AD de Esmeriz celebra 40.º aniversário com novo relvado sintético

A Associação Desportiva de Esmeriz, de Vila Nova de Famalicão, celebrou este fim-de-semana o seu 40.º aniversário com o concretizar de um sonho há muito ansiado pelos seus atletas, sócios e órgãos diretivos.

O clube inaugurou no passado sábado, 22 de junho, o novo piso sintético, uma obra que contou com um apoio municipal de 21 mil euros e que dota o recinto de melhores condições para a prática desportiva.

O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, lembrou a forte aposta que o município tem feito nos últimos tempos na melhoria do parque desportivo concelhio. “Estamos a demonstrar que é possível e desejável revitalizar as nossas infraestruturas desportivas, adaptando-as para que tenham condições cada vez melhores para quem já faz desporto, mas também para captar novos desportistas”, referiu.

Visivelmente satisfeito com o novo relvado, o presidente da AD Esmeriz, Jorge Costa, espera agora que esta intervenção traga mais atletas para o clube.

Já o presidente da União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, Armindo Mourão, fala numa obra de “grande importância” para a comunidade e para o clube, que depois desta intervenção reúne “condições perfeitas e a qualidade que se pretendia” para a sua atividade.

Recorde-se que a Associação Desportiva de Esmeriz (ADE) tal como o nome indica situa-se na freguesia de Esmeriz, em Vila Nova de Famalicão, e está registada desde 25 de março de 1979. Tem como grande aposta o Futsal e o Futebol de Salão.

Famalicão: AD Esmeriz conquista título da segunda divisão da AFSA

Com a vitória, 3-1, sobre o Riba d’ Ave, a AD Esmeriz garantiu o título da segunda divisão da AFSA e consequente subida à primeira divisão do concelhio de futsal.

O feito foi alcançado a três jornadas do final do campeonato. No final da partida deste sábado houve festa em Esmeriz.

José Pedroso inicia a época do Campeonato do Minho de BTT Downhill no pódio de prova em Armil (Fafe)

Realizou-se no último fim de semana o 19.º BTT DH Armil, primeira prova da época do Campeonato do Minho de BTT Downhill – CISION, organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, em Fafe.
Em destaque esteve o atleta famalicense José Pedroso, da equipa Bike House DH Team/Guimarães, a correr na categoria sub-17 e que terminou no 3º lugar.
Com o apoio da Câmara Municipal local, a pista do Monte de São Salvador, recebeu cerca de uma centena de atletas nacionais e espanhóis, que foram fortemente apoiados pelos muitos adeptos que se deslocaram à mítica pista, que em 2018 recebeu o Campeonato do Mundo de DHI Universitário.

Hoje há “Fados à Mãe” na Praça / Mercado de Famalicão

Na Praça/Mercado, hoje, às 16h, a ACAFADO – Associação Cultural e Artística Famalicão Fado, apresenta “Fados à Mãe”.
Nas vozes estarão Sara Sousa, Mónica Jarimba, Pedro Ferreira e Jorge Gomes; na guitarra portuguesa Pedro Martins; na viola de fado, Costa Pereira e no baixo acústico Filipe Fernandes.
A entrada é livre.

Famalicão: Grupo de famalicenses benze coletes antes de peregrinação a Fátima

O grupo de peregrinos “Unidos por Maria” de Vila Nova de Famalicão, vai caminhar até Fátima já a partir da próxima terça-feira.

Os 13 elementos que fazem parte do grupo já cumpriram a primeira etapa do percurso, até ao Porto, no feriado de 25 de abril, estando agora a decorrer os últimos preparativos para a jornada mais longa, de mais de 200 quilómetros, até ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Este sábado, o grupo viu serem benzidos os coletes que os vão acompanhar. O momento aconteceu na eucaristia das 18h00, na igreja de Seide S. Miguel.

Famalicão: Roubam banca / panelas e destroem ‘cozinha’ utilizada por crianças

A cozinha criada pela organização “Mãos na Terra”, numa zona florestal na freguesia de Gondifelos, em Famalicão, foi alvo de furto e vandalismo. O equipamento, utilizado em algumas atividades da organização, ficou completamente destruído.

Do material levado pelos larápios consta uma banca, várias tigelas, panelas e pratos. A estrutura de apoio, em madeira, também terá sido danificada de forma deliberada.

Já é a segunda vez que isto nos acontece.

Responsável pela “Mãos na Terra” em declarações à Cidade Hoje

“Deixaram um rasto de destruição e tristeza num espaço habituado ao sorriso e à alegria das crianças”, refere a organização numa publicação nas redes sociais onde denuncia o ocorrido.

 

Junta de Lousado investe no futuro: bolsas para 46 estudantes do Ensino Superior

A Junta de Freguesia de Lousado, no concelho de Vila Nova de Famalicão, atribuiu bolsas de estudo a 46 estudantes do Ensino Superior residentes na freguesia. A iniciativa, que faz parte do programa de apoio à educação da Junta, visa incentivar e motivar o sucesso académico dos jovens, bem como promover e colaborar na formação de quadros técnicos superiores na região.

As bolsas, foram entregues aos estudantes numa cerimónia realizada na sede da Junta de Freguesia.