Patrões e sindicatos incertos sobre vacinação obrigatória para novos empregos

Patrões e sindicatos estão divididos sobre a vacinação obrigatória como critério que permite o acesso dos cidadãos a novos posto de emprego. Os advogados defendem que o impasse só deve ser resolvido pelo governo, com aprovação da Assembleia da República. Portugal apresenta mais de 70% da população vacinada contra a Covid-19 e, para já, ainda não impôs vacinação obrigatória.

Francisco Calheiro, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), posiciona-se no lado dos patrões e defende que todos reconhecem que não se pode impor a vacinação para os funcionários atualmente nas empresas, porque «não é obrigatória mas apenas recomendada». «Com a legislação em vigor, as empresas não podem impedir o regresso ao escritório dos trabalhadores que não se queiram vacinar ou que ainda não tenham a vacinação completa, nem tão pouco tais circunstâncias podem limitar as admissões para novos postos de trabalho», acrescentou.

Luís Miguel Ribeiro, líder da Associação Empresarial de Portugal (AEP), refere que a imunização «tende a reduzir o desenvolvimento de doença grave», evitando «o absentismo laboral», que prejudica as empresas e o Estado.

«Tendo em conta o já elevado nível de vacinação da população portuguesa e o facto de haver relativamente poucas situações de contágio em meio laboral, consideramos que não será necessário, pelo menos para já, adotar processos de vacinação obrigatória», declarou a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP). A CCP reconhece ainda que «eventualmente, poderá considerar-se a vacinação obrigatória como alternativa à imposição de horários desfasados e teletrabalho obrigatório em contextos em que a situação pandémica o exija».

 

Famalicão: Carlos Correia encabeça lista candidata à ACIF

Carlos Correia encabeça lista candidata às eleições à Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) que se realizam a 22 de abril. Carlos Correia é atualmente vice-presidente da direção de Xavier Ferreira que preside à ACIF desde 2015. Vários elementos dos atuais órgãos sociais fazem parte da lista de Carlos Correia, pelo que se antevê uma linha de continuidade para o quadriénio 2025/28.
A apresentação da lista de Carlos Correia será a 17 de março, às 17 horas, na Casa do Empresário.
As listas candidatas à ACIF devem ser apresentadas até 1 de abril. As eleições, para direção, assembleia geral e conselho fiscal, são a 22 de abril, uma terça-feira, na sede da ACIF, na Rua Adriano Pinto Basto, entre as 14 e as 18 horas.

Famalicão: Chega visita empresa para destacar a importância do setor empresarial

A Comissão Política Concelhia do Partido Chega continua com o seu périplo pelo tecido empresarial local. No dia 17, reuniu na empresa Rodricarnes – comércio por grosso de outros produtos alimentares, localizada em Mouquim.

A propósito desta visita, representantes do Chega afirmaram que o «setor empresarial é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do nosso território e é nossa convicção que um concelho forte se constrói com empresas dinâmicas e resilientes». No caso da Rodricarnes, o Chega realça o seu impacto na economia local e na criação de emprego no concelho.

A Comissão Política Concelhia, liderada por Pedro Alves, reafirma o seu compromisso de apoiar o setor económico e de lutar por melhores condições para o crescimento das empresas locais. «Acreditamos que incentivar a economia é investir no progresso de Famalicão», aponta.

Famalicão: Continental entre as 100 empresas mais responsáveis em Portugal

A Continental Mabor, com unidade de produção em Lousado, Famalicão, foi novamente reconhecida como uma das 100 empresas mais responsáveis em Portugal no âmbito dos indicadores ESG (Ambientais, Sociais e de Governação).

Segundo o ranking Merco ESG Portugal, divulgado esta terça-feira, a multinacional ocupa este ano a 84.ª posição, onde se destaca o compromisso com práticas sustentáveis e responsáveis. O ranking reporta-se ao desempenho das empresas em 2024 e avalia critérios como a gestão ambiental, a responsabilidade social e a governação corporativa.

Inovação e eficiência com telemática no setor de transporte

A telemática é uma combinação inteligente de sistemas de comunicação e tecnologia da informação aplicada à gestão de frotas. Em termos simples, ela possibilita o monitoramento em tempo real de veículos, permitindo que gestores acompanhem trajetos, identifiquem comportamentos dos motoristas e prevejam necessidades de manutenção antes mesmo de ocorrerem problemas. Essa integração de dados é crucial para uma tomada de decisão mais ágil e embasada.

Aplicações Práticas e Benefícios da Telemática

No Brasil, onde os desafios logísticos são intensos devido às grandes distâncias e infraestrutura variada, a telemática oferece soluções que vão desde a otimização de rotas até a segurança operacional. Por exemplo, uma empresa que utiliza essa tecnologia pode identificar, em tempo real, quais estradas estão congestionadas e redirecionar seus veículos para percursos mais rápidos e econômicos.

Além disso, a telemática permite o acompanhamento detalhado do desempenho de cada veículo. Isso inclui a medição da velocidade média, o tempo de inatividade e até mesmo o estilo de condução dos motoristas. Dados assim possibilitam a criação de programas de treinamento específicos, orientados para reduzir o consumo de combustível e minimizar o desgaste dos veículos.

