Futebol: AF Braga apoia clubes com isenção das taxas de organização de jogos

Na retoma dos campeonatos, prevista para maio, a direção da AF Braga decidiu isentar do pagamento das taxas de organização dos jogos, todos os clubes participantes nas provas.

Em comunicado emitido na tarde desta quarta-feira, a direção assinala este apoio extraordinário de 50 mil euros aos clubes filiados participantes nos campeonatos distritais de seniores.

Esta medida vem de encontro a outras já tomadas, como assinala a associação. Num primeiro momento, reduziu o custo das taxas de inscrição dos atletas seniores em 40% (futebol 11), em 100% (futsal) e isentou os clubes do pagamento das taxas de filiação. Também foram reduzidos os encargos com as taxas de organização em 20€.

Agora, «e cientes de que os clubes vivem uma situação atípica, sem receitas de bilheteira, com apoios de publicidade muito reduzidos, entre outros», a direção da AF Braga reforça o apoio isentando, todos os clubes, do pagamento das taxas de organização dos jogos que se irão realizar. Esta decisão representa para a Associação de Futebol de Braga um valor de cerca de 50 mil euros.

Famalicão: Câmara celebra protocolos de 70 mil euros de apoio a associações juvenis

O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, assina esta terça-feira, pelas 18h30, na Casa da Juventude, um conjunto de protocolos de apoio financeiro às associações juvenis do concelho.

No Dia do Associativismo Jovem será entregue, a sete associações, 70 mil euros.

Os protocolos a assinar abrangem a Associação Guias de Portugal, o Corpo Nacional de Escutas – Junta de Núcleo de Vila Nova de Famalicão, a Koklus – Associação Juvenil de Fradelos, a Yupi, Youth Union Of People With Initiative, a Quebraritmo – Associação Juvenil, o Sport Krachtbal Clube e a PASEC – Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais.

Famalicão: FAC com bons desempenhos no nacional da 2.ª divisão

Na fase final do quarto e último Open da 2ª divisão, que decorreu na sala do Leça FC, o FAC esteve presente com Paulo Oliveira, Camilo Silva, Manuel Costa e Vítor Oliveira que, após vitória inicial, ficou pela fase intermédia. Manuel Costa também não passou desta fase, apesar de uma brilhante prestação com uma média de 1000.
Camilo Silva venceu os dois jogos e passou para os quartos-de-final, acabando derrotado pelo vencedor do torneio. Paulo Oliveira (na foto) poderia ter ganho o segundo torneio da época. Com um percurso de excelentes vitórias, nos quartos e meias finais, na final não conseguiu superar o seu adversário. Pela posição no ranking final, após os 4 Opens, vai disputar o Campeonato Nacional Individual onde estão quatro atletas do norte e outros tantos do sul. Paulo e Camilo vão subir à 1.ª divisão.
Na competição por equipas, na oitava jornada do nacional da 2ª divisão, a equipa B empatou na receção à Portuguesa de Leça-B. Venceram pelo FAC, Paulo Oliveira e Camilo Silva, nas mesas 1 e 3; jogaram também Jorge Lopes e Vítor Oliveira.

Na 1ª divisão, na antepenúltima jornada da fase de apuramento para a final nacional, na equipa principal do FAC, em deslocação a Leça, só Artur Figueiredo conseguiu a vitória. Jogaram, também, Manuel Figueiredo, Carlos Veloso e Rui Gomes. Mantém, assim, o 2º lugar na classificação e terá como adversários na próxima semana a Portuguesa e na seguinte e última jornada o B.C.Porto.
A um ponto de garantir presença na final a oito, basta um empate à equipa famalicense.

 

Famalicão: Irmãs Gonçalves vencem nas Caldas da Rainha

Na segunda jornada nacional de seniores, disputada nas Caldas da Rainha, as irmãs Sónia e Adriana Gonçalves venceram a prova de pares. No plano individual, Sónia jogou a final e Adriana terminou em terceiro lugar.

Nesta prova o FAC fez-se representar por 12 atletas.

Na categoria D, Ângela Pereira alcançou a final de singulares e, com Catarina Gouveia, jogou a semifinal de pares.

Famalicão: Clube de Xadrez A2D com bons resultados no Open Internacional Cidade de Coimbra

O Open Internacional Cidade de Coimbra Queima das Fitas 2024, a 11.ª primeira prova do circuito Portugal Chess Tour 2023/2024, decorreu entre os dias 25 e 28 de abril. Este torneio, em ritmo de clássicas de sete jornadas, teve um recorde de participantes: 198 jogadores.

O Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis fez-se representar 8 atletas: Ivo Dias (10.º), Carlos Novais (17.º), José Pinto (40.º), José Santos (48.º), Diogo Lopes (69.º), Artur Lemos (74.º), Carlos Pereira (105.º) e Gil Correia (132.º)

Realce, assim, para Ivo Dias que terminou a prova invicto, com 5,5 pontos em 7 possíveis (4 vitórias e 3 empates) e alcançou o 10.º lugar absoluto, com direito a um prémio monetário de 50 euros. Carlos Novais também não conheceu a derrota e foi 17.º absoluto, com 3 vitórias e 4 empates (5 pontos), com um ganho de 11 pontos de elo FIDE.

Famalicão: Inês e Mariana Silva com prestação meritória no Europeu de Xadrez

As irmãs Mariana Silva e Inês Silva, respetivamente campeã e vice-campeã nacional, estiveram no Campeonato Europeu Feminino de Xadrez que decorreu, de 19 a 29 de abril, em Rodes, na Grécia.

