“Territórios Dramáticos” inaugura novo espaço artístico em Famalicão

O “Territórios Dramáticos” está de volta para a segunda edição. Entre 18 e 27 de maio, o município de Vila Nova de Famalicão acolhe aquele que é um observatório anual dedicado à dramaturgia nacional e que tem como objetivo pensar as práticas de criação teatral sedimentadas por todo o país, privilegiando a pluralidade estética e artística. O evento abre a programação do Teatro da Didascália para 2018 e do FAUNA, novo espaço artístico em Joane que será a sede de criação da companhia.

“Territórios Dramáticos” – que decorre no FAUNA e no Centro Cultural da Juventude de Joane (CCJJ), com preços por espetáculo entre os 4 euros e 3 euros (estudantes e maiores de 65 anos) – apresentará espetáculos e diversas atividades paralelas, como conversas, uma oficina de formação e um atelier de jogos e expressão dramática. Destaque para a iniciativa “Cear e Falar” que irá decorrer no final dos espetáculos e cujo objetivo é o de promover o diálogo entre o público e os artistas, sendo sempre acompanhado de vinho verde e iguarias típicas da região da companhia convidada.

A memória e a provocação como construção artística

Em termos programáticos, a edição de 2018 do encontro divide-se em dois temas. O primeiro – “Reescrita da História” – olha para obras desenvolvidas a partir de memórias pessoais e coletivas. Exemplo disso mesmo é o espetáculo site-specific, “Museu da Existência”, da Amarelo Silvestre, que envolve um trabalho prévio com o público, tendo em conta que o espetáculo será construído a partir de objetos de pessoas da comunidade local.

Por outro lado, o segundo tema, “Teatro Fora de Formato”, pretende explorar as performances disruptivas e provocadoras do ponto de vista estético e intelectual, cruzando áreas como a dança, as artes visuais e o património. O espetáculo “Manipula#Som”, da Radar 360º, insere-se neste contexto, sendo um projeto simultaneamente de investigação criativa e pedagógica que une um manipulador de objetos, um malabarista, um sonoplasta, um manipulador de som, um programador e um compositor.

Laboratório experimental e diálogo com a comunidade

O espaço FAUNA, onde agora se insere grande parte da programação do “Territórios Dramáticos”, conta com uma sala não-convencional para a apresentação de espetáculos, rodeada por jardins e floresta, onde serão desenvolvidas e programadas obras em contexto site-specific. O objetivo passa por criar um ponto de encontro dos diferentes públicos no âmbito dos vários projetos transdisciplinares da companhia a nível local e regional, como o circo contemporâneo, o teatro, a música e o património. Um espaço de fruição artística alternativo a espaços culturais mais institucionalizados, o FAUNA será ainda o local privilegiado no que respeita a um trabalho de desenvolvimento continuado dos públicos locais, através de iniciativas regulares de programação e formação.

Limpeza de vegetação vai causar condicionamentos no trânsito em Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informou que, a partir desta segunda-feira, irá proceder à limpeza da vegetação nos separadores centrais de várias avenidas da cidade.

Os trabalhos irão decorrer na Av. Marechal Humberto Delgado, Av. dos Descobrimentos, Av. Carlos Bacelar, Av. do Brasil, Av. de França e Av. Pinheiro Braga.

Durante a intervenção, poderão registar-se alguns condicionamentos de trânsito, pelo que se recomenda atenção redobrada e, sempre que possível, a escolha de vias alternativas.

Famalicão: Equipa feminina garante play-off de manutenção

O FC Famalicão foi vencer, 0-2, ao Estádio Nacional e garantiu o play-off de manutenção na Liga BPI.

Depois de em grande parte da época andar nos últimos lugares, a equipa de Rita Castro e Silva fez uma ponta final de grande qualidade e muitos pontos que a levaram ao nono lugar, com 23 pontos. É esta posição que permite evitar a despromoção direta, por via do play-off de manutenção.

No jogo da última jornada, com o Rancing Power, os golos surgiram na segunda parte, por Karol Cardozo e Rita Dias.

O Famalicão partia para esta última jornada com um ponto a mais que o Estoril, adversário direto na luta pelo play-off, e acabou com mais quatro. As estorilistas foram goleadas, 6-2, pelo Valadares Gaia.

Estoril, Clube Albergaria e Vilaverdense descem de divisão. O campeão, há muito encontrado, é o Benfica.

Famalicão: Diogo Costa é campeão em Singapura

O jovem jogador famalicense festejou o título nacional de Singapura, ao serviço do Lion City Sailors.

Diogo Costa, defesa esquerdo, está emprestado pelo FC Famalicão a este clube pelo qual também vai lutar pela Champions Asiática Dois, com a final a ser disputada contra o Al Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos.

Festa da Flor e Batalha das Flores motivam cortes de trânsito no centro da cidade

A realização da Festa da Flor e da tradicional Batalha das Flores vai implicar alterações ao trânsito e ao estacionamento no centro de Famalicão, especialmente, na tarde deste domingo.

De acordo com a autarquia, entre as 13h00 e as 19h00, vai ser proibida a circulação nas seguintes artérias: Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Basto, Rua de Santo António, Alameda D. Maria II, Rua D. Pedro V, Rua José Gomes de Matos, Rotunda D. Sancho e Avenida José Manuel Marques.

Torres de iluminação do Campo da Feira entram em funcionamento ainda este mês

As novas torres de iluminação do Campo da Feira, em Vila Nova de Famalicão, deverão entrar em funcionamento já durante este mês de maio. A informação foi confirmada pelo Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, durante uma visita ao local.

A instalação das torres representa uma nova etapa da intervenção iniciada em janeiro e insere-se num projeto de melhoria das condições de segurança e visibilidade do recinto, com um investimento municipal de cerca de 166 mil euros.

Além da iluminação, estão também a ser criados novos pontos de eletricidade, destinados a apoiar os feirantes no uso de equipamentos essenciais à sua atividade, como balanças e utensílios elétricos.

Trânsito condicionado este domingo de manhã entre Famalicão e Joane

Este domingo, 11 de maio, o trânsito vai sofrer algumas alterações devido à realização da XXV edição da prova desportiva Famalicão-Joane.

A Câmara Municipal informa que, a partir das 09h00, o trânsito estará proibido na Avenida de Santa Maria de Vermoim, na Estrada Nacional 206 (entre Vermoim e Joane) e na Rua da Ribeira, em Joane, devido à caminhada Vermoim/Joane.

Já a corrida Famalicão-Joane vai implicar o corte de trânsito, a partir das 09h30, na Avenida Marechal Humberto Delgado até à Rotunda Bernardino Machado, na Estrada Nacional 206 (sentido Famalicão/Guimarães) até Joane (rotunda da VIM Joane-Vizela) e também na Rua da Ribeira.