Uma estatística interessante revelou que empresas que implementaram sistemas de monitoramento via telemática conseguiram reduzir em 18% os custos com manutenção preventiva e corretiva. Esses números demonstram que a tecnologia não só contribui para a eficiência operacional, mas também tem um impacto direto na redução de despesas.

Em ambientes de alta competitividade, como o setor de transporte, cada economia conta. Através do monitoramento contínuo e da análise de dados, gestores podem prever falhas mecânicas e agir proativamente, evitando paradas inesperadas e perdas financeiras. Assim, a telemática atua como um verdadeiro “termômetro” para a saúde da frota.

Para ilustrar a aplicabilidade dessa tecnologia, é interessante observar exemplos do mundo real. Em empresas de entrega do último quilômetro, por exemplo, a telemática é utilizada para mapear o percurso ideal, reduzindo o tempo de entrega e melhorando a satisfação do cliente. Segundo estudos do setor, a implementação de sistemas de rastreamento em operações logísticas pode aumentar a eficiência das entregas em até 20%.

Soluções de Telemática no Mercado Brasileiro

Além de otimizar a logística, a telemática também tem um papel fundamental na segurança. Com sistemas que monitoram a velocidade e o comportamento dos motoristas, é possível reduzir incidentes de condução imprudente. Estudos recentes apontam que a adoção dessas tecnologias pode reduzir acidentes em até 15%, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro e para a preservação do patrimônio.

Outro benefício importante é a possibilidade de integração com outros sistemas corporativos. Por meio de APIs e interfaces personalizáveis, os dados coletados podem ser utilizados em sistemas de gestão empresarial (ERP) e análises de desempenho, facilitando a administração e a estratégia financeira das operações.

Casos Reais e Exemplos de Sucesso

Diversos estudos de caso evidenciam a eficácia da telemática no setor de transporte. Em um exemplo real, uma empresa de logística que operava em múltiplos estados conseguiu reduzir em 25% os custos com combustível ao identificar e corrigir rotas ineficientes. Esse resultado foi obtido através da análise contínua dos dados gerados pelos dispositivos de rastreamento.

Outro exemplo interessante vem de uma empresa de entregas urbanas, que implementou a telemática para monitorar o desempenho dos seus motoristas durante a última milha. Através dos dados, foi possível ajustar os horários de pico e realocar recursos de forma a garantir entregas mais rápidas e precisas. Como resultado, a empresa registrou um aumento de 17% na taxa de entregas dentro do prazo.

Esses casos demonstram como a telemática pode ser aplicada de maneira prática e efetiva em diferentes segmentos do setor de transporte. Os dados coletados não só permitem a melhoria contínua dos processos operacionais, mas também oferecem insights valiosos para o desenvolvimento de estratégias de longo prazo.

Impacto Econômico e Perspectivas Futuras

A telemática tem se mostrado um investimento estratégico para empresas que buscam competitividade e eficiência no mercado brasileiro. A redução de custos operacionais, a melhoria na segurança dos motoristas e a otimização dos processos logísticos são apenas alguns dos benefícios que essa tecnologia proporciona.

Segundo projeções de mercado, a adoção de soluções de telemática no Brasil deve crescer em torno de 28% ao ano nos próximos cinco anos. Essa tendência reflete a busca incessante por inovação e eficiência, especialmente em um país onde os desafios logísticos são constantes e complexos.

Além disso, o avanço contínuo da tecnologia promete integrar novas funcionalidades aos sistemas de telemática. A inteligência artificial, por exemplo, já começa a ser utilizada para prever falhas mecânicas e sugerir ajustes operacionais com base em padrões históricos. Essa evolução representa um salto qualitativo na forma como as frotas são gerenciadas e otimizadas.

Em um cenário cada vez mais competitivo, investir em tecnologia não é apenas uma questão de modernização, mas também uma estratégia para garantir a sustentabilidade financeira das operações. A telemática, portanto, se configura como uma ferramenta indispensável para empresas que desejam se manter à frente e aproveitar as oportunidades de um mercado em constante transformação.

Inovação e Diferenciação no Setor

No ambiente corporativo, a diferenciação é fundamental para o sucesso. Soluções de telemática permitem que as empresas não só acompanhem, mas também antecipem necessidades e desafios operacionais. Essa capacidade de previsão é um diferencial competitivo que pode fazer a diferença entre uma operação mediana e uma excelência em gestão.

Para os profissionais do setor, a telemática representa uma verdadeira revolução, unindo tecnologia e dados para transformar a maneira como se administra uma frota. É uma ferramenta que, ao mesmo tempo em que promove economia, reforça a segurança e a eficiência, possibilitando uma gestão mais inteligente e baseada em informações precisas.

Em complemento, vale destacar a importância de parceiros tecnológicos que oferecem soluções inovadoras. Por exemplo, a https://www.trackingfox.com tem se destacado no mercado ao oferecer sistemas de monitoramento integrados que potencializam o uso dos dados coletados, ajudando empresas a alcançar níveis ainda mais elevados de eficiência e economia.

