Câmara da Trofa lança site da Rede de Bibliotecas

A Câmara Municipal da Trofa disponibiliza, a partir deste mês de abril, o novo sítio na internet da Rede de Bibliotecas do Concelho (ebiblioteca.mun-trofa.pt). A partir de agora, qualquer munícipe que pretenda pesquisar o catálogo bibliográfico da Biblioteca Municipal Prof. Doutor António Cruz, requisitar ou renovar o empréstimo de um livro já poderá fazê-lo através de um simples clique. «A constante aposta nos serviços de proximidade junto da comunidade levou a Câmara da Trofa a lançar este novo site. Acreditamos que será mais uma ferramenta que permite encurtar distâncias entre os trofenses e as Bibliotecas do concelho», destaca Renato Pinto Ribeiro, vereador da Cultura.

No mês em que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro, a Câmara Municipal da Trofa lança este novo serviço municipal de proximidade, funcionando de forma simples e eficaz, agregando num só local, cerca de 20 bibliotecas do concelho. O novo site disponibiliza um catálogo online com mais de 17000 documentos disponíveis, entre livros, CD’s e DVD’s). Os leitores podem escolher o livro que pretendem requisitar e proceder ao levantamento no local indicado.

Para além da reserva de livros, permite ao utilizador consultar os livros do Plano Nacional de Leitura, conhecer em detalhe os documentos sobre o Concelho da Trofa e escritores trofenses na seção “Fundo Local”, analisar as novidades bibliográficas em destaque, assim como, conhecer o Top de leituras. O novo site tem ainda uma secção de notícias e outra com a agenda de eventos e iniciativas promovidas pelas bibliotecas integrantes da Rede.

Famalicão: Pediatra Gonçalves Oliveira apresenta novo livro este sábado

“Doze palavras em lições rimadas”, o mais recente livro do pediatra Gonçalves Oliveira, é apresentado na tarde deste sábado, às 15 horas, na Associação Gerações, em Famalicão. Com ilustrações de Romão Figueiredo e edição do Diário do Minho, o livro será apresentado por Mário Martins, presidente da direção da associação anfitriã da sessão.

Gonçalves Oliveira é um reconhecido pediatra nacional, sendo-lhe, também, elogiadas as suas ações solidárias e participação cívica. É também autor de inúmeras publicações, científicas e literárias, das quais consta o ‘Retrato da População Pediátrica de Etnia Cigana do Concelho de Famalicão’. Foi, ainda, durante anos, cronista no Jornal Cidade Hoje.

Em 2017 foi condecorado pelo Presidente da República, com a Comenda de Benemerência, um reconhecimento ao pediatra que ao longo de décadas dedicou a sua vida à solidariedade, apoiando os mais desfavorecidos

Em outubro de 2020, José Gonçalves de Oliveira foi homenageado no momento em que cessou a sua atividade como diretor do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave, unidade de Famalicão. O tributo foi feito pelos seus pares a que se associou o Município que, em 2011, lhe atribui a Medalha de Benemerência Municipal.

Oficina apresenta obras cinematográficas premiadas na 7º edição do Ymotion

Os alunos do 10.º e 11.º ano dos cursos Técnico/a de Audiovisuais, Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade, Desenho Digital 3D e Multimédia, participaram nas “Projeções – Conversa com Jovens Cineastas”, promovida pelo YMOTION – Festival de Cinema Jovem de Famalicão.

Esta iniciativa, uma extensão temporal do Ymotionsl, tem como objetivos divulgar as obras cinematográficas premiadas na sétima edição do festival junto do público escolar.

A abertura da sessão foi realizada por Pedro Paiva, pela vereadora do pelouro da Juventude do Município de Vila Nova de Famalicão, Luísa Azevedo, e pelo jornalista de cinema da RTP e Antena 1, Tiago Alves, que partilharam o palco com os realizadores, Ricardo Leite, Mafalda Salgueiro, Maria Moreira e Alexandra Guimarães.

O evento decorreu no Auditório Padre António Vieira, no Colégio das Caldinhas, com o intuito de motivar os alunos para a participação em festivais de cinema e, ainda, despertar o interesse pela 7ª arte. A sessão ficou, assim, marcada por um diálogo ativo entre os alunos e os realizadores.

 

Famalicão: Presidente da Câmara entrega bolsas de estudo no valor de 257 mil euros

Na tarde de sábado, a partir das 14h30, Mário Passos vai entregar 421 bolsas de estudo aos jovens famalicenses que frequentam o ensino superior. Trata-se de um investimento municipal próximo dos 257 mil euros, representando o maior investimento de sempre da autarquia neste âmbito. Recorde-se que em 2021/2022 a autarquia atribuiu, no total, 401 bolsas de estudo, num investimento de 243 mil euros.

