F.C.Famalicão: Dias e horas definidos para jogos com Boavista, Marítimo e Santa Clara

A Liga Portugal anunciou as datas e horários dos encontros das jornadas 16, 17 e 18 da Liga NOS. Três das partidas do Futebol Clube Famalicão serão disputadas no Estádio Municipal, coincidindo com o final da primeira volta e o início da segunda.

16.ª JORNADA
Boavista x FC Famalicão (Sábado, dia 11 de janeiro, 18 horas)

17.ª JORNADA
FC Famalicão x CS Marítimo (Domingo, 19 de janeiro, 17.30 horas)

18.ª JORNADA
FC Famalicão x CD Santa Clara (Domingo, 26 de janeiro, 15 horas)

Fonte: F.C.Famalicão

Famalicão vai à Madeira para dar «continuidade» ao bom momento

O FC Famalicão segue para a Ilha da Madeira na certeza que está «num bom momento de forma», mas que terá pela frente «um adversário competente, que joga em casa que, por tradição, é bastante complicado». Palavras de Hugo Oliveira, antes de seguir viagem, na antecipação ao jogo da tarde deste sábado.
Com cinco jogos sem perder, e todos sem sofrer golos, a ambição é dar continuidade a este registo porque, como asseverou esta sexta-feira, «no futebol o mais difícil é dar continuidade». Acrescenta que ser regular «é uma das características das grandes equipas que, mesmo perante contextos complicados, dão sempre uma resposta forte. Sabemos o que queremos deste jogo, mas também sabemos que temos de estar a um nível muito alto para conseguir o que pretendemos».
Sem o médio criativo Gustavo Sá, que vai cumprir castigo, o treinador coloca o foco no coletivo e nas soluções que tem para uma alternativa válida, porque, «aqui, todos puxam para ter o seu espaço. Terei de tomar uma decisão, mas a resposta de quem jogar será positiva», garante.
«O nosso processo é de desenvolvimento e o mote no balneário é olhar para cima e chegar ao final de cada jogo conscientes que todos deram tudo. A solidez é um alicerce fundamental nas nossas aspirações e não queremos entrar em montanhas russas, pelo que o momento é de olhar exclusivamente para o Nacional», numa alusão a uma eventual candidatura europeia, depois da equipa “largar” lugares mais inferiores na classificação.
Nacional e Famalicão, com a arbitragem de Gustavo Correia, joga-se este sábado, a partir das 15h30.

Famalicão: Riba d´Ave está em vantagem, «mas a eliminatória está em aberto»

Ao final da tarde deste sábado, o Riba d´Ave/CSJ Group retoma a caminhada nas competições europeias de hóquei em patins. Às 18h30, no Parque das Tílias, o conjunto de Raul Meca recebe os italianos do Sarzana na segunda mão dos quartos de final da WSE Cup. O Riba d´Ave está em vantagem, depois da vitória, 4-5, no reduto adversário, «mas nós encaramos a partida sem pensar na vantagem que temos», avisa o treinador em declarações a CIDADE HOJE.
Um golo de diferença em hóquei em patins «é muito curto. Portanto, a eliminatória está em aberto». No entanto, como sublinha Meca, o primeiro jogo «deu-nos muita confiança na forma como preparamos o plano para estas duas partidas. Em nossa casa, queremos ser melhores, mais intensos, mais objetivos e mais unidos. Temos um golo de vantagem e 50 minutos para jogar em nossa casa com a ajuda dos nossos adeptos e isso dá-nos muita confiança».

Sobre o adversário e as dificuldades que pode colocar, «são as mesmas que nos criou em Itália: muita qualidade individual e muita objetividade no seu jogo. Temos de fazer o que está planeado e anular essas ações, tal como conseguimos na primeira mão, principalmente as ações individuais dos jogadores do Sarzana».
O palco desta decisão, que pode levar a equipa à final a quatro da WSE Cup, é o Parque das Tílias «a maior força deste clube, conhecido e respeitado por todos os atletas no mundo. As equipas, e principalmente os atletas que não conhecem o nosso pavilhão, sabem que vão encontrar um ambiente especial e quente. Se aliarmos a força dos nossos adeptos a uma exibição dentro dos valores que já demonstramos esta época, tenho a certeza que no fim faremos uma festa bonita e cumpriremos mais um momento histórico que temos tido o privilégio de viver neste clube», acredita Raul Meca.
Recorde-se que a formação ribadavense esteve numa poule de apuramento para a Liga dos Campeões, que falhou ao ficar em terceiro lugar. Foi relegada para a segunda prova das competições europeias e, nos oitavos de final, eliminou o CH Caldes, de Espanha.

Para o jogo de sábado, o acesso ao Parque das Tílias é feito mediante as seguintes condições – sócios efetivos: bilhete a 5 euros; menores de 13 anos, acesso gratuito (obrigatória a apresentação de cartão de cidadão, validamente emitido); dos 13 aos 18 anos, 5 euros (obrigatória a apresentação de cartão de cidadão, validamente emitido); o bilhete para o público tem um custo de 10 euros.
O Riba d´Ave alerta que esta partida, marcada para as 18h30, não está contemplada no plano de quotas dos sócios para a presente época desportiva. A bilheteira está disponível no dia de jogo (1 de março) a partir das 17h15.