Em síntese, a telemática vem revolucionando o setor de transporte no Brasil ao oferecer uma gama de benefícios que vão desde a otimização de rotas até a redução de custos operacionais e a melhoria na segurança dos motoristas. Com a crescente integração de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, as perspectivas para o futuro são extremamente promissoras.

Empresas que adotam essa tecnologia não só se tornam mais competitivas, mas também ganham em transparência e capacidade de gestão, elementos essenciais para prosperar em um mercado tão desafiador quanto o nosso. Investir em telemática é, sem dúvida, uma estratégia que alia inovação, eficiência e, consequentemente, crescimento sustentável.

Se você busca transformar sua operação e garantir uma vantagem estratégica, a telemática é o caminho certo. Através do monitoramento em tempo real, da análise detalhada de dados e da integração com sistemas modernos, essa tecnologia está redefinindo os padrões de excelência no transporte e na logística. O futuro é digital, e a telemática é a chave para destrancar todo o potencial de sua frota.

Projeto Acelerar o Norte lança plataforma online de acesso livre e gratuito

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da maturidade digital do ecossistema empresarial da região, o projeto Acelerar o Norte lança a Academia Digital, que é uma plataforma online, de acesso livre e gratuito, dirigida a pequenos empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas que procuram adquirir ou melhorar as competências na área digital.

Os conteúdos da Academia estão divididos em vários cursos, abrangendo temáticas como presença digital, posicionamento da marca online, criação de site, redes sociais para o negócio, vendas online ou obrigações legais na internet, entre outras.

Cada curso está estruturado em vários módulos, com aulas em vídeo, materiais de apoio, infografias e casos práticos, que permitem aprofundar os temas abordados e ao ritmo de cada um. Ao concluir cada curso, o utilizador pode obter um certificado de conclusão.

O acesso à Academia, já disponível, é feito a partir do site aceleraronorte.pt, mediante registo individual na plataforma. Os utilizadores registados podem aceder aos cursos todas as vezes que precisarem, a partir de qualquer lugar e sem um horário fixo.

Em nota à imprensa, responsáveis da Acelerar o Norte, dão conta que um estudo junto de mais de 600 micro, pequenas e médias empresas do Norte de Portugal revelou que a falta de recursos humanos qualificados e o desconhecimento sobre novas tecnologias estão entre os principais desafios na transição digital apontados pelos empresários da região.

Recorde-se que o projeto está também a promover ações de capacitação em várias localidades do Norte do país, incluindo em Famalicão. Ao todo são mais de 200 workshops em regime híbrido, que agora ganham um complemento com a Academia Digital.

O Acelerar o Norte vai apoiar, até ao final de 2025, perto de 9 mil empresas com vouchers de até 2 mil euros em serviços digitais. No entanto, a expetativa é que, através das ações de sensibilização e de capacitação que o projeto está a realizar, e agora com a Academia Digital, seja possível impactar mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas da região Norte, contribuindo para a melhoria da maturidade digital do ecossistema empresarial da região.

Presidente da ANAFRE «chocado» com veto de Marcelo à desagregação de uniões de freguesia

«Perplexo e chocado», é assim que se sente o presidente da Associação Nacional de Freguesias, Jorge Veloso, a respeito do veto do Presidente da República à desagregação de freguesias, o que fez o diploma regressar ao Parlamento.

Jorge Veloso diz que nada o fazia prever, pelas declarações entretanto dadas por Marcelo Rebelo de Sousa, e que tal posição «prejudica autarcas e populações» e vai «contra todo o trabalho que os deputados tiveram na Assembleia da República».

Recorde-se que Presidente da República vetou, esta quarta-feira, o decreto de desagregação de 135 uniões de freguesia que iriam repor 302 autarquias locais. Marcelo Rebelo de Sousa tem dúvidas quanto à transparência do processo e à capacidade de aplicação do novo mapa. Em nota publicada no sítio oficial da Presidência da República, diz que uma das razões para o seu veto é «a capacidade para aplicar as consequências do novo mapa já às eleições autárquicas de setembro ou outubro deste ano, daqui a pouco mais de seis meses».

Recorde-se que a desagregação de freguesias foi determinada por decreto aprovado pelo PSD, PS, BE, PCP, Livre e PAN. O IL votou contra e o Chega absteve-se.

Sobre a “transparência pública”, o chefe de Estado diz que surgiu pelos «seus avanços e recuos, as suas contradições, as hesitações e sucessivas posições partidárias, a inclusão e a exclusão de freguesias, e, sobretudo, o respeito rigoroso dos requisitos técnico-legais a preencher».

Compete, agora, ao Parlamento confirmar ou não o decreto aprovado a 17 de janeiro. No concelho de Famalicão estava contemplada a separação de Ruivães e Novais, Gondifelos, Cavalões e Outiz, Esmeriz e Cabeçudos, além de Avidos e Lagoa.