Covid-19: 3194 infetados + 7 mortos

Nas últimas 24 horas registaram-se 3194 infetados e 7 mortos. Os números constam do mais recente relatório da Direção-Geral de Saúde.

Os números continuam a subir no norte, com 891 novos casos, aproximando da região de Lisboa e Vale do Tejo com 1482. No norte registaram-se 3 mortes

Internamentos: 617 (+18) em UCI 145 (+5)

Famalicão: Atletas do Liberdade FC conquistam títulos regionais em Viana do Castelo

Em destaque estiveram Maria Rodrigues e Eduardo Salazar que se sagraram Campeões Regionais Absolutos dos 1500 e 3000 metros obstáculos, respetivamente,

O jovem atleta alcançou, ainda, o 4. º lugar na Zona Norte, na distância dos 3000 metros obstáculos, já a jovem atleta terminou na 6. ª posição na Zona Norte, na distância dos 1500 metros.

As provas realizaram-se no passado sábado, no Estádio Municipal Manuela Machado, em Viana do Castelo, com a primeira jornada dos Campeonatos Absolutos do Norte, e ainda o Campeonato Regional Absoluto da Associação de Atletismo de Braga.

O Liberdade FC marcou ainda presença. no dia 4 de junho. no Torneio Jovem do Norte, realizado em Vila Pouca de Aguiar.

Nos 800 metros, Iara Sathler e Leonor Monteiro alcançaram o 7. º e o 8. º lugares, respetivamente. Salvador Paupério, nos 80 metros, terminou na 14. ª posição.

Seguro e Montenegro querem emigrantes de volta a Portugal

O Presidente da República, António José Seguro, afirmou que Portugal quer voltar a receber os portugueses que vivem no estrangeiro. As declarações foram feitas no Luxemburgo, durante um encontro com a comunidade portuguesa.

O chefe de Estado destacou que Portugal é um bom país para viver e defendeu que também deve oferecer melhores condições de trabalho.

Já o primeiro-ministro, Luís Montenegro, apelou aos emigrantes e lusodescendentes para continuarem ligados ao país. O governante disse que Portugal conta com todos para ajudar a construir o futuro, seja no estrangeiro ou através de um eventual regresso.

As mensagens marcaram o início das comemorações do Dia de Portugal.

Governo quer bloquear redes de telemóvel nas prisões

O Governo aprovou uma proposta de lei que permite a instalação de bloqueadores de sinal móvel nos estabelecimentos prisionais, com o objetivo de aumentar a segurança e limitar comunicações ilegais.

A iniciativa integra um conjunto de medidas para combater fraudes nas comunicações eletrónicas, prevendo também o bloqueio ou a ocultação de mensagens suspeitas e a identificação obrigatória dos utilizadores de cartões pré-pagos.

O diploma pretende ainda combater o chamado ‘spoofing’, técnica usada para falsificar números e enganar os utilizadores. A proposta foi acompanhada pela ANACOM e surge numa altura em que o Banco de Portugal alerta para a necessidade de reforçar a legislação nesta área.

Famalicão: Dia do Dador de Sangue com colheita nos BV Famalicenses

No âmbito do vigésimo Dia do Dador de Sangue Famalicense, no dia 10 de junho, o quartel dos Bombeiros Voluntários Famalicenses recebe, entre as 9 e as 12h30, uma colheita de sangue, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Esta iniciativa, levada a cabo pela Associação de Dadores de Sangue de VN Famalicão faz parte da programação das Festas Antoninas. Antes da colheita de sangue, às 9 horas, na Matriz Antiga será celebrada eucaristia em memória dos dadores e diretores falecidos.

Mais tarde, às 13 horas, no Centro Pastoral de Santo Adrião, decorre o almoço de confraternização, seguido da sessão solene para entrega de galardões, com animação com Vítor Faria.

Famalicão: Dr. Oliveira escreveu “Murmúrios da minha vida” que é apresentado a 20 de junho

Na tarde do dia 20 de junho, Gonçalves de Oliveira apresenta, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, a sua mais recente obra literária. “Murmúrios da minha vida” é uma edição do Diário do Minho, com ilustrações de Romão Figueiredo. Mário Martins, professor e dirigente associativo, fará a apresentação do livro do médico pediatra.

“Murmúrios da minha vida” é como que uma autobiografia poética de momentos que marcaram Gonçalves de Oliveira. Embora natural das Caldas das Taipas, o médico desenvolveu a sua atividade profissional em Famalicão, tendo liderado o serviço de Pediatria do hospital.

O dr. Oliveira é um reconhecido pediatra nacional, sendo-lhe elogiadas as suas ações solidárias e participação cívica. É, também, autor de inúmeras publicações, científicas e literárias, das quais consta o ‘Retrato da População Pediátrica de Etnia Cigana do Concelho de Famalicão’.

Em 2017 foi condecorado pelo Presidente da República, com a Comenda de Benemerência, um reconhecimento ao pediatra que ao longo de décadas dedicou a sua vida à solidariedade, apoiando os mais desfavorecidos

Em outubro de 2020, José Gonçalves de Oliveira foi homenageado no momento em que cessou a sua atividade como diretor do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave, unidade de Famalicão. O tributo foi feito pelos seus pares a que se associou o Município que, em 2011, lhe atribui a Medalha de Benemerência Municipal.

Mais recentemente, em 2025, foi distinguido com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde.

Centro de Saúde de Ribeirão muda-se temporariamente para Calendário devido a obras

A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Ribeirão será temporariamente transferida para as antigas instalações da USF São Miguel-o-Anjo, em Calendário, a partir desta quarta-feira, 3 de junho.

A mudança deve-se à realização de obras de requalificação nas atuais instalações da USF de Ribeirão, estando prevista uma duração entre dois e três meses.

Para facilitar o acesso dos utentes ao novo local, estarão disponíveis várias ligações de transporte público. A linha 166 assegura a ligação entre Ribeirão e as antigas instalações da USF São Miguel-o-Anjo, enquanto as linhas 134 e 357 também servem o local. A paragem de destino é Barrimau I, situada em frente ao edifício.

Os horários e percursos podem ser consultados no site da Mobiave ou através da respetiva aplicação móvel.