seniores famalicenses, mas também àqueles que necessitam de reabilitação física e a pessoas portadoras de deficiência. A frequência é gratuita, sendo que cada idoso paga apenas o seguro de acidentes pessoais no valor de 2,5 euros por ano.
Além da sessão solene, agendada para o final da tarde, e do piquenique sénior, nos 41 anos do Dia da Cidade será inaugurado o novo Parque de São Miguel-o-Anjo, na freguesia de Calendário. O espaço organiza-se através de uma rede de percursos que permitem explorar diferentes valências: arqueológica, natural e paisagística. Os trabalhos de valorização promovidos pela autarquia incidiram nos caminhos já existentes, na criação de miradouros e novos percursos pedonais interpretativos e de contemplação, a instalação de passadiços metálicos em ferro e a criação de uma área de repouso, lazer e de atividades ao ar livre, de forma a promover o conhecimento científico, a prática desportiva e o contacto com a natureza.