Gerês: Encontrado corpo de jovem que saltou para o Rio Caldo através de ponte

Foi localizado, na manhã desta segunda feira, o corpo do jovem de 21 anos que estava desaparecido desde domingo à tarde.

O jovem saltou, através de uma ponte, com amigos, para as águas do Rio Caldo, no Gerês, e nunca mais foi visto.

O corpo foi recuperado na sequências das buscas de várias equipas de socorro.

Vídeo: Retomadas as buscas para encontrar jovem que saltou de ponte no Gerês e não regressou à superfície

55 Comments

  1. Uma vez mais, “parabéns” por divulgarem as imagens da morte de uma pessoa. Excelente “jornalismo”!
    Podem apagar também este comentário…

  2. Já é tempo das autoridades intrevir há varios locais a fazer destas coisas depois acontece tragédias…condolências à familia

  3. A estupidez humana aliada á vaidade, desafio alheio e necessidade de afirmação, são geralmente, infelizmente um fracasso e não há segundas oportunidades! Lamento muito!

  4. Por me terem felicitado neste dia agradeco a minha familia pessoas amigas beijo grande e muita saude LIDIA AZEVEDO.

  5. Por me terem felicitado neste dia agradeco a minha familia pessoas amigas beijo grande e muita saude LIDIA AZEVEDO.

  6. Por me terem felicitado neste dia agradeco a minha familia pessoas amigas beijo grande e muita saude LIDIA AZEVEDO.

  7. Rios é complicado….
    Eu frequento bastante e sei que há correntes na profundidade….muitos paus…..pedras…..muitas ervas que enrolam nas pernas…
    É preciso ter cuidado.
    Aqui e dada a altura da ponte me parece que caiu mal em modo “chapa” com tronco e cara e foi fatal para perder os sentidos , ir ao fundo e ter sido logo arrastado pelas correntes frias normalmente 1 a 2 mts de profundidade…
    A lamentar a perda de um jovem que apenas foi curtir uma tarde de Domingo com os amigos…😢😢
    Como todos fazemos…

  8. Rios é complicado….
    Eu frequento bastante e sei que há correntes na profundidade….muitos paus…..pedras…..muitas ervas que enrolam nas pernas…
    É preciso ter cuidado.
    Aqui e dada a altura da ponte me parece que caiu mal em modo “chapa” com tronco e cara e foi fatal para perder os sentidos , ir ao fundo e ter sido logo arrastado pelas correntes frias normalmente 1 a 2 mts de profundidade…
    A lamentar a perda de um jovem que apenas foi curtir uma tarde de Domingo com os amigos…😢😢
    Como todos fazemos…

  9. Se reparem bem no vídeo o primeiro a saltar deve ter sido o jovem que faleceu , porque ele caiu em cheio com a cara na água e não sei quantos metros de altura tem a ponte mas apartir de uma determinada altura bater em cheio na água e como bater em cimento
    Deve ter ficado inconsciente com o impacto e acabou por afogar
    Brincadeiras perigosas 🤦‍♂️

  10. Se reparem bem no vídeo o primeiro a saltar deve ter sido o jovem que faleceu , porque ele caiu em cheio com a cara na água e não sei quantos metros de altura tem a ponte mas apartir de uma determinada altura bater em cheio na água e como bater em cimento
    Deve ter ficado inconsciente com o impacto e acabou por afogar
    Brincadeiras perigosas 🤦‍♂️

  11. Mas o que aconteceu ao certo? Será que bateu com a cabeça em alguma pedra? Ramo de árvore? 🙁

  12. Mas o que aconteceu ao certo? Será que bateu com a cabeça em alguma pedra? Ramo de árvore? 🙁

  13. Tenho filhos e só peço que Uma desgraça destas nunca me bata à porta 😪
    Que descanse em paz e que a família consiga superar esta dor 😔😔

  14. Tenho filhos e só peço que Uma desgraça destas nunca me bata à porta 😪
    Que descanse em paz e que a família consiga superar esta dor 😔😔

  15. Porque todos nós já fomos adolescentes e erramos, e porque também temos filhos,netos ,sobrinhos etc etc …espero que nunca caia na meu núcleo um desgosto destes!Força a todos os familiares e amigos e que o miúdo descanse em paz … Que não tenha sofrido😥

  16. O problema é que as pessoas metem se a geito. Fazem coisas desnecessárias e sem explicação. Depois da nisto. Condolências a família.

