O primeiro-ministro afirmou esta segunda-feira, 12 de janeiro, que a ideia de um SNS em caos não reflete a realidade do sistema de saúde. Luís Montenegro garantiu que os tempos de espera nos hospitais são atualmente os mais baixos dos últimos cinco anos.
A declaração foi feita no Porto, durante a inauguração da nova sede da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde. O chefe do Governo reconheceu que existem problemas, mas considerou haver uma desvalorização do trabalho diário dos profissionais, face ao volume de notícias negativas.
De acordo com Luís Montenegro, mesmo num ano marcado por maior pressão sobre o sistema, os tempos de espera nas urgências registaram uma evolução positiva, ficando abaixo dos valores dos anos anteriores. O primeiro-ministro sublinhou, no entanto, que o objetivo passa por continuar a melhorar.
No discurso, deixou elogios à ministra da Saúde, Ana Paula Rodrigues, e explicou que o SNS enfrenta desafios acrescidos devido à saída de profissionais qualificados para o estrangeiro e ao aumento do número de utentes, associado ao crescimento da população residente e aos fluxos migratórios.
A Direção Executiva do SNS, criada em 2022, passa agora a funcionar num edifício próprio no Porto, deixando as instalações provisórias no Hospital de São João.