Famalicão: Faleceu António Carvalho ex-treinador do Ribeirão e Oliveirense

Faleceu, esta sexta-feira, vítima de doença prolongada, António Carvalho, ex-treinador do extinto GD Ribeirão, da AD Oliveirense e mais tarde do Ribeirão FC.

O vimaranense, antigo capitão do Vitória SC, de 62 anos, fez parte da equipa que conquistou a Supertaça de Portugal, em 1988, frente ao FC Porto.

Como jogador, fez a formação no Vitória SC e representou ainda, para além da equipa sénior, a Sanjoanense, Salgueiros e Portimonense, bem como o Paços de Ferreira, Moreirense e Ronfe, já na fase final da carreira como atleta.

Como treinador, António Carvalho orientou os sub-19 do Vitória e os seniores do Sandinenses, Taipas, Brito, Lousada, Ribeirão, em dois momentos distintos, Oliveirense, e Tirsense, entre outros.

A última temporada de Carvalho no ativo foi em 2021/22, na vila de Ribeirão, novamente ao serviço do clube local.

O corpo de António Carvalho está em câmara ardente na igreja de Creixomil. O funeral realiza-se na próxima segunda-feira, às 10h00.

Foto: Diário do Minho

55 Comments

  1. Os meus sentimentos. Foi um prazer trabalhar com este grande senhor e grande amigo. Até um dia Mister.

  2. Parece-me que nos cruzámos.
    Venceu dragão.
    Vencerá a …
    Deus vê nele um super… humano, …
    Já foi enviado… ou retido… para onde ou onde?
    Paz, lá.

  3. Os meus sentimentos para toda a família que descanse na paz do Senhor 🙏🏼🙏🏼

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: GD Joane é campeão e regressa aos nacionais de futebol

O GD Joane é o virtual campeão da edição 2023/2024 da Pró Nacional da AF Braga. O histórico emblema famalicense, para além do título, conseguido a uma jornada do final da prova, garante o regresso aos nacionais de futebol na próxima época.

O feito foi conseguido na tarde deste sábado, após a vitória, 1-0, sobre o Selho. A vitória (ou o mesmo resultado do segundo classificado) era o bastante para garantir o título mas, mesmo assim, o seu mais direto opositor, o Maria da Fonte foi derrotado em Prado e foi apanhado no segundo lugar, pelos famalicenses da Oliveirense, ambos com 67 pontos a 7 de distância dos novos campeões distritais.

No Estádio de Barreiros, na vila de Joane, viveram-se intensas emoções. O jogo era encarado como «a hora de fazer história» e ela foi feita pelos comandados de Duarte Nuno. O único golo do encontro foi marcado ainda na primeira parte, momentos depois dos 15 minutos, por intermédio de Pedrinho. Foi este golo que foi levado para a etapa complementar, com todos os jogadores cientes de que a vantagem era para manter e, se possível, alargar o marcador. Não aconteceu, mas a vitória aí está e a festa também.

No final da partida, num dia de chuva, as lágrimas escorriam da cara dos protagonistas, por entre abraços e cânticos efusivos vindos das bancadas cheias.

O título da pró nacional e a subida ao Campeonato de Portugal são conquistas merecidas de todo o grupo de trabalho, liderado pelo treinador Duarte Nuno, dado que os joanenses foram, de forma clara, a equipa mais consistente da prova. O GD Joane foi um conjunto muito equilibrado no seu jogo e, nos momentos menos bons, soube sempre reagir, empurrado pela união que imperou e pelo objetivo que todos perseguiam: o título. Acresce que em 33 jogos (falta ainda uma partida) sofreu apenas uma derrota e é, de forma muito clara, a melhor defesa, com apenas 16 golos sofridos. Ofensivamente, os números são mais modestos, com 47 golos apontados.

Famalicão perde com o Casa Pia no último jogo da época (1 – 2)

No último jogo da temporada 2023/2024 da I Liga, o Futebol Clube de Famalicão recebeu e perdeu com o Casa Pia.

