Mercadona participa na angariação de fundos da Cruz Vermelha Portuguesa

A Mercadona junta-se, pela primeira vez, à angariação de fundos organizada pela Cruz Vermelha Portuguesa, que se realiza entre os dias 15 e 24 de abril. A empresa coloca à disposição desta campanha todos os seus pontos de venda para esta iniciativa de solidariedade social.

A Mercadona colabora nesta ação disponibilizando os seus recursos para esta grande campanha solidária, que consiste na doação monetária, em múltiplos de 1€, que os clientes poderão realizar nas caixas de pagamento no momento da compra.

O valor doado será entregue na íntegra à Cruz Vermelha Portuguesa em forma de cartões, que posteriormente são distribuídos aos beneficiários, que poderão utilizá-los para adquirir os produtos de acordo com as suas necessidades.

Um dos compromissos que a Mercadona mantém é o de partilhar com a sociedade parte do que recebe. Com este objetivo, desenvolve um Plano de Responsabilidade Social, no qual estão inseridas as doações alimentares.

Em 2021, doou mais de 1.400 toneladas de alimentos e produtos de primeira necessidade a mais de 70 cantinas sociais, bancos alimentares e outras entidades sociais de Portugal, o correspondente a cerca de 23.300 carrinhos de compras.

Em Portugal, a empresa colabora diariamente, a partir dos seus 30 supermercados, com 29 cantinas sociais, tendo estabelecido acordos com estas instituições de solidariedade nas localidades onde está presente, doando, desde o primeiro dia, bens essenciais a partir de cada uma delas.

Pagamento do IMI alargado até final de junho

Por motivos associados ao “apagão”, o Governo alargou até final de junho o prazo para pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

O Ministério das Finanças emitiu um comunicado onde explica que «considerando que estes constrangimentos impossibilitaram o envio atempado de um conjunto alargado de notas de cobrança do IMI, o qual se encontra a decorrer, o Governo decidiu prorrogar, para todos os contribuintes, o prazo para o pagamento da primeira prestação do IMI ou, se for o caso, da prestação única deste imposto até ao final do mês de junho».

Famalicão: Câmara Municipal e Startup Portugal unidas para impulsionar empreendedorismo

Vila Nova de Famalicão, com oito outros municípios, assinou um memorando com a Startup Portugal para fortalecer o empreendedorismo regional, reter talento e investimento, divulgar as iniciativas na rede nacional e valorizar o Famalicão Made In.

A Startup Portugal compromete-se a partilhar informação relevante sobre o ecossistema nacional, apoiar a captação de talento e investimento, divulgar iniciativas locais junto da sua rede de contactos, bem como promover o Famalicão Made IN enquanto incubadora acreditada e membro da Rede Nacional de Incubadoras. Por sua vez, o Município de Famalicão assume o reforço do programa Famalicão Made IN, promovendo a educação para o empreendedorismo, valorizando a rede de mentores e dinamizando iniciativas de captação e aceleração de negócios inovadores, como o JUMP, Elevador, Showcase e Hackathon. A autarquia compromete-se ainda a qualificar as áreas de acolhimento empresarial, atrair novos projetos e consolidar o Famalicão IN HUB.

O protocolo foi assinado na quinta-feira, dia 8, na Alfândega do Porto, com a presença do vereador da Economia e Empreendedorismo, Augusto Lima. O autarca evidenciou que «o Município de Famalicão tem um forte interesse em promover o empreendedorismo, em especial o de base tecnológica, através do apoio especializado do Famalicão Made IN e do desenvolvimento de iniciativas estruturadas» Por isso, considera que a celebração deste memorando com a Startup Portugal «representa uma convergência de vontades, que permitirá consolidar e expandir a nossa ação junto das startups e scaleups, potenciando um ecossistema local cada vez mais competitivo e inovador», assinalou Augusto Lima.