A sessão, que acontece há mais de dez anos, decorre na Casa das Artes. Os apoios atribuídos para o ano letivo 2022/2023 oscilam entre os 500 e os 1100 euros. Com 500 euros foram beneficiados 231 jovens, com 600 euros 72, com 700 euros 5, com 750 euros 65, com 850 euros 17, com 950 euros foram beneficiados 2 alunos. Com 1000 euros foram contemplados 23 jovens e com 1100 euros 6.

Famalicão: Pedro Abrunhosa nos 30 anos de carreira de Fernando Marques

O artista Fernando Marques inaugura, na noite desta sexta-feira, às 22 horas, a exposição de pintura ‘Fusão’, na Praça – Mercado Municipal de Famalicão. A instalação, que assinala os 30 anos de carreira artística, conta com a presença do músico Pedro Abrunhosa.

Tendo como base a arte plástica e a música, a mostra apresenta temas musicais retratados em tela e pretende, segundo o autor, ser um momento de fusão entre estas duas artes.

Artista autodidata natural de Gavião, José Fernando Marques, cujo nome artístico é ‘MARques’, descobriu a paixão pela arte num recanto da Rua do Caminho Velho, ainda na infância. É um explorador da arte em todas as suas formas, mas é pelo pincel que realiza os seus projetos artísticos.

A exposição ‘Fusão’ tem entrada livre e vai estar patente no mercado municipal até dia 30 de abril.

Concurso promove a inovação e criatividade das empresas do Baixo Ave

Estão abertas as inscrições para o concurso “Prémio Baixo Ave Inovação – Categoria Empresa”, organizado pela AEBA – Associação Empresarial do Baixo Ave.

O concurso destina-se a todas as empresas instaladas na área geográfica que compreende os municípios da Trofa, Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão, Maia e Vila do Conde, e tem por objetivo promover a inovação e a criatividade das organizações empresariais da região.

A associação empresarial vai premiar os três melhores projetos com a atribuição de Certificado de Reconhecimento próprio.

A este concurso podem concorrer pessoas coletivas que tenham criado uma nova solução ou tenham melhorado significativamente o desempenho da empresa, quer seja pela implementação de um novo processo, método organizacional ou de marketing. Cada empresa poderá apresentar apenas uma candidatura e terá total liberdade de escolha quanto ao tipo de projeto. Serão valorizadas as iniciativas inovadoras que apresentem resultados mensuráveis, contribuindo para o reforço da posição competitiva da empresa, do seu desempenho e/ou do seu conhecimento.

Para submeter a candidatura, os interessados devem consultar o regulamento e preencher o respetivo formulário, disponível em www.aeba.pt e www.inoba.pt. Este deve ser enviado, até 06 de abril, às 23:59, para o endereço eletrónico inoba.premio@aeba.pt.

Depois desta etapa inicial, seguem-se as fases de avaliação e seleção dos projetos candidatos (de 07 de abril a 21 de abril), e de decisão e comunicação dos vencedores do concurso, que acontece no dia 26 de abril de 2023.

Este concurso materializa uma ação coletiva a respeito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Qualificação, aviso NORTE-53-2020-01, Operação NORTE02-0853-FEDER-037636, e pretende dar visibilidade aos desafios de inovação que o tecido empresarial enfrenta e às novas dinâmicas em curso no território, além de ajudar a implementar uma cultura de inovação na região do Baixo Ave.

Famalicão: Encontros de Teatro continuam no fim de semana

O 5º Capítulo da Poética da Palavra – Encontros de Teatro da Casa das Artes prossegue na noite de sexta-feira, às 21h30, com a apresentação de “Um Rufia nas Escadas”, com encenação de Miguel Loureiro e texto de Joe Orton. Uma coprodução da Casa das Artes com DOIS (Ninguém Associação Cultural), São Luíz Teatro Municipal, Teatro Aveirense, Theatro Circo Braga e Teatro de Almada.

No sábado, às 21h30, e no domingo, às 17h30, estreia d´ “A Acusação da Malvada Cândida às Flores”, uma ideia original e interpretação da famalicense Maria Quintelas, com texto e encenação de Pedro Fiuza. Uma coprodução da Casa das Artes com o Theatro Circo Braga.

Ainda no sábado, às 23h00, é apresentado “Palavras Sintonizadas”, o espetáculo que cruza poesia e música, com Sandra Escudeiro e Alberto Teixeira. No Dia Mundial do Teatro, dia 27 março, às 21h30, estreia “A Apologia de Sócrates”, de Platão, numa coprodução da Casa das Artes com a ACE Escola de Artes de Famalicão.

O 5º Capítulo da Poética da Palavra – Encontros de Teatro da Casa das Artes de Famalicão encerra a 15 de abril.