A partida, na tarde desta sexta-feira, teve o marcador a ser inaugurado pelos famalicense, decorria o minuto 4.

O Casa Pia respondeu, pouco mais de 15 minutos depois.

Já na segunda parte, o Casa Pia fechou o resultado com o golo que lhe deu a vantagem, decorria o minuto 56 do encontro.

Com este resultado, a época 2023/2024 termina para o Famalicão com 42 pontos e o 8 lugar.

Famalicão: Terminal Rodoferroviário «é prioritário para a Medway»

A presença de arsénio nos terrenos em Lousado, onde a Medway vai construir o Terminal Rodoferroviário, provocou atrasos neste projeto de 80 milhões de euros, mas a empresa garante «que este investimento em Famalicão é prioritário para a Medway».

Em informações prestadas à Cidade Hoje, a empresa reporta que foi ela própria quem informou a APA – Agência Portuguesa do Ambiente das condições do terreno após a realização de um estudo próprio, em fevereiro último.

Recorde-se que a presença de arsénio nos terrenos foi, novamente, assunto na última reunião do executivo municipal, com uma interpelação da vereadora Augusta Santos. A autarca socialista pretendia saber se o município tinha novas informações sobre esta questão. Foi o vereador Augusto Lima, titular da pasta da Economia, a comunicar que tinha informações de que o arsénio era de origem natural, embora, formalmente, a Câmara Municipal ainda não tivesse recebido qualquer comunicação.

O terminal da Medway em Lousado ocupará cerca de 22 hectares, disporá de quatro linhas com 750 metros de comprimento, parque para 11 mil TEU (incluindo refrigerados), zona de mercadorias perigosas, espaços de armazenagem e de serviços logísticos, parque seguro para camiões e oficinas.

Famalicão: ACIF vai ter polo industrial na vila de Ribeirão

A Assembleia de Freguesia de Ribeirão votou, por unanimidade, a celebração de um protocolo entre a Junta, o Município de Famalicão e Associação Comercial Industrial de VN Famalicão para a instalação na vila, de um polo da ACIF.
Recorde-se que Ribeirão é uma vila muito industrializada, tendo no seu território importantes marcas nacionais, pelo que a criação deste polo da Associação Comercial era um desígnio perseguido pelo executivo liderado por Leonel Rocha.

Famalicão: Secundário D. Sancho recebe uma delegação de professores da Turquia

Esta semana, a Escola Secundária D. Sancho I recebeu uma delegação da Turquia, um grupo de catorze professores de quatro escolas de Bursa que participaram numa atividade de Job Shadowing, de forma a conhecer o sistema de ensino de adultos em funcionamento na escola.

O grupo de professores teve a oportunidade de assistir a algumas sessões de formação dos cursos EFA em horário pós-laboral e realizou várias reuniões com a direção do agrupamento e uma sessão com professores e técnicos do Centro Qualifica de Vila Nova de Famalicão.

No início de junho, serão os formandos do Ensino Recorrente e dos cursos EFA, acompanhados por quatro professores, a viajar até Bursa, na Turquia. O objetivo passa também por conhecer o sistema de ensino de adultos do país e partilhar experiências com formandos e professores locais.

 

Famalicão: Inscrições abertas para o XIII Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado

Estão abertas as inscrições para a 13ª edição do Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova organizada pelo Município de Vila Nova de Famalicão em colaboração com a Associação de Atletismo de Braga.

A prova que integra o programa desportivo das Festas Antoninas está agendada para o dia 9 de junho, às 10h00, com partida e chegada no Parque da Juventude de Famalicão. Inclui uma corrida de 10 kms e uma caminhada de 6 km.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até ao dia 6 de junho, presencialmente nos Complexos de Piscinas Municipais, no Famalicão em Forma e na Casa da Cultura ou online através do site www.famalicaodesportivo.pt e www.aabraga.pt .

O regulamento da prova encontra-se disponível para consulta nos locais de inscrição.