Cidade Hoje é a rádio local n.º1 do Litoral Norte de Portugal

A Cidade Hoje é a rádio local mais ouvida do Litoral Norte de Portugal, tendo registado um valor de audiência histórico, de acordo com o estudo da Marktest Bareme Rádio, o único reconhecido pela Comissão de Análise de Estudos de Meios.

A mais antiga estação de rádio do concelho famalicense conseguiu uma audiência acumulada de véspera (AAV) de 2.3%, um resultado que se deve ao grande crescimento da marca Cidade Hoje.

Em termos comparativos, e analisando os dados ao pormenor da 1ª vaga de 2022, a Cidade Hoje é a rádio local que mais se destaca, estando em primeiro lugar no ranking das locais e bastante afastada da sua congénere famalicense (Fama Rádio) que tem uma audiência inferior a 0.1% no Litoral Norte, região onde se encontra o concelho para a qual está licenciada.

No ranking, em segundo lugar, está a Rádio Santiago de Guimarães (1.6%), e em terceiro a Rádio No Ar da Trofa (1,4%), que partilha o mesmo título da Cidade Hoje na área do grande Porto.

De realçar ainda o facto dos 94 FM da Cidade Hoje serem mais ouvidos que a Antena 3 (1.8%), emissora nacional do grupo RTP, que pode ser escutada em todo o país através de mais de três dezenas de frequências.

O Bareme Rádio é um estudo regular da Marktest, que mede as audiências de rádio em Portugal Continental, cobrindo um universo de residentes no país a partir dos 15 anos.
Neste estudo está em análise toda a região do Litoral Norte que contempla as seguintes áreas territoriais:
Distrito de Aveiro – com exceção dos concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Santa Maria da Feira, Sever do Vouga e Vale de Cambra
Distrito de Braga – concelhos de Barcelos, Braga, Esposende, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Vizela
Distrito de Coimbra – concelhos de Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mira, Montemor-o-Velho e Soure
Distrito do Porto – concelhos de Póvoa do Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo e Vila do Conde
Distrito de Viana do Castelo – concelhos de Caminha e Viana do Castelo

Famalicão: Academia de Vermoim vence campeonato nacional de Defesa Pessoal de Rua, Policial e Militar

A academia Alex Ryu Jitsu de Vermoim venceu o Campeonato Nacional de Defesa Pessoal de Rua, Policial e Militar de Alex Ryu Jitsu, organizado pela Federação Portuguesa de Alex Ryu Jitsu. Nesta competição, que decorreu no passado sábado, no Complexo Desportivo de S. Cosme, a academia de Vizela foi segunda e pódio ficou completo com a equipa de Gavião.

Este evento contou com a participação das equipas provindos das várias academias ARJ, de todos os escalões, nas vertentes de defesa pessoal de Rua, Policial e Militar. No decurso da competição, foram várias as técnicas demonstradas, desde defesa pessoal contra-ataques de mão nua ou com armas brancas e de fogo, bem como defesas policiais com tonfa e algemagem do agressor.

Individualmente, sagraram-se campeões, 9-10 anos – Carolina Barros, Vizela, e Tomás Moreira, Famalicão; 11-13 anos – Mariana Magalhães, Vermoim, e Gabriel Magalhães, Vermoim; 14-17 anos – Gabriela Costa, Pousada de Saramagos, e Fábio Azevedo, Vermoim; +18 anos – Jairo Lourenço, Famalicão; +17 anos Classe A – Marlene Araújo, Vermoim, e Rúben Costa, Pousada de Saramagos.

A homologação dos títulos e da prova foi feita pela Federação Portuguesa de Alex Ryu Jitsu através de certificados, representada pelo Mestre Geral e Fundador do estilo ARJ, Mestre Alexandre Carvalho (10º Dan). A organização esteve a cargo da equipa da academia de S. Cosme, liderada pelo Mestre Luís Faria.

