Famalicão: Alunos da CIOR vencem “O Meu Projeto é Empreendedor” na categoria Comércio e Serviços

A Escola Profissional CIOR foi uma das vitoriosas do concurso “O meu projeto é empreendedor”. Venceu na categoria de Comércio e Serviços, com um blister tecnológico para preparação individual de medicação. O protótipo foi concebido e desenvolvido no âmbito de uma Prova de Aptidão Profissional, pelos alunos Fabiana Silva e Rui Leite, dos cursos técnicos de Auxiliar de Farmácia e de Eletrónica, respetivamente.

De acordo com os autores, o propósito do projeto é ser uma mais-valia no dia-a-dia do cuidador informal, uma vez que é facilmente programável; apresenta grande portabilidade (tamanho confortável, ergonómico e bateria incorporada); tem indicadores visuais (ecrã LCD e luzes LED) e sonoros para garantir a toma de medicação indicada, na dosagem e hora prescritas; possui alarme sonoro e botão para confirmação da toma e tem ligação wi-fi e fácil integração com equipamentos móveis.

Segundo Arcélio Sampaio, diretor do curso de Auxiliar de Farmácia, «este projeto apresenta como grandes vantagens o facto de assegurar o cumprimento integral das prescrições médicas e respetivas tomas, prevenir a automedicação ou sobredosagem e evitar a acumulação de resíduos derivada da utilização intensiva dos blisteres descartáveis normalmente utilizados».

Recorde-se que «O meu projeto empreendedor” é promovido pela Câmara Municipal, desde 2014, com o objetivo de premiar projetos desenvolvidos no âmbito das Provas de Aptidão dos Profissional dos Cursos Profissionais. Na presente edição foram premiados 4 projetos, um por cada categoria, dos 23 que se apresentaram a concurso.

1 Comment

Deixe um comentário

Famalicão: Música de Abril em Arnoso Santa Eulália

A ADC Santa Eulália celebra os 51 anos do 25 de Abril com um concerto, com música alusiva à data. O espetáculo, marcado para a noite desta quinta-feira, às 21h30, tem lugar no salão da coletividade.

Esta iniciativa tem o apoio do Município e da Junta de Freguesia de Arnoso (Santa Maria, Santa Eulália) e Sezures.

Famalicão: Homem de 79 anos atropelado por autocarro, em Joane

Na manhã desta terça-feira, um homem de 79 anos foi atropelado por um autocarro enquanto circulava na berma da rua da liberdade, em Joane.

O alerta foi dado por volta das 11h00 e no local estiveram os Bombeiros Voluntários Famalicenses e a GNR de Joane.

A vítima, com ferimentos considerados ligeiros, foi transportada para o Hospital de Famalicão

Famalicão: Gala de Fado presta homenagem a Joaquim Rodrigues

Na noite de 23 de maio, a Associação Cultural & Artística Famalicão Fado – Acafado realiza uma gala de tributo ao famalicense Joaquim Rodrigues, intérprete e construtor de guitarra portuguesa.

A iniciativa decorre a partir das 21h30, na Praça Manuel Sottomaior (Rua Direita). Participam nesta gala, Joaquim Macedo, Patrícia Costa, Bruno Alves, Grupo Fado de Coimbra, Lu Silva, Mónica Jarimba, Joaquim Carneiro, Sara Sousa, acompanhados por João Martins, Miguel Amaral, João Araújo e Filipe Fernandes.

Famalicão: Mariza, Nuno Ribeiro, Valter Lobo e Slow J nas Antoninas

As Festas Antoninas decorrem de 6 a 13 de junho. O programa de festas e o orçamento, de 993.414,26 euros, vão esta quinta-feira a reunião de Câmara para análise e votação.

Das atividades lúdicas e recreativas, às desportivas e culturais, contando com as religiosas, são dezenas as propostas. Um dos pontos altos são as Marchas, na noite de 12 de junho, quinta-feira, com início às 21h15. Sob o tema “Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão”, participam (por esta ordem), a Associação Recreativa e Cultural de Antas, Associação Unidos de Avidos, Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte, Associação Coração Vale S. Cosme, Associação Cultural Recreativa S. Pedro de Riba de Ave, LACS – Associação Cultural S. Salvador da Lagoa, Associação Cultural e Desportiva de S. Martinho de Brufe, Associação Sentir a Terra (União de Freguesias de Gondifelos, Outiz e Cavalões), e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses.

Os concertos musicais são momentos que atraem muita gente. A primeira atuação, no dia 6, é dos Pedra d`Água, Slow J (22h30) e Toninho`s; no dia 7, Ivo Arantes (21h30) e Costinha (22h30); dia 8, Valter Lobo (21h30); no dia 9, Mariza (22 horas), na Praça D. Maria II; festival de folclore na tarde do dia 10 de junho; dia 11, Fammashow (21h30); dia 12, Teresa Tapadas (21 horas); dia 13, Banda de Música de Famalicão e Banda Marcial de Arnoso (14 horas), Nuno Ribeiro atua às 22 horas, no Parque da Devesa.

