Famalicão: Peregrinação à Sé Primaz (Braga) a pé, bicicleta, carro ou de autocarro

No dia 9 de novembro, entre as 14 e as 18 horas, tem lugar uma Peregrinação Jubilar Arciprestal. Neste dia, todo o Arciprestado de Vila Nova de Famalicão é convidado a peregrinar até à Sé Primaz, em Braga.

Esta iniciativa, no âmbito do Ano Jubilar dedicado à temática da Esperança, que a Igreja do mundo assinala e celebra ao longo deste ano, pode ser feita de diferentes modos: dos autocarros que o Arciprestado vai disponibilizar, em viatura própria, a pé, de bicicleta, de mota, entre outros. Qualquer que seja a modalidade de participação, a inscrição é obrigatória até ao dia 19 de outubro, para que o Arciprestado possa organizar devidamente a iniciativa e para que seja possível comunicar às autoridades e forças de segurança o número de pessoas envolvidas e o modo como chegarão a Braga.

O Arciprestado disponibiliza uma ficha de inscrição individual, sendo que cada interessado deve realizar a respetiva inscrição na sua paróquia, junto do pároco. Será disponibilizado autocarro para a deslocação por zonas pastorais, sendo que a saída está marcada para as 14h00. Esta deslocação terá o custo de 5€ por pessoa.

A organização dos grupos que se desloquem de bicicleta, de mota ou a pé é da responsabilidade de cada paróquia, tendo também de ser feita a devida inscrição.

O ponto de encontro em Braga é no Largo de São Paulo, junto do Seminário Conciliar de Braga, sendo comum para todas as modalidades. Depois, pelas 14h45, os participantes dirigem-se a pé para a Sé Catedral.

No interior da Sé, pelas 15h30, decorre uma Celebração Jubilar, presidida pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro. No final, pelas 16h30, os participantes poderão visitar, de modo livre e facultativo, o Museu da Sé. Pelos 18h00 está marcado o regresso a Vila Nova de Famalicão.

O Arciprestado apela «à participação de todos os cristãos nesta peregrinação, na certeza de que aqueles que caminham juntos, como Peregrinos de Esperança, experimentam a alegria sem par da comunhão com os irmãos e do encontro salvífico e reparador com Cristo Jesus».

Deixe um comentário

Famalicão: Festa da Apanha da Azeitona dia 25 de outubro, em Requião

A tradição volta a ganhar vida em Requião, no dia 25 de outubro, com a Festa da Apanha da Azeitona, uma iniciativa da associação 1º de maio, que conta com a colaboração da EB1 de Requião e dos Escuteiros.

Com entrada gratuita, a iniciativa agendada para as 10h00 ensina a colher e tratar a azeitona, num ambiente de convívio.

Famalicão: Candidata da CDU à Vila de Ribeirão apresenta programa autárquico

Sara Silva, candidata da CDU à Vila de Ribeirão, apresentou o programa autárquico para a vila. Para a operária têxtil e dirigente sindical, a candidatura nasce de um profundo compromisso com os trabalhadores e com a população. Defende que Ribeirão deve ser um lugar onde se possa vive melhor, com mais justiça social, maior participação cívica e desenvolvimento.

A candidata sublinha a necessidade de transformar a Assembleia de Freguesia num espaço mais aberto e plural, onde as pessoas possam apresentar os problemas do seu dia a dia e encontrar respostas.

Para além do apoio às famílias mais vulneráveis, o programa da CDU compromete-se a valorizar o território com intervenções no espaço público, nomeadamente a criação de um parque de lazer nas margens do rio Ave, recuperar a manutenção urbana para promover a criação de condições de habitação digna, melhorar a iluminação, arranjo dos passeios e das áreas de lazer.

A candidata defendeu a importância de devolver estabilidade, transparência e responsabilidade à Junta e Assembleia de Freguesia, colocando os interesses da comunidade em primeiro lugar.

“Quero contar com todos os que acreditam que é possível viver melhor em Ribeirão, com os que escolheram esta terra para construir a sua vida e com os que cá têm as suas raízes e origens”, afirma Sara Silva.

Famalicão: Mário Passos quer criar condições para atrair mais investimento

O candidato da coligação Mais Ação, Mais Famalicão apresentou propostas para a atividade empresarial e atratividade de investimento. Nas propostas para as áreas do Empreendedorismo, da Indústria e Inovação, destaque para a reabilitação física e estrutural do Famalicão IN HUB, em Vale São Cosme, para o transformar «num verdadeiro Parque de Ciência e Tecnologia inserido na respetiva rede nacional e internacional, com valências e serviços de apoio ao investimento, à inovação e ao desenvolvimento tecnológico».

