Famalicão: FAC e Riba d´Ave de regresso ao campeonato

Após uma pausa, pela participação da Seleção Nacional no Campeonato do Mundo, o nacional da 1.ª divisão de hóquei em patins regressa este fim de semana, com a realização da sexta jornada.

As duas equipas famalicenses em prova – FAC e Riba d´Ave/Sifamir – jogam sábado, fora de portas. O FAC, sexto classificado, com 7 pontos, joga em Lisboa, no reduto do Benfica, um dos líderes, a par do OC Barcelos, com 15 pontos.

O Riba d´Ave/Sifamir, décimo com 6 pontos, joga em casa do Murches, décimo terceiro com apenas um pontos.

Deixe um comentário

Famalicão: Despiste em Jesufrei faz um ferido

Na tarde desta sexta-feira, o despiste de um veículo ligeiro em Jesufrei, na rua Padre Manuel da Costa Rego fez um ferido.

O alerta foi dado por volta das 16h22 e para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses, que transportaram a vítima para o hospital local.

Famalicão: FORAVE promove OFFline Day para incentivar o convívio sem ecrãs

A Escola Profissional FORAVE voltou a desafiar a comunidade escolar a desligar-se da rotina e da tecnologia por um dia para participar em mais uma edição do OFFline Day – Desliga-te e Diverte-te. A iniciativa, realizada pelo quinto ano consecutivo, reuniu alunos, professores e colaboradores num ambiente de convívio.

Ao longo da manhã, os participantes tiveram acesso a várias atividades como basquetebol, matraquilhos humanos, ténis de mesa, workshop de crepes, música ao vivo e dança.

Apesar do convite para um afastamento temporário dos dispositivos digitais, a tecnologia também marcou presença de forma educativa e divertida, já que a animação foi captada por drones programados por alunos e professores.

A atividade tem-se afirmado como um dos momentos mais aguardados do calendário da FORAVE graças ao entusiasmo demonstrado pelos participantes que passam a valorizar o equilíbrio entre a vida digital e os momentos de convívio presencial.

Famalicão: Paróquia de São Pedro de Esmeriz promove novena em honra do padroeiro

A Paróquia de São Pedro de Esmeriz está a celebrar o padroeiro com uma novena que tem envolvido o grupo paroquial e toda a comunidade. Ao longo de vários dias, o Altar de São Pedro tem percorrido diferentes locais da freguesia.

Em cada etapa, é acrescentado ao altar um símbolo relacionado com São Pedro, seguindo-se um momento de oração e um convívio entre os participantes, com chá, sumos e doces.

A iniciativa pretende reforçar o espírito de comunidade, promovendo a oração, a partilha e o testemunho de fé em torno do padroeiro da paróquia.

Famalicão: André Moreira defende baliza dos romenos Cluj

O guarda-redes famalicense vai defender a baliza dos romenos do Cluj. André Moreira, de 30 anos, tem um largo percurso no futebol nacional e internacional, destacando-se o Atlético de Madrid, Aston Villa, Braga, Moreirense, a extinta B-SAD, entre outros clubes, sendo que a sua história no futebol começou em Ribeirão.

O clube romeno, cujo treinador é António Folha, anunciou a contratação do guarda-redes famalicense, destacando a sua altura, 1,95m, e sua experiência. André Moreira estava nos gregos do Volos NFC, desde fevereiro deste ano.

Foto: Reprodução Facebook Fotbal Club CFR 1907 CLUJ

Famalicão: Reunião extraordinária a 3 de julho para discutir homenagem a Agostinho e Armindo

A reunião extraordinária para apreciar a proposta de homenagem a dois ex-presidentes de Câmara – Agostinho Fernandes e Armindo Costa – pela atribuição do seu nome a dois equipamentos municipais (Casa das Artes e Parque da Devesa, respetivamente) está marcada para 3 de julho.

O pedido dos vereadores do PS para a realização de uma sessão extraordinário aconteceu depois do executivo municipal não ter incluído a proposta na ordem de trabalhos. E, doravante, os socialistas avisam, em comunicado, que vão utilizar «todos os instrumentos previstos na lei e no Regimento» para garantir que as propostas apresentadas em tempo útil sejam agendadas para discussão».

Empresa Famalicense produz vestuário de luxo para marcas prestigiadas de todo o mundo

Em plena crise do setor, no final dos anos 2000, a AAC Têxteis escolheu apostar no mercado de luxo. Nos dias de hoje, a empresa famalicense exporta cerca de 120 mil peças por mês para clientes espalhados por todo o mundo, tendo parceria com algumas das marcas de moda mais prestigiadas.

Este foi o mote da mais recente visita do roteiro Famalicão Created In, uma iniciativa municipal que dá a conhecer empresas que se distinguem pela inovação, sustentabilidade e criação de valor para a economia.

Fundada em 1984, a AAC Têxteis conta agora com 120 colaboradores e um volume de negócios de 35 milhões de euros em 2025. Acompanha todas as fases do processo produtivo, desde a seleção das matérias-primas ao desenvolvimento de protótipos, planeamento, produção e logística, aliando a tradição artesanal de costura à inovação tecnológica.

“Temos uma identidade própria, um saber-fazer e um histórico que nos permitem responder às exigências de clientes muito específicos, que procuram elevados níveis de qualidade e diferenciação”, afirma Paulo Pereira, CEO da empresa.

Nos últimos anos, a empresa investiu cerca de seis milhões de euros em duas novas unidades em Vilarinho das Cambas, apostando em tecnologia alinhada com a transformação digital e a inteligência artificial. Ainda assim, Paulo Pereira sublinha que o principal ativo continua a ser humano. “Podemos ter a melhor maquinaria e as melhores instalações, mas sem as pessoas não conseguimos. O pilar fundamental são sempre as equipas. É nelas que investimos”.

Para o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, a empresa representa o caminho que tem vindo a afirmar Vila Nova de Famalicão como território de indústria de elevado valor. “É um exemplo da mudança de trajetória da nossa indústria, procurando um caminho assente no valor acrescentado. Aqui percebe-se o grau de exigência, a qualidade, a capacidade instalada, quer ao nível dos recursos humanos, quer dos próprios espaços. Tudo foi pensado para que esta empresa seja competitiva à escala global e consiga responder a um mercado do vestuário extremamente exigente”, afirmou o autarca.