 

Famalicão: Os destaques do Famabasket na última semana

Na passada quarta-feira, o Famabasket recebeu o FAC sub-23 num jogo disputado até aos últimos segundos e que acabou com uma vitória da equipa visitante por 65-62.

Este fim de semana, a equipa sénior feminina teve dupla jornada. No sábado recebeu o segundo classificado, o FC Vizela que levou a melhor sobre a equipa famalicense ao vencer por 94-25. No domingo, o Famabasket deslocou-se a casa do líder da prova, o BC Limiense e acabou por perder o jogo por 92-61, ainda assim com um resultado acima das expectativas para a equipa de Famalicão.

Quanto aos escalões de formação, a equipa sub-14 masculina teve um jogo importante, na luta pelo segundo lugar do grupo, frente ao Esposende Basket que dava direito a disputar a eliminatória de acesso à final four. Uma partida bastante equilibrada que terminou com a vitória da equipa de Esposende por 76-74.

Os sub-16 masculinos receberam o GDAS e a equipa Bracarense alcançou o melhor resultado por 91-49.

A equipa sub-18 feminina teve dupla jornada, com uma vitória e uma derrota. Em Vizela saiu derrotada por 64-51 e na receção do GDAS venceu por 49-39. A equipa masculina dos sub-18 recebeu o GDAS B e conquistou mais uma vitória, a sétima em 7 jogos, desta vez por 82-28.

Famalicão: Oliveirense soma sétima vitória

Na décima quarta jornada da pró nacional da AF Braga, a AD Oliveirense foi a única formação famalicense em prova a vencer. A equipa treinada por Bernardino Névoa venceu, 1-3, em casa do Cabreiros e subiu ao quinto lugar, com 26 pontos. A AD Ninense, em casa do líder (Celoricense) sofreu uma derrota expressiva, 4-0, e está no décimo terceiro lugar, com 14 pontos. O Ribeirão continua sem qualquer ponto e no último lugar. No passado sábado perdeu, 4-1, em Celeirós.

Na próxima jornada, a equipa ribeirense recebe o líder, a Oliveirense o Vieira e o Ninense o Vila Chã.

Na divisão de honra, série B, o Bairro empatou, 2-2, em casa do São Paio, e o Lousado perdeu, 1-3, com o Santa Eulália. Cumpridas 11 jornadas, o Bairro é décimo terceiro, com 8 pontos, e o Lousado, com 1 ponto, ocupa o último lugar. Na próxima jornada as duas equipas famalicense encontram-se em Bairro.

O Operário, com a vitória, 1-4, em casa do vizinho Mouquim subiu ao primeiro lugar da série A da 1.ª divisão. Na jornada sete, o Ruivanense não foi além de um empate (1-1) na receção à UD Calendário (último, com 5 pontos) e desceu ao segundo lugar, embora com os mesmos pontos do líder. A três pontos dos dois primeiros está o S. Cosme, apesar da derrota, 1-2, com o Carreira. O Delães é quarto, com 12 pontos, após a derrota caseira, 0-3, com o Gondifelos (sexto, 8 pontos). O jogo Fradelos (sétimo, 7 pontos) Louro (décimo primeiro, 7 pontos) terminou com uma goleada da equipa da casa, por 5-0.

Próxima jornada: Louro-Delães, Calendário-S. Veríssimo, Estrelas de Faro-Mouquim, Ceramistas-Fradelos, Operário-S. Cosme, Carreira-Ruivanense; Gondifelos folga.

Famalicão: Pai Natal, personagens temáticas e bowling animam o Natal no Central Park

O Natal já chegou ao Famalicão Central Park, em Ribeirão, com decorações encantadas, iluminação temática e animação para toda a família. Para os dias 8, 14 e 15 de dezembro estão preparadas experiências temáticas sob o tema “Natal dos Sonhos”, num espaço que promete cativar os visitantes de todas as idades.