Esta assinatura decorreu durante a SIM Conference 2025, que reúne startups, investidores e líderes do ecossistema empreendedor de diversos países. Além de Vila Nova de Famalicão, aderiram Esposende, Belmonte, Cadaval, Coruche, Paços de Ferreira, Caldas da Rainha, Penela e Vila Viçosa. No total, são já 31 os municípios aderentes.

Recorde-se que a Startup Portugal é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção do empreendedorismo no país.

«Com a assinatura destes novos memorandos, reforçamos o nosso compromisso de criar um ambiente mais favorável ao crescimento das startups em todo o território nacional. A colaboração com os municípios é essencial para atrair e reter talento, estimular o investimento e impulsionar o desenvolvimento económico regional», salienta António Dias Martins, Diretor Executivo da Startup Portugal.

 

Famalicão: «O suporte para a competitividade» (CITEVE) celebra 36 anos

O CITEVE – Centro Tecnológico de Têxtil e Vestuário comemora esta quinta-feira, 8 de maio, 36 anos de existência. Situado junto ao Parque da Devesa, tem vindo a crescer enquanto edifício e como referência na inovação, competitividade e sustentabilidade. Apresenta uma ligação direta às empresas, mas também às universidades e centros de investigação, portugueses e estrangeiros.

O diretor geral do CITEVE, Braz Costa, deixou uma mensagem de reflexão sobre o percurso deste centro tecnológico. «Há 36 anos, o Citeve tinha uma ambição que se mantém até hoje, a de ser o suporte tecnológico para a competitividade do setor têxtil e vestuário de Portugal», proferiu, em declarações nas redes sociais da instituição.

«Nestes 36 anos, o Citeve amadureceu, consolidou-se e conquistou o seu espaço dentro desta dinâmica de gerar mais e mais conhecimento e colocá-lo na mão das empresas».

Para Braz Costa, é importante perceber que há 36 anos «mais de 50% dos investigadores desta casa ainda não tinham nascido». Sublinhou, por isso, a juventude aliada à experiência «que é o que se vive hoje em dia nesta casa».

Comboios parados em todo o país… e não há serviços mínimos

Os comboios estão parados em todo o país por causa da greve na CP. Segundo a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações a adesão é de 100%.

A greve dos trabalhadores da CP, que se prolonga até 14 de maio, terá um especial impacto esta quarta e quinta-feira, devido ao maior número de sindicatos (14) que aderiram à paralisação.

A esta greve junta-se, hoje e quinta-feira, a paralisação convocada pelo Sindicato dos Maquinistas e, até 14 de maio, a convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante.

As greves não têm serviços mínimos, segundo decisão do Tribunal Arbitral.

Os sindicatos estão contra a imposição de aumentos salariais, «que não repõem o poder de compra», querem «a negociação coletiva de aumentos salariais dignos» e a «implementação do acordo de reestruturação das tabelas salariais, nos termos em que foi negociado e acordado».

 

Mercadona abre mais uma loja e colabora com Santa Casa local

A Mercadona vai abrir no dia 21 de maio, pelas 9 horas, uma loja em Fafe, a primeira do município. No âmbito desta abertura, a empresa assinou um protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Fafe.

A doação de alimentos é uma das estratégias da Mercadona para a prevenção do desperdício alimentar e faz parte do compromisso que a empresa mantém com a Sociedade: partilhar parte do que dela recebe. Com este objetivo, a empresa desenvolve o seu Plano de Responsabilidade Social, no qual estão inseridas as doações alimentares a partir de cada uma das suas 62 lojas abertas, além de várias outras ações pontuais.

A nova loja doará, diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade a esta instituição que ajuda mais de 700 pessoas e que se tornou num importante espaço de resposta social na comunidade envolvente, funcionando como creche, centro de dia, estrutura residencial para idosos, serviço de apoio domiciliário e cantina social.

António Soares Peixoto, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Fafe agradece a parceria e destaca “a distribuição pelas várias valências que nos estão afetas, (crianças, jovens e idosos), pessoas em situação débil, de carência e vulnerabilidade, produtos variados e essenciais, que vão ser um grande benefício e um valor acrescido, com ganhos adicionais, muito valorizados e apreciados”.