As atividades religiosas concentram-se no dia 13, com a missa solene em honra de Santo António, às 10h30; distribuição do pão de Santo António (12 horas); procissão solene (16 horas) que percorre as ruas da cidade.

Famalicão: Close-Up celebra 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco

O fecho do episódio 9 do Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão integra a celebração dos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco com duas sessões, uma para o público em geral e outra direcionada ao público escolar do 3º ciclo e secundário.

Foi estabelecido um circuito de ligações entre Camilo, Agustina Bessa-Luís, Manuel de Oliveira e Mário Barroso. “Francisca” é uma das propostas da programação, assim como “Amor de Perdição”.

Esta terceira réplica do episódio 9 do Close-Up inclui ainda uma proposta para os alunos mais jovens do 1º e 2º ciclo com “Da Vinci: O Grande Inventor”, de Pierre-Luc Granjon e Jim Capobianco. Os alunos poderão assistir ao filme na manhã dos dias 5 e 6 de maio, no Teatro Narciso Ferreira.

Os alunos mais velhos, do 3º ciclo e secundário, podem ver “Um Amor de Perdição” de Mário Barroso na tarde do dia 5 de maio.

Para o público em geral está reservado o filme “Francisca” de Manuel de Oliveira, a 17 de maio, às 15h00.

Estudantes, seniores e associados de cineclubes tem entrada gratuita, portadores do cartão quadrilátero pagam 1 euro e para o público em geral a entrada tem um custo de 2 euros.

Famalicão: Festa da Flor com três dias muito coloridos e animados

A Festa da Flor em Vila Nova de Famalicão realiza-se de 9 a 11 de maio, com exposições, oficinas, venda de flores, desfiles, música e gastronomia. Realce para a Batalha das Flores, na tarde do dia 11, e para o concerto de Carolina Deslandes na noite do dia anterior.

Um dos destaques é a exposição de ornamentações florais na Praça 9 de Abril, Rua de Santo António e Praça D. Maria II (topo norte). Na Praça D. Maria II estão as tradicionais tasquinhas regionais para satisfazer o apetite.

Neste período, a Praça D. Maria II será transformada na Praça da Flor, com 19 produtores e vendedores de flores; enquanto que a Alameda D. Maria II será um espaço de ofícios florais, com diversos artífices.

Na sexta-feira, dia 9, nas traseiras da Fundação Cupertino de Miranda decorrerá a arte de “En Plein Air”, com diversos convidados. Enquanto isso decorre, nas ruas da cidade, entre as 10 e as 12 horas, haverá animação com “Swing a song”. Na Praça D. Maria II, às 10h30, oficina de Cerâmica Artística, pela Fundação Castro Alves, para crianças do 1.º Ciclo; às 11h30, oficina de pintura em acrílico, para crianças do 1.º e 2.º Ciclos; às 14h15, oficina de “Flores de Papel”, também para alunos dos 1.º e 2.º Ciclos. As concertinas vão andar pelas ruas a partir das 15 horas. Pelas 16 horas, as crianças do 1.º Ciclo terão oportunidade de participar numa Oficina de Pintura. Às 18 horas abre no Museu Bernardino Machado a exposição “Flores pela Paz”. Às 21h30, na Praceta Cupertino de Miranda há concerto pela famalicense Helena Fernandes; às 22h30, na Praça D. Maria II, concerto Chão de Estrelas com diversos artistas convidados e a participação instrumental da Banda Marcial de Arnoso Santa Maria e The Village Ensemble.

Sábado, dia 10 de maio, entre as 10h30 e as 14h30, na Praça D. Maria II, oficina de iniciação à pintura em aguarela. Oficina “Terrários” às 11h30, Praça D. Maria II. Pelas 14h30, começa o desfile de fanfarras, numa organização dos Bombeiros Voluntários Famalicenses. As concertinas voltam a percorrer a cidade, a partir das 15 horas. À tarde haverá mais duas oficinas: “Bordando Flores”, às 15h30, e “Artes decorativas – Pintura de uma peça em terracota”, às 16h30, ambas na Praça D. Maria II. A noite arranca com um concerto, às 20h30, na Praceta Cupertino de Miranda, com Joaquim Carneiro & Convidados; às 21h30, na mesma Praceta, concerto com Maria Silva; termina, às 22h30, com um concerto por Carolina Deslandes.

O domingo arranca com teatro infantil, e a peça “Bzzzoira Moira”, pela Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora. Será às 10h00, na Praceta Cupertino de Miranda. O ponto alto das celebrações é o desfile da Batalha das Flores que começa às 15h30 e que irá percorrer as ruas da cidade com a participação de um elevado número de associações e grupos famalicenses.

As festas terminam às 18h30, na Praceta Cupertino de Miranda, com um concerto pela Banda de Famalicão.