Chama-se BOB, é um supercomputador e está em Oliveira Santa Maria

O primeiro supercomputador português está instalado em Oliveira Santa Maria. O objetivo é aumentar a performance de computação do país em cerca de 10 vezes, graças a uma capacidade de memória de 266 TBytes, 1PByte de capacidade de armazenamento e 1 PFlop de capacidade de cálculo. Inclui 800 nós de computação.

Chama-se BOB e foi inaugurado esta sexta-feira, pelo Ministro para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Fica instalado no datacenter da REN, que é gerido pela REN e pela NOS.

«Estamos hoje aqui a construir o futuro», registou o governante, salientando que já está operacional, quando há dois anos era dito que seria impossível na Europa. A persistência tem a ver, disse o ministro, com «a ambição de ter o melhor que se faz no mundo ao nível dos sistemas que emergem ao nível da computação avançada e do processamento de dados».

O novo equipamento vai dar suporte às atividades do Minho Advanced Computing Centre, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que é quem vai gerir a infraestrutura, em parceria com a Universidade do Minho.

Este é o primeiro computador a funcionar mas está prevista a chegada de um segundo computador, o Deucalion, até final de 2020, em resultado de uma candidatura. Uma vez instalada, vem aumentar este computador em 10 vezes.

Já agora o nome BOB é uma espécie de homenagem a Bob Peterssen que foi com quem negociaram a entrada da máquina em Portugal, numa parceria entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Universidade do Texas, em Austin.

Este reforço da capacidade computacional nacional representa, também, uma oportunidade única para o tecido empresarial, permitindo elevar significativamente a sua capacidade de conceção, otimização e validação de novos produtos e serviços, abrindo importantes vias de criação de valor acrescentado para a economia Portuguesa.

Famalicão: Casas de banho públicas de Santa Ana vandalizadas

Durante a noite desta sexta-feira ou já madrugada de sábado, as casas de banho públicas de Santa Ana, em Ribeirão, foram vandalizadas. Os estragos são avultados, revela a Junta de Freguesia, que condena este tipo de comportamentos.

A autarquia liderada por Leonel Rocha fala, também, num prejuízo para toda a comunidade, dado que mais recursos públicos serão aplicados para reparar estragos “que poderiam e deveriam ser evitados”.

A autarquia ribeirense apela ao respeito pelo espaço público e ao sentido de responsabilidade de todos. Caso alguém tenha presenciado qualquer situação relacionada com estes atos ou disponha de informação revelante sobre o sucedido, deve comunicar às autoridades competentes, pede a Junta de Freguesia.

Famalicão com a Seleção: Esplanadas autorizadas a estarem abertas durante jogos de Portugal

A Seleção Nacional entra hoje em campo para mais um encontro no Mundial, numa partida em que Portugal procura confirmar o bom momento na competição.

Entretanto, independentemente do horário dos jogos de Portugal, todas as esplanadas do concelho estão autorizadas a permanecer abertas durante a transmissão dos encontros da Seleção Nacional, permitindo que adeptos e visitantes acompanhem os jogos num ambiente de convívio.

Portugal já garantiu a qualificação para a fase seguinte da competição, beneficiando também dos resultados registados nos restantes grupos.

A partida desta madrugada, frente à Colômbia, está marcada para as 00h30.

Famalicão: Rui Barros, Jackson Martínez e companhia jogam em Lousado

Na tarde deste sábado e no âmbito das comemorações dos 50 anos do Clube Desportivo de Lousado há um jogo de veteranos contra o FC Porto Vintage.

Paulo Assunção, Rui Barros e Jackson Martínez, entre outros, são alguns dos craques que figuram na equipa portista e que vão jogar em Lousado.

A partida será jogada às 17:00 horas, no Parque Desportivo de Lousado.

Famalicão: Treinos de captação para jogadoras de futebol

O FC Famalicão vai realizar treinos de captação para jovens nascidas entre 2010 e 2018. Os treinos decorrem entre segunda e quarta-feira da próxima semana (29 de junho a 1 de julho), a partir das 18h30. Podes inscrever-te através do link https://forms.gle/345h3KPnDSq6h5ZBA

Deves levar equipamento. Qualquer dúvida e mais informações através do telefone 916 552 878.

Famalicão: Mercado das Mãos com concerto de Costinha

Este sábado e domingo está a decorrer mais uma edição do Vai à Vila, desta feita dedicado à criatividade e ao artesanato. Na tarde de domingo, às 16 horas, o cantor famalicense Costinha dará um concerto.

O Mercado das Mãos reúne criadores locais que dão vida a peças únicas através de técnicas como croché, ponto cruz e trabalhos em tecido, madeira, papel e outros materiais.

O certame decorre, como sempre, na Praça D. Maria II, entre as 10 e 21 horas, este sábado e, no domingo, abre à mesma hora e e encerra às 18 horas.

Famalicão: Manuel João Vieira está na Galeria Municipal Ala de Frente

A exposição “Diário/Notas e Paisagens”, de Manuel João Vieira, pode ser visitada na Galeria Municipal Ala da Frente, na rua Adriano Pinto Basto, em Vila Nova de Famalicão, até 27 de setembro.

Conhecido pelo seu percurso nas artes plásticas, na música e na performance, Manuel João Vieira apresenta uma narrativa visual intensa e muito pessoal, onde a ironia, a sátira e as referências à história da arte se cruzam para dar corpo ao universo caótico e provocador do artista.

A exposição, de entrada livre, reúne trabalhos que convidam o visitante a percorrer paisagens reais e imaginárias.

Conhecido tanto nas artes plásticas como pelos projetos musicais Ena Pá 2000 e Irmãos Catita, o artista é também professor e, nos “tempos livres”, candidato à Presidência da República, como aconteceu este ano.