Bloco de Esquerda critica garraiada em Gondifelos

Este fim de semana, a freguesia de Gondifelos, em Famalicão, foi palco de mais uma edição da “Monumental Garraiada”, um evento integrado na Mostra Comunitária/Feira das Cebolas. Esta iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal, tem gerado algumas criticas, especialmente entre defensores dos direitos dos animais.

Em comunicado, o Bloco de Esquerda, tanto a nível distrital de Braga como no núcleo local de Famalicão, manifestou o seu desagrado face à realização da garraiada, criticando a utilização do sofrimento animal como forma de entretenimento. Para o partido, este tipo de eventos contraria a crescente preocupação da sociedade com o bem-estar animal e o respeito pelos direitos dos animais.

O Bloco recorda que várias autarquias já aboliram as touradas e converteram as praças de touros em espaços com novas finalidades, apelando à Câmara de Famalicão que siga este exemplo e se distancie de práticas que induzam maus-tratos a animais.

Apesar da crítica, o partido expressa o seu respeito pelas festas locais, sublinhando que é possível celebrar sem recorrer a atividades como as garraiadas, promovendo uma diversão mais ética e consciente.

13 Comments

  1. Manuel Nel Cunha mas alguem fez mal aos animais !!!? O senhor pa falar assim tinha que vir a gondifelos ver se vice alguns coisa de mal com os animais falava assim nao custa falar atraz de uma rede social=!!!parabens a todos os organizarem a feira das cebolas

  2. Não morreu ninguém que pena assim Gondifel8s era noticia assim a garraiada não tem interesse kk as Mortágua não estiveram foram há l7a de mel da mana lamber é o que sabe o Bloco

  3. Vera Silva, durante mais de um ano houve muita ação e foi divulgada. Recentemente foi discutido o assunto em Assembleia Municipal levado por uma petição de milhares de assinaturas.

  4. Manuel Nel Cunha intervenção essa k os cidadãos de outiz e restantes freguesias não souberam.foram á junta há câmara e não avia nada

  5. Vera Silva, e se estivesse atenta sabia que foi a intervenção de cidadãos que impediu que a desgraça não fosse muito maior. Houve uma petição para de levar o caso à AM, houve manifestações no monte do Faixo, houve denúncias na comunicação social a nível nacional. Alguém esteve e está nessa luta. Eu tenho estado junto com outros cidadãos de Famalicão.

  6. Criticam hoje e amanhã enfiam um bifinho do lombo pró bucho e pedem fatura para o partido… Rica coerência. Vão mas é todos trabalhar que faz mais falta.

  7. Na garraiada de gondifelos quem sofreu foram os participantes 😂😂😂😂😂 e o patrocinadores das cadeiras 😂😂😂

  8. deviam criticar o k se está á passa em outiz, uma floresta incrível k se traformou numa vergonha só painéis solares.onde se bateram árvores centenárias e sobreiros

Deixe um comentário

A Clínica Podomed celebrou 20 anos de dedicação à saúde e bem-estar

Fundada em 2005, a Clínica Podomed celebrou no sábado passado o seu 20.º aniversário, assinalando duas décadas de compromisso com a saúde, a estética e o bem-estar dos seus pacientes.

Desde a sua criação, a Podomed tem vindo a afirmar-se como uma clínica de referência, integrando numa só estrutura várias valências médicas e estéticas. Com uma equipa multidisciplinar de profissionais altamente qualificados, a clínica oferece serviços que vão desde a Medicina Dentária, Podologia, Psicologia, Terapia da Fala, Nutrição até à vertente estética, tratamentos faciais e corporais, entre outros.


A filosofia da Podomed baseia-se na personalização do cuidado, na inovação constante e numa abordagem integrada, proporcionando aos seus utentes soluções eficazes e seguras, sempre com foco na qualidade e na empatia.


Durante as comemorações, que decorreram no sábado passado, foram recordados os marcos mais importantes da história da clínica, homenageada a equipa fundadora e anunciadas novas iniciativas que visam continuar a elevar o nível dos serviços prestados.

Vinte anos depois da sua abertura, a Clínica Podomed continua a ser um símbolo de confiança, profissionalismo e evolução constante.

Que venham mais 20 anos de sucesso!

Famalicão: Duas atletas famalicenses são campeãs nacionais de patinagem artística

Bruna Silva (FAC) e Maria Luís Pereira (Cpareias – Casa do Povo de Areias, Barcelos), atletas famalicenses de patinagem artística, sagraram-se campeãs nacionais de Precisão Sénior e foram medalha de bronze na categoria de Grandes Grupos.

As atletas representaram o Grupo Vanguard, composto por atletas dos clubes Cpareias, FAC, Patinave e EPAB, e treinado por Joana Magalhães e Diogo Moreno.

O Campeonato Nacional de Show e Precisão de Patinagem Artística decorreu nos dias 25 e 27 de abril, em Tavira.

Frio e chuva para esta quarta-feira: Temperatura ‘cai’ 12 graus

Para esta quarta-feira está prevista uma mudança do tempo. Segundo indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, depois de uma terça-feira com temperaturas próximas dos 30 graus, para o meio de semana está reservada uma queda da temperatura superior a 10 graus.

A previsão indica para Vila Nova de Famalicão 16 graus de máxima e o regresso da chuva.

O tempo vai manter-se instável e com possibilidade de chuva, acompanhada por por trovoada, até à próxima segunda-feira.

FC Famalicão vota contas em Assembleia Geral

Na noite de 8 de maio, às 21 horas, o FC Famalicão reúne em Assembleia Geral para discutir e votar os relatórios de contas e pareceres do Conselho Fiscal, relativos aos exercícios de 2023 e 2024.
A reunião vai decorrer no auditório da Fundação Cupertino de Miranda.

Portal das Finanças está ‘em baixo’

Um dia depois do apagão que afetou serviços em todo o país, o portal das Finanças permanece inacessível. Esta terça-feira, os utilizadores não conseguiram aceder aos serviços online da Autoridade Tributária e Aduaneira, o que está a causar preocupação entre os contribuintes.

Também a aplicação e-fatura continua indisponível, sem que haja, para já, qualquer previsão oficial para a resolução do problema, segundo o que foi possível apurar.

Nas redes sociais, as queixas multiplicam-se, sobretudo num mês em que muitos esperam informações sobre a entrega e reembolso do IRS.

E-Redes lança alerta à população: Apagão pode ser aproveitado para burlas

A E-Redes alertou esta terça-feira para possíveis burlas na sequência do apagão elétrico que afetou Portugal, Espanha e parte de França na segunda-feira.

Em comunicado, o operador de rede de distribuição esclareceu que “não é necessária qualquer intervenção nos contadores de eletricidade”, exceto se for previamente comunicada pelos canais oficiais. A empresa sublinhou ainda que “nunca será cobrado diretamente aos clientes qualquer valor” quando há deslocações de técnicos.

O alerta surge após o corte de eletricidade que, a partir das 11h30 de segunda-feira, causou perturbações em várias áreas, como aeroportos, transportes e postos de combustível.

A E-Redes garantiu que o serviço já foi totalmente reposto e encontra-se normalizado.