  17. Descanse em paz sentimentos a família e amigos 😢😢😢😢😢🤍🤍🤍🤍🤍🙏🙏🙏🙏🙏

  18. Infelizmente estas pessoas procuram aventuras que podem correr mal. Foi que aconteceu a um desses jovens infelizmente 😢😢. Analisando os saltos no vídeo, só um fez bem , entrando na água com corpo direito. Condolências à família 🙏

  19. Que seja possível servir de exemplo para todos, condolências para todos os seus familiares 🤗🤗

Famalicão: Equipa sub-23 está nas meias finais da Taça Revelação

O FC Famalicão, segundo classificado da fase de apuramento de campeão nacional da Liga Revelação, está agora a disputar a Taça Revelação. No jogo dos quartos de final, disputado esta quinta-feira, no campo n.º 2 do Estádio Municipal, venceu, 2-0, o Estoril, com golos de Duarte Oliveira (41´) e Hélder Silva (51).

Agora, nas meias finais da prova, a equipa de Rui Tomé vai defrontar, em casa, no dia 20 de maio, o vencedor da partida entre o Benfica e o Estrela da Amadora.

Famalicão: Despiste em Gavião faz um ferido

Ao início da tarde desta quinta-feira, o despiste de um carro na rua do Prado, em Gavião, deixou uma pessoa ferida.

O alerta foi dado por volta das 14h00 e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses.

Famalicão: Dar as Mãos quer celebrar os 32 anos na “Casa”

A celebrar 31 anos de existência, a Associação Dar as Mãos deseja que o próximo aniversário possa ser celebrado na “Casa”, uma resposta social que visa capacitar (através de oficinas) e dar um teto, seja em caráter de emergência ou de transição, a pessoas sem qualquer retaguarda, particularmente aos sem-abrigo. Esta vontade foi manifestada, esta terça-feira, por Francisco Barreiro, o arquiteto responsável pela obra.

Na comemoração de mais um aniversário foi prestada uma homenagem aos sócios fundadores da instituição, criada em maio de 1994. Foi, na altura, no salão nobre da Câmara Municipal, que 51 pessoas da sociedade civil e representantes de instituições sociais, culturais e de educação se uniram para constituir esta associação de solidariedade social.

Na passada terça-feira, e na presença de muitos desses sócios ou seus representantes, foi inaugurado um mural com o nome de todos, «num gesto de reconhecimento e agradecimento». Foi isso mesmo que o atual presidente da direção, Bacelar Ferreira, fez questão frisar na sua intervenção, apelando também à continuidade do trabalho «e que continuem amigos da instituição», particularmente num tempo em que tem pela frente um grande projeto que precisará da mobilização de todos, com a construção da “Casa”.

Agostinho Fernandes, presidente da Câmara na altura da fundação e atual vice-presidente da Dar as Mãos, lembrou os motivos que levaram à constituição, apontando os valores de solidariedade e de apoio a todos que se encontram em situação de vulnerabilidade e que hoje continua bem presente. Na mesma linha, D. Jorge Ortiga, presidente da Assembleia Geral, deixou a palavra “esperançar” para dar alento, força e apoio ao outro.

A Câmara Municipal esteve representada por Ricardo Mendes. O vice-presidente agradeceu o importante trabalho que a Associação desenvolve junto da comunidade, provando que a solidariedade não é apenas palavra, «mas é, acima de tudo, ação». Os sócios fundadores e atuais, bem como os voluntários, foram apontados como exemplos de entrega e dedicação à causa social.

A sessão foi animada com a música de Maria Gil e, em clima de convívio, foi servido um Porto de honra, cantados os parabéns e a partilha bolo de aniversário.

A “Casa”, a edificar no lugar de Pelhe, em Calendário, em terrenos cedidos pela Câmara Municipal, está orçada em 2,5 milhões de euros; contempla a construção de dois edifícios com capacidade para 32 pessoas adultas e quatro agregados familiares.

Famalicão: Telessaúde analisada na ULS Médio Ave

Na passada terça-feira, o auditório da Universidade Lusíada recebeu uma sessão de apresentação e sensibilização sobre a teleSaúde. Estiveram reunidos mais de 90 profissionais dos cuidados de saúde primários e hospitalares neste evento promovido pela Unidade Local de Saúde do Médio Ave (ULSMAve), em colaboração com os SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde). Houve, no final, uma demonstração prática das várias plataformas, com a apresentação dos acessos e funcionalidades associadas, evidenciando a aplicação destas soluções no contexto clínico.