Miúdos e graúdos podem assistir à chegada do Pai Natal, no dia 8, às 15h30. No dia 14, a animação vai contar com a atuação de personagens temáticos e apresentações musicais diversas, a partir das 14h00. No dia 15 de dezembro, haverá um Torneio de Bowling destinado às famílias. Todas as atividades são de entrada gratuita.

“Queremos resgatar a essência do Natal e criar memórias que as pessoas levarão para sempre. Nosso objetivo é unir a fantasia da iluminação, da arte e animação para proporcionar uma experiência verdadeiramente inesquecível a todos os que nos visitam”, afirma João Xavier, Diretor Geral Retail da entidade gestora do complexo Widerproperty.

Pode consultar toda a programação no site do Famalicão Central Park aqui.

Famalicão: ENGENHO aprova plano de atividades e orçamento que ultrapassa os 2 milhões de euros

Os associados da ENGENHO- Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este- aprovaram, por unanimidade, o Plano de Atividades e Orçamento para 2025. Na assembleia geral realizada na manhã deste domingo, no Centro de Apoio Comunitário da Instituição, em Arnoso Santa Maria, os sócios validaram um orçamento que, entre receitas e despesas, ronda os 2 milhões e 400 mil euros

Deste valor, o impacto na massa salarial, por força do aumento previsto do salário mínimo mensal para 870 euros, é notório, mas é aspeto que o presidente da direção deseja «devidamente acautelado em sede de negociação/concertação», bem como o aumento «das justas comparticipações para as diferentes respostas sociais e reconhecimento e valorização das carreiras profissionais», tudo revertido no Compromisso de Cooperação a celebrar entre os representantes do setor social, nomeadamente a CNIS, e o Governo.

Para Manuel Augusto de Araújo os grandes propósitos, «devidamente priorizados», para o próximo ano passam por assegurar o normal e bom funcionamento de todas as respostas sociais e serviços com níveis de qualidade; iniciar mais um Programa/Projeto CLDS 5G/Contrato Local de Desenvolvimento Social, no Município de V. N. de Famalicão, tendo a ENGENHO como entidade coordenadora/executora; e promover e desenvolver um Plano de Formação Modular Certificada, com ações de curta duração, destinada a ativos empregados e desempregados, empresas e instituições, tendo em vista a (re)qualificação e capacitação das pessoas e dos recursos humanos do município e da região.

Paralelamente, a ENGENHO pretende instalar e colocar em funcionamento a “Oficina da Criança”, projeto contemplado com o Prémio Caixa Social 2024, destinado a crianças que frequentam as respostas da infância da instituição, prioritariamente aquelas que apresentem um Atraso Global de Desenvolvimento. Este serviço poderá ser aberto à comunidade.

Também vai avançar o projeto de constituição de uma Comunidade de Energia Renovável, em parceria com a CEVE-Cooperativa Elétrica do Vale do Este, com a colocação de painéis fotovoltaicos no LAR. Este projeto vai reduzir os custos com a energia, descarbonização e sustentabilidade ambiental. Esta CER integrará, também, a Junta da União de Freguesias de Arnoso (Santa Maria, Santa Eulália) e Sezures e o Agrupamento de Escolas D. Maria II, «sendo de admitir, também, o interesse de certas empresas», refere Manuel Augusto Araújo.

Prevista está, ainda, a elaboração de anteprojetos/projetos de arquitetura e especialidades para candidaturas e financiamentos específicos, no âmbito do PT 20/30, PRR e outros, no sentido de aumentar a capacidade de acolhimento nas respostas sociais da infância, no Centro de Apoio Comunitário, e proceder a obras de reabilitação/modernização da Creche de Arnoso Santa Eulália. O líder da ENGENHO fala em «aproveitar todas as oportunidades, recursos e contextos favoráveis» para o desenvolvimento destes projetos.

Dádiva de Sangue na Academia do F.C. Famalicão

No próximo domingo, dia 1 de dezembro, a Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove uma colheita de sangue na Academia do Futebol Clube de Famalicão, com o apoio do Futebol Clube Famalicão.

Aberta à população em geral, a colheita decorre entre as 09h00 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.