Famalicão: Ana Azevedo convocada para o apuramento mundial

A jogadora famalicense, a mais internacional de sempre pela Seleção Nacional de futsal feminino, faz parte das escolhas do selecionador Luís Conceição para a fase de qualificação para o primeiro mundial.
A Equipa das Quinas concentra-se, esta terça-feira, na Cidade do Futebol, onde vai trabalhar até 11 de março, seguindo para Espanha. Até ao dia 16 de março, as jogadoras vão afinar a estratégia rumo ao desejado apuramento, com dois jogos de preparação, com a Seleção espanhola.
No dia 16 de março, a Seleção parte para Itália onde vai decorrer a fase de qualificação, onde permanecerá durante toda a competição em Montesilvano.
Para assegurar a vaga na fase final, a seleção feminina terá de ultrapassar a Suécia (jogo a 19 de março), Hungria (20 de março) e Itália (22 de março), no Grupo A. Os dois primeiros classificados do agrupamento carimbam a passagem para o certame mundial, que irá decorrer em dezembro deste ano, nas Filipinas.
Ana Azevedo (fixo/ala) representa o Nun´Álvares e, recentemente, foi premiada com a distinção das 125 internacionalizações, muito embora já some 130, o que faz dela a mais internacional de sempre por Portugal.

Famalicão: Joane x Paredes jogado sem a presença de adeptos

O jogo da 21.ª jornada do Campeonato de Portugal, entre o Grupo Desportivo de Joane e o Paredes, será realizado à porta fechada, por causa de um processo disciplinar aplicado aos joanenses.
O clube, numa nota publicada nas redes sociais, lamenta «profundamente esta situação que impede os nossos adeptos de estarem presentes para apoiar a equipa. O futebol deve ser vivido com paixão, mas sempre com respeito, fair play e dentro dos valores que representam o GD Joane». No mais, «a direção pede «o bom senso de todos para que situações como esta não se repitam e possamos continuar a ter os nossos adeptos ao nosso lado, onde sempre devem estar: nas bancadas, a apoiar o clube com orgulho e espírito desportivo».
O jogo está marcado para as 15 horas deste domingo. O Paredes é segundo, com 38 pontos, enquanto que o Joane é décimo primeiro, com 23 pontos.
Esta partida tem, ainda, a particularidade de ser a estreia de Fábio Oliveira no comando técnico da equipa, depois da saída de Duarte Nuno.

Famalicão: Gustavo Sá é ausência para o jogo contra o Nacional

Na partida deste sábado, na Madeira, diante do Nacional, o treinador do Famalicão vai ter de mexer no meio campo. Gustavo Sá, que viu o quinto amarelo consecutivo, na partida com o Moreirense, não é opção.
O médio criativo, que participou em todos os jogos da equipa, sendo que em apenas um foi suplente, é peça-chave no meio campo famalicense, pelo que aporta de qualidade e definição no último terço do terreno.
Hugo Oliveira tem outras opções, mas a ausência do jovem, que tem suscitado a atenção de vários emblemas, não deixa de ser uma baixa de peso para o jogo da 24.ª jornada, marcada para as 15h30.
O FC Famalicão viaja para a Madeira na tarde desta sexta-feira, mas antes o treinador Hugo Oliveira fará a antevisão à partida, em conferência de imprensa marcada para as 12h45, no Centro de Treinos.

Famalicão: Mathias de Amorim afirma-se no meio campo e antecipa jogo difícil na Madeira

Mathias de Amorim espera um jogo «difícil, num campo difícil», perante uma equipa, o Nacional, que «precisa de pontos». Mas o médio não tem dúvidas acerca dos objetivos da equipa para este jogo na Madeira: «queremos ganhar». Depois de cinco jogos sem perder e após uma vitória importante (frente ao Moreirense) em casa, o que já não acontecia desde agosto, Mathias Amorim diz que «estamos todos muito felizes».
O atleta luso-francês, que assumiu a titularidade recentemente, admite que se sente bem na função de médio e com as ideias do técnico Hugo Oliveira. Realça, também, que a sua integração é cada vez melhor, até a língua portuguesa melhorou. «Quando cheguei o Zaydou Yiussouf traduzia para mim, agora faço para outros», revela. «Somos uma família», acrescenta.
Nacional e Famalicão jogam na tarde do próximo sábado, às 15h30.

Mathias de Amorim chegou ao Famalicão em agosto do ano passado, com contratoi para quatro temporadas.

Ao longo do processo de formação, Mathias de Amorim integrou as convocatórias das seleções jovens portuguesas (sub-17 e sub-18) e foi chamado à seleção sub-20 de França. Pela seleção gaulesa participou no Torneio Maurice Revello.