Conheça os locais e horários onde pode adotar uma árvore

O município promove, este sábado, uma mega campanha de adoção de árvores, disponibilizando quatro mil plantas de 15 espécies autóctones diferentes. A iniciativa decorre ao longo de todo o dia, em dez freguesias, sendo que das 9h00 às 13h00 a campanha realiza-se em Antas, Arnoso Santa Maria, Seide, Cabeçudos, Vilarinho das Cambas e Joane, e das 14h00 às 18h00, as árvores estarão disponíveis no Louro, Requião, Bairro e Riba de Ave. Cada cidadão famalicense pode adotar até três plantas.
A iniciativa está inserida no projeto “25 mil árvores para 2025”, cujo objetivo é a reabilitação de aproximadamente 25 hectares do território através da plantação de 25 mil árvores e arbustos nativos da região em áreas urbanas, espaços rurais, ao longo das linhas de água e em montes e serras.
Com estas quatro mil árvores, o projeto chega às 17 mil árvores plantadas no concelho aproximando-se do objetivo para 2025.

Conheça os locais e horários
Adro da Igreja Velha – Antas 9-13h
Engenho – Arnoso Santa Maria 9-13h
Parque da Freguesia de Seide 9-13h
Antiga escola da Igreja – Cabeçudos 9-13h
Junta Freguesia Vilarinho das Cambas 9-13h
Feira de Joane 9-13h
Parque da Formiga – Louro 14-18h
Adro de Requião 14-18h
Parque das Camélias – Bairro 14-18h
Centro Social e Cultural de Riba d’Ave 14-18h

Famalicão: Roubam banca / panelas e destroem ‘cozinha’ utilizada por crianças

A cozinha criada pela organização “Mãos na Terra”, numa zona florestal na freguesia de Gondifelos, em Famalicão, foi alvo de furto e vandalismo. O equipamento, utilizado em algumas atividades da organização, ficou completamente destruído.

Do material levado pelos larápios consta uma banca, várias tigelas, panelas e pratos. A estrutura de apoio, em madeira, também terá sido danificada de forma deliberada.

Já é a segunda vez que isto nos acontece.

Responsável pela “Mãos na Terra” em declarações à Cidade Hoje

“Deixaram um rasto de destruição e tristeza num espaço habituado ao sorriso e à alegria das crianças”, refere a organização numa publicação nas redes sociais onde denuncia o ocorrido.

 

Junta de Lousado investe no futuro: bolsas para 46 estudantes do Ensino Superior

A Junta de Freguesia de Lousado, no concelho de Vila Nova de Famalicão, atribuiu bolsas de estudo a 46 estudantes do Ensino Superior residentes na freguesia. A iniciativa, que faz parte do programa de apoio à educação da Junta, visa incentivar e motivar o sucesso académico dos jovens, bem como promover e colaborar na formação de quadros técnicos superiores na região.

As bolsas, foram entregues aos estudantes numa cerimónia realizada na sede da Junta de Freguesia.

Religião: Mais de 100 peregrinos iniciam hoje caminhada de Famalicão a Fátima

Mais de uma centena de peregrinos arranca hoje a sua jornada de fé pelos caminhos de Portugal em direção ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na região de Leiria, no centro do país.

Estas pessoas juntaram-se ao grupo “Peregrinos de Famalicão” que, anualmente, organiza esta mega peregrinação a Fátima.

Antes da partida, o grupo vai concentrar-se, pelas 21h00, no quartel dos Bombeiros Voluntários Famalicenses de forma a receberem todas as informações essenciais para a peregrinação e despedirem-se dos seus familiares. Depois segue-se uma jornada de vários dias, preparada pela organização com pontos já definidos de paragem e dormida.

A Cidade Hoje acompanhou, no feriado de 25 de abril, os preparativos para a peregrinação:

Cazaquistão visita Famalicão esta segunda-feira

O embaixador do Cazaquistão em Portugal, Daulet Batrashev, vai estar em Famalicão esta segunda-feira para convidar as empresas têxteis portuguesas a investirem no país. O objetivo é aproveitar as matérias-primas abundantes do Cazaquistão e a crescente procura por produtos têxteis nos mercados internacionais.

O Cazaquistão oferece medidas de apoio ao investimento num mercado que se considera estar em crescimento. O embaixador Batrashev vai reunir com os dirigentes da Associação Portuguesa do Têxtil e do Vestuário (APTV), com o Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário (CITEVE) e com o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos.

Em cima da mesa poderão estar oportunidades de negócio em parceria, entre o Cazaquistão e Portugal.

Famalicão: Da fuga à despromoção ao play-off de campeão

O Riba d’ Ave Sifamir, que fez grande parte da época a lutar pela manutenção no nacional de hóquei em patins, segue para o play-off de apuramento de campeão, onde estão as oito melhores equipas da primeira divisão.

O feito foi conseguido este sábado, após a vitória, 4-2, sobre o Murches na última jornada da primeira fase, que os ribadavenses fecharam no oitavo lugar, com com 29 pontos. Pedro Silva, Gustavo Pato e Folhetas (2) foram os autores dos golos.

O clube fala de “um histórico 8º lugar nesta fase regular do Campeonato Placard e um histórico play-off de apuramento de campeão para desfrutar. Um trabalho incrível deste grupo de trabalho”, que é liderado por Raul Meca.

O FAC, já despromovido à segunda divisão, perdeu, 0-3, na última jornada com o Benfica. O conjunto famalicense fecha a prova em décimo segundo lugar, com 22 pontos.

Famalicão garante sexta época consecutiva na Liga

A vitória do Sporting sobre o Portimonense teve, também, resultados para o FC Famalicão. A equipa famalicense garantiu, desde já, a manutenção na primeira liga rumo à sexta época consecutiva na principal prova do futebol nacional.

A equipa está numa posição tranquila na classificação mas, matematicamente, outros cenários poderiam acontecer.

Recorde-se que o Famalicão subiu na temporada 18/19, primeiro ano da constituição da SAD. A melhor classificação aconteceu logo na “estreia”, com o sexto lugar e 54 pontos, sob o comando técnico de João Pedro Sousa.

Este domingo, na antepenúltima jornada, o Famalicão recebe o Benfica e caso consiga roubar pontos ao adversário “entrega” o título nacional ao Sporting.