Famalicão propõe quase 200 horas de desporto gratuito ao ar livre

O Move-te, um dos programas municipais de incentivo à prática da atividade física, começa na próxima segunda-feira, 19 de junho e segue até ao dia 15 de julho, em todas as freguesias do concelho de Famalicão. Desporto ao ar livre, gratuito e para todas as idades decorre em parceria com mais de 60 instituições, entre as quais juntas de freguesia, ginásios e outras entidades desportivas do concelho.

O número de aulas aumenta face à edição anterior. Ao todo são 176 aulas, cada uma com uma duração de 60 minutos, orientadas por 92 professores e técnicos municipais de desporto. O programa vai passar por todas as freguesias e, no total, contam-se mais de 10 mil minutos de atividade física, distribuídos por 25 modalidades, entre elas Zumba, Afro-Latinas, Localizada, Treino Funcional, Pilates, Yoga, Ginástica Sénior, Artes Marciais, Capoeira, CrossFit, Core T e Pump.

Os parques da Devesa, do Quinteiro, em Oliveira São Mateus, da Ribeira, em Joane, e o Parque de Lazer Rio Veirão, em Ribeirão, são alguns dos espaços que vão receber aulas do Move-te, cujo calendário pode ser consultado semanalmente em www.famalicaodesportivo.com.

Para o último dia, 15 de julho, às 21 horas, está agendada uma caminhada noturna, com uma distância de 10 quilómetros de dificuldade média e está sujeita a inscrições no portal Famalicão Desportivo. A partida será nos Paços do Concelho.

Recorde-se que o Município de Famalicão apresentou, recentemente, a candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2025 e algumas das valências apresentadas são os programas municipais de promoção de atividade física, saúde e bem-estar. Para além do Move-te, há o ‘Mais e Melhores Anos’, ‘Famalicão em Forma’, ‘Brincar a Torto e a Direito’, ‘Nutre Sport’, entre outros, num orçamento anual de 8 milhões de euros para a área desportiva. Também o tecido associativo, composto por duas centenas de associações que promovem 78 modalidades e envolvem perto de 60 mil atletas em atividade regular, foi outro dos trunfos lançados pela autarquia nesta candidatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão perde com o Casa Pia no último jogo da época (1 – 2)

No último jogo da temporada 2023/2024 da I Liga, o Futebol Clube de Famalicão recebeu e perdeu com o Casa Pia.

A partida, na tarde desta sexta-feira, teve o marcador a ser inaugurado pelos famalicense, decorria o minuto 4.

O Casa Pia respondeu, pouco mais de 15 minutos depois.

Já na segunda parte, o Casa Pia fechou o resultado com o golo que lhe deu a vantagem, decorria o minuto 56 do encontro.

Com este resultado, a época 2023/2024 termina para o Famalicão com 42 pontos e o 8 lugar.

Famalicão: Terminal Rodoferroviário «é prioritário para a Medway»

A presença de arsénio nos terrenos em Lousado, onde a Medway vai construir o Terminal Rodoferroviário, provocou atrasos neste projeto de 80 milhões de euros, mas a empresa garante «que este investimento em Famalicão é prioritário para a Medway».

Em informações prestadas à Cidade Hoje, a empresa reporta que foi ela própria quem informou a APA – Agência Portuguesa do Ambiente das condições do terreno após a realização de um estudo próprio, em fevereiro último.

Recorde-se que a presença de arsénio nos terrenos foi, novamente, assunto na última reunião do executivo municipal, com uma interpelação da vereadora Augusta Santos. A autarca socialista pretendia saber se o município tinha novas informações sobre esta questão. Foi o vereador Augusto Lima, titular da pasta da Economia, a comunicar que tinha informações de que o arsénio era de origem natural, embora, formalmente, a Câmara Municipal ainda não tivesse recebido qualquer comunicação.

O terminal da Medway em Lousado ocupará cerca de 22 hectares, disporá de quatro linhas com 750 metros de comprimento, parque para 11 mil TEU (incluindo refrigerados), zona de mercadorias perigosas, espaços de armazenagem e de serviços logísticos, parque seguro para camiões e oficinas.

Famalicão: ACIF vai ter polo industrial na vila de Ribeirão

A Assembleia de Freguesia de Ribeirão votou, por unanimidade, a celebração de um protocolo entre a Junta, o Município de Famalicão e Associação Comercial Industrial de VN Famalicão para a instalação na vila, de um polo da ACIF.
Recorde-se que Ribeirão é uma vila muito industrializada, tendo no seu território importantes marcas nacionais, pelo que a criação deste polo da Associação Comercial era um desígnio perseguido pelo executivo liderado por Leonel Rocha.

Famalicão: Secundário D. Sancho recebe uma delegação de professores da Turquia

Esta semana, a Escola Secundária D. Sancho I recebeu uma delegação da Turquia, um grupo de catorze professores de quatro escolas de Bursa que participaram numa atividade de Job Shadowing, de forma a conhecer o sistema de ensino de adultos em funcionamento na escola.

O grupo de professores teve a oportunidade de assistir a algumas sessões de formação dos cursos EFA em horário pós-laboral e realizou várias reuniões com a direção do agrupamento e uma sessão com professores e técnicos do Centro Qualifica de Vila Nova de Famalicão.

No início de junho, serão os formandos do Ensino Recorrente e dos cursos EFA, acompanhados por quatro professores, a viajar até Bursa, na Turquia. O objetivo passa também por conhecer o sistema de ensino de adultos do país e partilhar experiências com formandos e professores locais.

 

Famalicão: Inscrições abertas para o XIII Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado

Estão abertas as inscrições para a 13ª edição do Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova organizada pelo Município de Vila Nova de Famalicão em colaboração com a Associação de Atletismo de Braga.

A prova que integra o programa desportivo das Festas Antoninas está agendada para o dia 9 de junho, às 10h00, com partida e chegada no Parque da Juventude de Famalicão. Inclui uma corrida de 10 kms e uma caminhada de 6 km.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até ao dia 6 de junho, presencialmente nos Complexos de Piscinas Municipais, no Famalicão em Forma e na Casa da Cultura ou online através do site www.famalicaodesportivo.pt e www.aabraga.pt .

O regulamento da prova encontra-se disponível para consulta nos locais de inscrição.

Famalicão: GD Joane muito perto da «hora de fazer história»

O Grupo Desportivo de Joane segue para as duas últimas jornadas da pró nacional da AF Braga com uma vantagem de quatro pontos sobre o segundo classificado, o Maria da Fonte.

Na partida deste sábado, a equipa de Duarte Nuno tem pela frente o Selho e para garantir o título e consequente subida aos nacionais de futebol, só tem que conseguir os mesmos pontos no seu jogo que o Maria da Fonte na deslocação a Prado.

A partida está marcada para as 16 horas, no Estádio de Barreiros, na vila de Joane. O clube, numa publicação nas redes sociais, antecipa a penúltima jornada como a «hora de fazer história» e, por isso, apela a que o recinto desportivo esteja cheio no apoio à equipa.

O Joane soma 71 pontos, contra os 67 do Maria da Fonte que joga, também sábado, em Prado.

Desta jornada, a 33.ª, também faz parte a visita da Oliveirense (que pode chegar ao segundo lugar) ao reduto do Vieira, o Ninense que recebe o Forjães e o Bairro que visita o SP Arcos.