Na Casa Senador Sousa Fernandes, quer criar um espaço coworking destinado a profissionais independentes, freelancers, empreendedores e até empresas; além da criação da Fábrica de Negócios, estrutura de apoio à criação, atração e desenvolvimento de novos negócios orientados para a indústria nas áreas da inteligência artificial, programação e sustentabilidade.

Mário Passos propõe, ainda, reforçar a atratividade do comércio do centro urbano, através de projetos e ações de valorização e animação do comércio local e do apoio ao plano de atividades para o comércio dinamizado pela Associação Comercial e Industrial de Famalicão, nomeadamente para a consolidação do Marketplace “Comércio da Vila”.

Relativamente à internacionalização, apresenta um programa de Diplomacia Económica e Atração de Investimento, com a ligação de Famalicão às redes globais; na agricultura propõe uma bolsa anual para jovens estudantes da área.

No programa da coligação Mais Ação, Mais Famalicão estão outras medidas, como o reconhecimento de boas-práticas de empreendedorismo e a valorização dos projetos diferenciadores; integrar no Famalicão IN HUB valências de incubação e serviços partilhados; criar um programa de aceleração de ideias em contexto industrial e apoiar o intraempreendedorismo com foco na inovação industrial; intensificar a implementação do programa Created IN através das Missões Inovação, Open Days e Bolsas de Investigação, e a criação do selo CREATE IN para as empresas que integrem a rede de inovação municipal.

«À semelhança do que deve acontecer com outras áreas, também na economia precisamos de uma autarquia ativa e estimuladora, que crie condições favoráveis para o crescimento das empresas, porque só assim seremos capazes de impulsionar o crescimento económico de Famalicão e de melhorar a qualidade de vida dos famalicenses», diz o candidato, acrescentando que «a atitude cooperante da autarquia tem sido determinante no desenrolar de vários projetos», apontando, a título de exemplo, a instalação do Terminal Rodoferroviário de Mercadorias da Medway, em Lousado. «Investimento que conheceu várias dificuldades, mas que agora está pronto a avançar e que queremos continuar a acompanhar de perto nos próximos anos», conclui.

Mário Passos faz um balanço dos últimos quatro anos, ao nível da estratégia económica: captação de 641 milhões de euros de investimento e a criação de mais de 1600 novos postos de trabalho.

Famalicão: Alunos do AE Padre Benjamim Salgado e Instituto Nun’Alvares vão à final mundial do STEM Racing

A equipa S-Energy fez história ao representar Portugal na Final Mundial do concurso STEM Racing, que decorreu em Singapura, entre 27 de setembro e 2 de outubro, alcançando a melhor classificação de sempre de uma equipa portuguesa nesta competição internacional.

Composta por seis alunos do curso de Ciências e Tecnologias, três do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado – André Fernandes, António Azoia e Simão Silva — e três do Instituto Nun’Alvares — Manuel Cosme, Martim Trigo e Ricardo Costa, a equipa conquistou o título de campeã nacional, assegurando a presença na final mundial, onde competiram 82 equipas oriundas de todo o mundo.

Durante as provas, a equipa portuguesa teve o carro mais rápido em pista, com o tempo de 1,058 segundos entre 664 corridas e obteve a pontuação de 703,1 pontos num total de 1005, o melhor resultado de sempre para Portugal. Desta forma, terminaram a competição em 19º lugar.

As professoras Carla Gomes e Isabel Almeida, do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, acompanharam a equipa nesta experiência única.

Famalicão: Dois jogos, duas vitórias para o AVC

A equipa do Atlético Voleibol Clube está a disputar o Torneio do Minho, para formações seniores e sub 21, da Associação de Voleibol de Braga. Com dois jogos realizados, a equipa famalicense está na primeira posição com duas vitórias em outros tantos jogos.

Esta segunda-feira, jogou em Esposende e venceu a formação local por claros 3-0 (25-8, 25-9 , 25-12). Já com o apuramento garantido para as meias finais do respetivo torneio, o AVC recebe sábado, dia 11, pelas 16 horas, no Pavilhão das Lameiras, a equipa do VC Braga.

Famalicão: CHEGA visita associações de Ribeirão e mantém política de proximidade

A Comissão Política Concelhia do CHEGA de Famalicão deu continuidade à política de proximidade e visitou duas associações na freguesia de Ribeirão, a Associação Graxa e a Associação de Pesca Desportiva.

Escutadas as preocupações e entendidos os desafios do momento, o CHEGA procura agora encontrar formas de apoio e colaboração com o movimento associativo. A Comissão Concelhia manifestou disponibilidade para acompanhar as atividades das associações e defender as condições para que o associativismo local continue a crescer em Famalicão.

“As nossas associações são a força viva das freguesias. Estaremos sempre atentos e prontos para apoiar quem trabalha diariamente pelo bem comum”, afirmou a Comissão Política Concelhia do CHEGA Famalicão.