Sofia Cardoso, Diretora de Relações Externas Zona Norte e Responsabilidade Social Portugal, acrescenta que “este acordo que celebrámos com a Santa Casa da Misericórdia de Fafe, reforça o compromisso da Mercadona contribuindo para o bem-estar da comunidade onde nos inserimos, fazendo a diferença no dia a dia de quem mais precisa.”

Responsabilidade Social Empresarial

Sob a premissa de “Partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe”, o trajeto da Mercadona contempla a aplicação de um Plano de Ação Social, no qual se incluem as doações de alimentos e produtos. Neste âmbito, todas as lojas em Portugal têm uma parceria com uma instituição local que, desde o dia de abertura da loja, recebe diariamente alimentos. No total, em 2024, a Mercadona doou 1.300 toneladas de bens a mais de 80 entidades de cariz social, o equivalente a 22.600 carrinhos de compras.

Criação de Emprego estável e de qualidade

Com esta nova loja, a empresa cria 65 novos postos de trabalho, reforçando o compromisso com a criação de emprego estável e de qualidade. No total, a Mercadona contará com 600 colaboradores no distrito de Braga, todos com contratos sem termo desde o primeiro dia e condições salariais atrativas.

No início do ano, a empresa anunciou um aumento de 8,5 % a todos os colaboradores, aplicado desde janeiro de 2025, fixando o seu salário de entrada em 14.963,90€ brutos anuais, com progressão salarial até 20.465,10€ alcançados num máximo de 4 anos. Acrescem a estes valores o subsídio de alimentação diário e o subsídio de domingos, feriados e horas de trabalho noturno. Com o cumprimento de objetivos individuais e da empresa, soma-se ainda o Prémio Anual, que a partir do primeiro ano de antiguidade é equivalente a um salário extra e, a partir dos 4 anos de antiguidade, é de dois salários extra. Esta nova tabela salarial oferece assim um salário de entrada 23 % acima do salário mínimo nacional. Já os colaboradores com mais de 4 anos de antiguidade, auferem atualmente um salário superior em 68 % ao SMN.

Famalicão recebe mais workshop do projeto Acelerar o Norte

Famalicão vai receber, a 20 de maio, terça-feira, um workshop de capacitação do projeto Acelerar o Norte. Decorre entre as 19 e as 21 horas, na Casa do Empresário (ACIF), sobre o tema “Gerar tráfego para o site e loja”.

Tiago Macedo, consultor da área digital, foi escolhido para falar do tema, abordando ainda os princípios de SEO, publicidade no Google AdWords e Análise de mercado com Google Trends.

O objetivo do workshop passa por sensibilizar, mobilizar e qualificar as Micro e PME da região Norte para as vantagens da implementação de um modelo de negócio digital.

Esta formação é da responsabilidade da Aceleradora de Comércio Digital de Famalicão, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Famalicão. É dirigida a empresários do Norte de Portugal dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares.

Recorde-se que o projeto Acelerar o Norte continua a percorrer as 8 sub-regiões do Norte do país com o Roadshow de Capacitação, gratuito, para qualificar as empresas aderentes ao projeto sobre ferramentas, boas práticas e estratégias de marketing digital.

Desde o Alto Minho, passando pelo Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa e terminando no Douro e Terras de Trás-os-Montes, o Acelerar o Norte tem percorrido toda a região com o Roadshow para a Digitalização do Norte.

Para complementar os workshops, o projeto Acelerar o Norte criou a Academia Digital, uma plataforma online de aprendizagem (de acesso gratuito), com conteúdos na área do digital.

Lembre-se que o projeto Acelerar o Norte foi criado pelas instituições CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI e apresentado em outubro passado. O objetivo é aumentar a competitividade do tecido económico local e projetar o Norte em direção ao futuro digital, estimando abranger mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do Portugal, tem um investimento de 19 milhões de euros e a duração de dois anos.

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