Depois de terem jogado o Europeu Feminino de 2023, em Petrovac (Montenegro), Mariana e Inês regressaram aos tabuleiros entre as melhores da Europa, com objetivos de subida no Elo e de aquisição de maior experiência internacional, num ano em que ambas deverão integrar a seleção nacional feminina nas Olimpíadas de Budapeste.

Mariana Silva, esta época ao serviço do Vitória SC, posicionou-se em 91.º lugar e totalizou 5 pontos em 10 jogos realizados. Ao estabelecer uma performance de 2095 pontos elo FIDE, equivalentes a um ganho de 42,2 pontos de elo FIDE, classificou-se 46 lugares à frente do número de ordem inicial (137.º cabeça de série).

A Mestre FIDE Inês Silva, atleta que veste as cores do clube famalicense CX A2D desde a época 2012/2013, terminou o Europeu em bom estilo ao vencer na 10.ª ronda e totalizando, assim, 4 pontos. Ao alcançar a 147.ª posição conseguiu classificar-se 6 lugares à frente do número de ordem inicial (153.º cabeça de série) e ganhou 1 ponto de elo FIDE.

O Clube de Xadrez A2D agradece à Associação Académica da Didáxis, à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão pelo patrocínio à atleta Inês Silva, bem como, pelo apoio da Federação Portuguesa de Xadrez nesta participação internacional que reuniu mais de 182 jogadores de 33 países.

Famalicão: Esmeriz vence Adere e aumenta distância na frente da 2.ª divisão da AFSA

Em mais uma jornada dos campeonatos concelhios de futsal da AFSA, que não contemplou a 1.ª divisão, no escalão secundário a AD Esmeriz destaca-se na frente da classificação.

A 17.ª jornada da 2.ª divisão trouxe algumas mudanças na pontuação. A principal prende-se com o afastamento do líder Esmeriz sobre a concorrência mais direta. O Esmeriz venceu a Adere, por 4-0, em jogo antecipado, e assistiu à derrota do segundo classificado, o Riba d´Ave HC, no terreno do Lousado, por 6-3. Com esta derrota, os ribadavenses ficaram a 7 pontos do primeiro lugar e têm o Lousado a espreitar o segundo posto, dado que a distância entre ambos é de apenas um ponto.

A cinco jornadas do fim, está acesa a luta pela promoção ao escalão superior. Refira-se que os dois primeiros são promovidos diretamente enquanto o terceiro vai disputar, num play off, a duas mãos, a subida com o penúltimo classificado da 1.ª divisão.

A Jasp, 4.º classificado, perdeu também na receção à Flor do Monte (2-4) e ficou numa posição delicada para alcançar o pódio, pois viu o Lousado a distanciar-se, estando agora a 4 pontos da turma de Lousado. Já o triunfo da Flor do Monte permitiu à equipa subir uma posição na tabela, é agora 9.º classificado (14 pontos).

O Novais venceu a Arpo, por 4-3, e manteve o 5.º lugar, com 26 pontos, enquanto a Arpo desceu à 10.ª posição (com 12 pontos).

A Adere manteve o 6.º lugar (17 pontos), enquanto o Louredo, que venceu o Miradouro, por 1-2, ascendeu ao 7.º lugar, com 16 pontos. O Miradouro é último classificado, com 4 pontos. Por fim, o Gavião, que folgou nesta jornada, ocupa a 8.ª posição, com 14 pontos. Próxima jornada, dia 1/05: Riba d´Ave HC-Miradouro, Arpo-Gavião, Flor Monte-Novais, Adere-Jasp e Louredo-Esmeriz. Lousado folga.

Cajada mais perto do título de veteranos

Com a vitória no terreno da Acura (1-7), o Cajada está cada vez mais perto do título. A quarto jornadas do final, tem 11 pontos sobre o atual segundo classificado, o Pedome, que venceu a Outeirense, por 2-8, e ultrapassou o Grac na tabela classificativa. Refira-se que a equipa de Cruz folgou.

Assim, o Pedome é segundo com 46 pontos, mais um que o Grac, terceiro classificado. A derrota da Outeirense não teve consequência na classificação, na medida em que a equipa de Pousada é 5.º com 30 pontos. A Acura é 9.º com 26 pontos.

Quem caiu na tabela classificativa foi também a Oliveirense. A derrota diante das Lameiras (3-0) relegou a equipa de Oliveira Santa Maria para o quarto lugar, com 44 pontos. As Lameiras subiram duas posições, são agora sétimos classificados com 26 pontos.

O Bairrense venceu o 1.º de Maio, por 5-1, e entregou a lanterna vermelha à turma de Requião. A equipa de Gavião é 11.º com 10 pontos, já a de Requião tem 8 pontos.

Refira-se que os jogos Covense-Barrimau e S. Mateus-Esmeriz foram adiados para data a designar. O Covense está na 6.ª posição (27 pontos); o S. Mateus é 8.º com 26; o Esmeriz 10.º com 18 pontos; e o Barrimau 12.º com 8 pontos.

A primeira divisão regressa sábado com os seguintes jogos: Pedome-Lameiras, Grac-Bairrense, 1.º Maio-Acura, Cajada-S. Mateus, Esmeriz-Outeirense, Oliveirense-Covense. Barrimau folga.

Foto arquivo