Neste encontro foram dados a conhecer os projetos propostos a desenvolvimento e em curso na ULS Médio Ave pelos profissionais, bem como as plataformas digitais disponíveis para práticas como a teleconsulta, a telemonitorização e a telereabilitação.

O presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Ave, António Barbosa, abriu a sessão, mas coube a Pedro Teixeira, diretor do Serviço de Saúde Mental, a apresentação da teleconsulta em saúde mental e sexual, uma iniciativa pioneira no país que, segundo afirmou, é de grande potencial de replicação noutras unidades.

Luís Moniz, vogal do Conselho de Administração, deu a conhecer as propostas de projetos que os colaboradores submeteram, sinal da vontade dos profissionais em abraçar a transição digital e a modernização dos cuidados prestados. Houve, depois, as intervenções técnicas dos SPMS, com Vasco Alves a apresentar a plataforma LIVE para teleconsultas, Rafael Franco a abordar a Telecuidados, e Rui Parreira destacou os serviços digitais orientados para os profissionais de saúde.

Recorde-se que os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde estão a reforçar as Unidades Locais de Saúde e os Institutos Portugueses de Oncologia com equipamentos de teleconsulta e telemonitorização, tendo por objetivo impulsionar a prática da telessaúde no Serviço Nacional de Saúde e, deste modo, melhorar o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde.

Com um investimento inicial de 580 mil euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência na sua componente da Transição Digital na Saúde, a SPMS tem vindo a distribuir câmaras e auscultadores, tablets, tensiómetros e glucómetros. Estes equipamentos visão garantir as condições técnicas necessárias para a prestação de cuidados de saúde à distância, capacitando as unidades para a utilização das plataformas de telessaúde do SNS, desenvolvidas pela SPMS.

 

Famalicão: Mónica Jarimba e Bruno Alves cantam Fado na Casa das Artes

Na noite desta quinta-feira, a partir das 21h30, há Fado no Café-concerto da Casa das Artes de Famalicão, com a vozes de Mónica Jarimba e de Bruno Alves.

João Martins estará com a guitarra portuguesa, João Araújo com a viola de Fado e Filipe Teixeira na viola baixo.

Esta é uma coprodução da Casa das Artes de Famalicão e a ACAFADO – Associação Cultural & Artística Famalicão Fado.

Entrada a 3 euros; estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e seniores: 1,5 euros.

O Fado é celebrado mensalmente na Casa das Artes e, além de receber fadistas consagrados, também dá a oportunidade a novos intérpretes, músicos e até compositores para atuarem em Famalicão.

Famalicão: Fim de semana de oficinas, conversas, partilhas e comida

Nos dias 31 de maio e 1 de junho, na Quinta da Granja, em Antas, a Associação Famalicão em Transição organiza uma ação denominada “Transição na prática”. Nos dois dias terão lugar oficinas de tricô, de fornos solares e alimentação com bolota, propagação de plantas, construção em terra, compostagem e um jantar de confeção partilhada.

A participação carece de inscrição (as vagas são limitadas), com a associação a solicitar uma contribuição (donativo feito pelo participante segundo o que considera ser um valor justo e dentro das suas possibilidades, considerando as atividades em que vai participar).

Pode inscrever-se para o fim de semana completo, para as oficinas que quiser ou apenas para o jantar, que é no dia 31 de maio. As inscrições terminam a 28 de maio, em formulário disponível em https://forms.gle/8HNRUgKWmhSj1YmD9

No primeiro dia, a iniciativa começa com uma oficina de tricô, entre as 10h30 e as 12h30; depois, e até às 14h30, decorre o almoço partilhado (não incluído na inscrição; cada participante ficará responsável pelo seu almoço, encorajando-se a partilha entre o grupo). A segunda oficina – fornos solares e alimentação com bolota – decorre até às 16h30, finda a qual começa a preparação e confeção do jantar partilhado e conversa informal sobre Transição e ativismo. Todos os ingredientes para a confeção do jantar serão disponibilizados pela organização que também terá bebidas, mediante um contributo extra.

A manhã de domingo, entre as 11 e as 12h30, será preenchida com mais uma oficina, desta feita sobre propagação de plantas; o almoço volta a ser partilhado, nas mesmas condições do dia anterior. À tarde decorrem duas novas oficinas: uma sobre construção em terra e os princípios básicos como método sustentável de eco-construção e compostagem.

Para mais informações ou esclarecimentos deve contar a Associação Famalicão em Transição, através do email famalicaom@gmail.com ou do telemóvel 916081302.